Iniciar sessão ou registar-se
    • HFR
    • 13 julho 2017

     # 201

    Sbcnv.... que raio de vizinho. Eu no lugar dele deixava o meu vizinho cortar tudo. E se o meu vizinho conseguisse deixar ficar bonito, ainda melhor !!
  1.  # 202

    Colocado por: coisasdacasa

    O amigo ainda nao percebeu que a logica disto esta nas raizes? Ora ate pode regar 1h e ter o solo humido 1m abaixo mas se nao tem as raizes profundas a relva nao esta a usar nada dessa humidade. Não deu tempo para as raizes crescerem ...

    eu cheguei a regar ate encharcar a terra mas 5 dias sem regar ate em meio metro a terra estava seca,,não me diga que as raizes da relva chegam a meio metro!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  2.  # 203

    Hão de dizer qual é a relva que tem raízes capaz de chupar água com a profundidade necessária para haver terra húmida uns dias sem regar e com dias quentes.
    Ainda não conheci nenhuma.
  3.  # 204

    as terras não são todas iguais,,,na França tinha um tipo de terra que formava tipo de barro ate em muita grande profundidade ,,aqui estando perto da praia mesmo que tenha 1 metro de terra de jardim aquilo por baixo è pura areia e no verão a água desaparece!
    Concordam com este comentário: eu
    • sbcnv
    • 13 julho 2017 editado

     # 205

    n ocnhece nenhuma?

    Eu ja aqui deixei a bibliografia toda de profissionais... managers de recintos desportivos... ate as lojas portuguesas dizem o mesmo...

    Aqui fica o relvado de um amigo que vive perto de mim...

    Ao contrario de mim... ele o ano passado fez do zero enquanto eu fiz overseeding, ele matou tudo e comecou do zero. 100% Poa Pratensis e a regra e' a mesma. Regar 1 vez semana +/-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
      IMG_423454.PNG
  4.  # 206

    Colocado por: ramos1999
    eu cheguei a regar ate encharcar a terra mas 5 dias sem regar ate em meio metro a terra estava seca,,não me diga que as raizes da relva chegam a meio metro!
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Eu tambem pensava que nao chegavam, mas se pesquisar vai ver que existe relva que chegam facilmente a essa profundidade se incentivadas.
    A sua relva esta com que altura? è que no Verao aconselham a nunca ter menos 7-8cm altura...


    http://www.duvitor.pt/index.php?pagina=36

    "A saúde e beleza visual da relva só dependem de uma coisa crucial que é terra excelente, tanto em termos de estrutura e de textura, uma terra saudável permite a fácil absorção de água, ar, nutrientes e raízes, tudo aquilo que precisa para estar a 100%. Embora a água seja crucial para a saúde da relva, dando-lhe os nutrientes essenciais para crescer e reproduzir, regar em excesso pode dissipar esses nutrientes e ao manter a relva molhada durante muito tempo, isso torna-a susceptível à contracção de doenças e pragas.
    Água a mais pode ser tão prejudicial como uma seca, ou seja, nesta matéria é preciso, acima de tudo, sensibilidade e bom senso, saiba que a relva de jardim não necessita de mais de 2,5 cm de água por semana, incluindo o que chover, bastando regar uma vez por semana ou duas vezes dependendo do tipo de solo ( PH ).
    Existe um mito comum que diz que as relvas mais bonitas e saudáveis são aquelas que estão cortadas rente ao solo, mas isso não é verdade. Cortar a relva demasiado curta, principalmente nos meses mais quentes do ano, coloca uma tensão excessiva sobre a mesma. Para ser atractiva, uma relva precisa de estar aparelhada e regular e não necessariamente curta. O ideal é manter a relva numa altura de 7-7.5cm e aparar mais frequentemente.
    Regra geral, junta-se a relva cortada e deita-se fora, no entanto, esta deve ser deixada exactamente onde está para assumir o papel de fertilizante orgânico e nutritivo. Recheada de nitrogénio, fósforo, potássio e outros nutrientes essenciais à saúde da relva, é importante aproveitar este recurso natural. Se não gosta desse aspecto “desarrumado”, junte a relva cortada e utilize-a como compostagem orgânica, deitando-a sobre a terra de outras plantas para potenciar o seu crescimento saudável."
  5.  # 207

    Colocado por: ramos1999as terras não são todas iguais,,,na França tinha um tipo de terra que formava tipo de barro ate em muita grande profundidade ,,aqui estando perto da praia mesmo que tenha 1 metro de terra de jardim aquilo por baixo è pura areia e no verão a água desaparece!


    O principio e' o mesmo... basta ir a Florida onde qualquer jardim nem tem terra mas sim areia praticamente.

    Quanto a raizes... depende da especie. Uma festuca pode chegar aos 50 cm ...
  6.  # 208

    Colocado por: coisasdacasa

    Eu tambem pensava que nao chegavam, mas se pesquisar vai ver que existe relva que chegam facilmente a essa profundidade se incentivadas.
    A sua relva esta com que altura? è que no Verao aconselham a nunca ter menos 7-8cm altura...


    http://www.duvitor.pt/index.php?pagina=36

    "A saúde e beleza visual da relva só dependem de uma coisa crucial que é terra excelente, tanto em termos de estrutura e de textura, uma terra saudável permite a fácil absorção de água, ar, nutrientes e raízes, tudo aquilo que precisa para estar a 100%. Embora a água seja crucial para a saúde da relva, dando-lhe os nutrientes essenciais para crescer e reproduzir, regar em excesso pode dissipar esses nutrientes e ao manter a relva molhada durante muito tempo, isso torna-a susceptível à contracção de doenças e pragas.
    Água a mais pode ser tão prejudicial como uma seca, ou seja, nesta matéria é preciso, acima de tudo, sensibilidade e bom senso, saiba que a relva de jardim não necessita de mais de 2,5 cm de água por semana, incluindo o que chover, bastando regar uma vez por semana ou duas vezes dependendo do tipo de solo ( PH ).
    Existe um mito comum que diz que as relvas mais bonitas e saudáveis são aquelas que estão cortadas rente ao solo, mas isso não é verdade. Cortar a relva demasiado curta, principalmente nos meses mais quentes do ano, coloca uma tensão excessiva sobre a mesma. Para ser atractiva, uma relva precisa de estar aparelhada e regular e não necessariamente curta. O ideal é manter a relva numa altura de 7-7.5cm e aparar mais frequentemente.
    Regra geral, junta-se a relva cortada e deita-se fora, no entanto, esta deve ser deixada exactamente onde está para assumir o papel de fertilizante orgânico e nutritivo. Recheada de nitrogénio, fósforo, potássio e outros nutrientes essenciais à saúde da relva, é importante aproveitar este recurso natural. Se não gosta desse aspecto “desarrumado”, junte a relva cortada e utilize-a como compostagem orgânica, deitando-a sobre a terra de outras plantas para potenciar o seu crescimento saudável."


    Exacto. Esse eh um dos problemas da minha relva... apesar de estar bonita qb... irrita-me ai ao 4 dia sem cortar, como tenho varias especies que n dizem uma com a outra e as "relvas" daninhas... ha zonas que crescem muito mais rapido que outra e nota-se bem.

    Sou capaz de comecar do 0 tambem mas so depois de ter o deck feito. Uma mistura de TTTF e Poa Pratensis
  7.  # 209

    Colocado por: ramos1999
    eu cheguei a regar ate encharcar a terra mas 5 dias sem regar ate em meio metro a terra estava seca,,não me diga que as raizes da relva chegam a meio metro!
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Ainda não entenderam o que o sbcnv quer dizer: A relva (e qualquer outro arbusto, arvore, etc.) deverá ser habituado desde o início a procurar água na maior profundidade possível.
    Se o v/ relvado já for adulto e foi habituado á mama de ter água sempre disponível á superfície, agora tem que lhe manter esse vício. É claro que, se não regar com frequência vai amarelecer porque a humidade está a uma profundidade que as raízes agora não conseguem chegar.
    Num relvado novo é que deve ser usado o método aconselhado pelo sbcnv. Eu tenho um relvado com 5 meses e tenho feito dessa forma (nestes dias quentes rego uma vez ás 7 da manhã) e não tenho relva amarelecida.....
  8.  # 210

    Colocado por: Belhinhonestes dias quentes rego uma vez ás 7 da manhã) e não tenho relva amarelecida

    então e se Regar uma vez por semana como tem sido dito?eu se Regar todos os dias fica verde mas se for uma vez por semana como foi dito parece palha,eu acho é que você ainda não percebeu que ele não fala em Regar todos os dias nem dia sim não
  9.  # 211

    Colocado por: BelhinhoAinda não entenderam o que o sbcnv quer dizer: A relva (e qualquer outro arbusto, arvore, etc.) deverá ser habituadodesde o inícioa procurar água na maior profundidade possível.


    Isso é impossível com relva com raízes de 5 ou 10 cm no máximo.
  10.  # 212

    Colocado por: BelhinhoEu tenho um relvado com 5 meses e tenho feito dessa forma (nestes dias quentes rego uma vez ás 7 da manhã) e não tenho relva amarelecida.....


    Então experimente a regar 1 a 2 vezes por semana SÓ, como ele diz e vai ver os lindos resultados...
    Concordam com este comentário: eu
    • jlmfr
    • 14 julho 2017 editado

     # 213

    Bom dia.

    Na frente da minha casa (cerca de 1 ano que habito lá) tenho um pequeno jardim/logradouro com cerca de 24m2. (aproxim. 5mt x 4,5 mt) . Vou colocar uma pequena oliveira e relva .Irei igualmente optar por sistema de rega simples, com programador, de forma a simplificar e automatizar o processo de rega, mesmo quando estou ausente.

    Num dos cantos, alguma plantas.A casa está localizada perto da parai (a cerca de 600 metros do mar) na zona do Porto /Vila Conde. Falaram que ficaria bem servido com de relva tipo "brasileira"(?) , plantada, com menos manutenção que outro tipo de relva (inglesa (?), por exemplo).

    Entretanto, vi uma relva em tapete, a cerca de 3,5 € m2, com a vantagem de estar pronta a colocar (imagem em anexo), sendo apenas necessário prepara a terra onde será colocada (jardineiro) .Qual a vossa opinião sobre o tipo de relva a colocar?
      relva_tapete.jpg
  11.  # 214

    Colocado por: Bricoleiro

    Então experimente a regar 1 a 2 vezes por semana SÓ, como ele diz e vai ver os lindos resultados...

    Para já e como eu disse o relvado é ainda jovem, mas o objectivo será esse.
    • jlmfr
    • 14 julho 2017 editado

     # 215

    No post anterior não referi que o jardim fica virado a Nascente, com sol até cerca das 13h no verão (lado Nascente /sul ). De tarde não apanha sol. A resistência da relva ao ser pisada é um aspeto importante ao escolher o tipo de relva?

    Actualmente, o terreno tem a relva "semeada " pelo construtor há cerca de 2 anos (jardim não está tratado) e só é regada quando chove sendo que este ano quse não choveu (foi cortada cerca de 4 vezes) :).... Esta foto foi tirada há cerca de 3 meses. Neste momento a relva está um pouco mais amarela.

    Colocado por: jlmfrBom dia.

    Na frente da minha casa (cerca de 1 ano que habito lá) tenho um pequeno jardim/logradouro com cerca de 24m2. (aproxim. 5mt x 4,5 mt) . Vou colocar uma pequena oliveira e relva .Irei igualmente optar por sistema de rega simples, com programador, de forma a simplificar e automatizar o processo de rega, mesmo quando estou ausente.

    Num dos cantos, alguma plantas.A casa está localizada perto da parai (a cerca de 600 metros do mar) na zona do Porto /Vila Conde. Falaram que ficaria bem servido com de relva tipo "brasileira"(?) , plantada, com menos manutenção que outro tipo de relva (inglesa (?), por exemplo).

    Entretanto, vi uma relva em tapete, a cerca de 3,5 € m2, com a vantagem de estar pronta a colocar (imagem em anexo), sendo apenas necessário prepara a terra onde será colocada (jardineiro) .Qual a vossa opinião sobre o tipo de relva a colocar?
      relva_tapete.jpg
      jardim_atual.jpg
    • jlmfr
    • 14 julho 2017 editado

     # 216

    CAro sbcnv (ou outro forista que eventualmente possa ajudar),



    Na frente da minha casa (cerca de 1 ano que habito lá) tenho um pequeno jardim/logradouro com cerca de 24m2. (aproxim. 5mt x 4,5 mt) . Vou colocar uma pequena oliveira e relva .Irei igualmente optar por sistema de rega simples, com programador, de forma a simplificar e automatizar o processo de rega, mesmo quando estou ausente.

    Num dos cantos, alguma plantas.A casa está localizada perto da parai (a cerca de 600 metros do mar) na zona do Porto /Vila Conde. Falaram que ficaria bem servido com de relva tipo "brasileira"(?) , plantada, com menos manutenção que outro tipo de relva (inglesa (?), por exemplo).

    Entretanto, vi uma relva em tapete, a cerca de 3,5 € m2, com a vantagem de estar pronta a colocar (imagem em anexo), sendo apenas necessário prepara a terra onde será colocada (jardineiro) .Qual a vossa opinião sobre o tipo de relva a colocar?

    O jardim fica virado a Nascente, com sol até cerca das 13h no verão (lado Nascente /sul ). De tarde não apanha sol.
    Actualmente, o terreno tem a relva "semeada " pelo construtor há cerca de 2 anos (jardim não está tratado) e só é regada quando chove sendo que este ano quse não choveu (foi cortada cerca de 4 vezes) :).... Esta foto foi tirada há cerca de 3 meses. Neste momento a relva está um mais amarela/seca (não rego).



    Colocado por: sbcnv

    O principio e' o mesmo... basta ir a Florida onde qualquer jardim nem tem terra mas sim areia praticamente.

    Quanto a raizes... depende da especie. Uma festuca pode chegar aos 50 cm ...
      jardim_atual2.jpg
    • sbcnv
    • 14 julho 2017 editado

     # 217

    eu sinceramente iria para uma relva do tipo inglesa... TTTF e Poa Pratensis, boa qualidade nas sub-especies.O nosso clima e' excelente para esse tipo de relva a meu ver... nem super quente tipo uma florida nem super frio. E' ameno ... a relva inglesa fica verde o ano todo.

    Tem mais manutencao que um escalracho isso tem... mas sinceramente nem acho muito. Se colocar tapete, entao praticamente nao tem trabalho e' so manter e evitar as daninhas coisa que e' facil:

    - manter a relva alta qb e densa
    - aplicar um pre emergente

    Regar pouco e forte ... apesar do que dizem nao existe uma unica relva que a regra nao se aplique. E hei-de prova-lo aqui quando colocar relva ai em Portugal e depois compara-se :) ainda para mais a maioria que tem relvas de verao ao inves de inverno (inglesa) onde as necessidades de agua sao menores.

    Eu acho a relva inglesa mais bonita que as bermudas e afins...
      IMG_20161029_161413.jpg
  12.  # 218

    Em termos de sensibilidade, é importante que conheça o tipo de solo que possui, ou seja, uma terra orgânica e rica em nutrientes não precisa de tanto H2O como uma terra arenosa ou argilosa. Para dissipar todas as dúvidas, teste o seu solo com um medidor de pH – no primeiro caso, basta regar muito bem uma vez por semana e no segundo, duas vezes por semana, ao invés de regar pouco todos os dias. Em termos de bom senso, saiba que a relva não necessita de mais de 2,5 cm de água por semana, incluindo o que chover. Para além disso, poupar água está na ordem do dia.


    Mais outra fonte em Portugues... 1/2x semana no caso de terrenos arenosos e novamente os tais 25/30 mm
  13.  # 219

    Colocado por: sbcnv

    Mais outra fonte em Portugues... 1/2x semana no caso de terrenos arenosos e novamente os tais 25/30 mm


    Obrigado. No meu caso, o jardineiro irá remover a relva existente, fazer o buraco para colocara 1 oliveira e colocar os tubos de rega. Penso que o terreno na miha zona é arenoso, sendo que apenas foi regado nos último 3 anos quando chove (sendo que habitualmente nesta zona, chove frequentemente 6/7 meses por ano) .

    Vou optar por colocar tapete, tipo relva inglesa. Já fica colocado e não tenho de esperara 6 meses pela relva....
    • HFR
    • 14 julho 2017 editado

     # 220

    Parece que tenho que desmamar o meu escalracho lentamente.
    É que todos os dias lhe dou 5-7 minutos de água. Ele tem apenas 4 meses desde que as guias foram plantadas e entretanto algumas zonas já fecharam, o que é sempre motivador (embora não tenham ainda a espessura típica do escalracho no manto). Mas já se vê um tapete aqui e ali e quase-um-tapete em grande parte.

    Vou começar por regar dia sim, dia não... e ver se se habitua. Se correr bem, daqui a uns tempos rego de dois em dois dias e assim sucessivamente. Mas parece-me que regar 2 vezes por semana é o mínimo a partir de Maio e desde que haja calor. Regas fortes. É que garantidamente ao fim de dois dias quentes sem rega, a minha areia secou até pelo menos a profundidade do dedo indicador.
    Tenho que ter em consideração que as zonas onde faço o teste ainda não têm relva. Onde existe relva, existe sombra la por baixo e provavelmente a agua é preservada durante mais tempo.
 
0.1344 seg. NEW