Iniciar sessão ou registar-se
  1. Dei com um buraco no jardim, não sei que bicho será, alguém sabe e como eliminar?
      IMG_20190824_184719.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

• Anaa
    • 24 Agosto 2019
    Será toupeira?
  3. Colocado por: AnaaSerá toupeira?

Não parece . Rato ?

4. É buraco pequeno, como de um grilo...

Deitei aos bocadinhos água com detergente, até que o bicho, saiu para fora do buraco e matei-o, não sei o que era, mas era parecido com um grilo...
  5. Pelas fotos na net, parece ser paquinha ou grilo da terra, agora aquele bocadinho da relva ficou feio, espero que regresse ao normal...
    • Anaa
    • 25 Agosto 2019
    Pareceria muito maior!
    A sua relva não é aquela em tapete? Compre um pacote do repair, deve resolver. Ou fale com eles para ver se têm alguma sugestão.

Já agora qual delas comprou? É macia?
  6. Alguém sabe o nome desta "erva"? Tenho disto a invadir um espaço que plantei "São Carlos" há uns meses... a foto não é do meu local, mas aproveitei que a vi na horta dos meus pais...
      Screenshot_12.png
  7. Bom dia,
    O meu relvado já era. É praticamente inexistente devido ao enfraquecimento ano após ano devido a terreno pobre (tipo pinhal) e falta de manutenção devido à minha ausência por períodos elevados. A relva em questão eram misturas de festucas.
    Assim sendo gostaria de trocar por kikuyo AZ1 (mas infelizmente só existe em pellets) que implica germinação e a passarada a comer a semente. e sendo assim estão a ponderar grama brasileira. o relvado está 90% do tempo ao sol.
    Podem-me apontar na direcção correcta entre estes tipos de grama? queria mesmo algo durável e resistente mas com melhor qualidade que o escalracho.
    Obrigado
    Bruno
  8. Bom dia

Também usei Kikuyo em semente para renovar o relvado; semeei um pouco e como é muito vigorosa e invasiva foi naturalmente substiuindo a anterior. Fi-lo no inicio do Outono, já com alguma chuva mas por causa das formigas.
    Pode germiná-la em tabuleiros com terra e depois colocar no terreno.
    Entretanto, na falta de sementes na loja, comprei cynodon dactylon; estou a continuar com esta. É igualmente vigoroza mas mais bonita (mais fina) e também requer pouca água e pouca manutenção
  9. Obg pela resposta.
    Então para a germinação não foi necessário uma temperatura mt elevada?
    Já agora, entre as duas qual a que se está a sobrepor em termos de invasividade?
  10. A Kikuyo é mais agressiva de facto, mas a outra lá vai fazendo o seu caminho. Eu começaria pela Cynodon.

Para germinar requer alguma temperatura no solo, mas a de inicio de Outubro, se um Outubro "normal" chega. Se não, germine dentro de casa e quando tiver 3 cm coloque no jardim. Outra alternativa com falta de tempreratura, mais trabalhosa, é semear areas pequenas tipo 1m2 de cada vez e cobrir com plástico transparente com uns furinhos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b.maia81
  11. Semeei na tarde de Domingo uma mistura de festuca arundinacea; Lolium Perenne, Festuca rubra E Poa pratensis; e estou com receio das elevadas temperaturas esta semana.

O terreno foi devida e intensamente tratado: 60m2 todos limpos , nas seguintes fases:

-manualmente com arranque de vegetação seca e rasteira anterior com combinação de ancinho e enchada(que esteve propositadamente 1 mes e meio sem água nenhuma );
    - 2 passagens de motocultivadora com profanidade de trabalho de 25cm para remoção de ervas e raizes adicionais ás superfciciais;
    - adição de terra/mistura orgânica Floragard Alemanha;( 3 cm de cobertura de solo anterior);
    - aplicação supercficial de adubo/fertizante granulado azul; na dose de 35gr/m2;
    - rolo de relva para alisar e comprimir adubo contra terra + rega pulverizada por 3 dias/ 5 minutos;
    - sementeira cruzada, na dose de 40gr/m2 + nova passagem de rolo para assentar semente + rega pulverizada 5 minutos

Questões:

qual a frequencia de rega em periodo de sementeira dada a temperatura acima da média para esta altura do ano, que recomendariam?
  12. Eu regaria todos os dias ao fim da tarde, tipo 7/8 horas; rega tipo chuveiro sem "ensopar" a terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sly00
  13. Colocado por: leonorbEu regaria todos os dias ao fim da tarde, tipo 7/8 horas; rega tipo chuveiro sem "ensopar" a terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sly00

Obrigado;

É o que ponderava fazer; porque evidentemente com o calor diário; não existe risco nenhum de afogar a sementeira.
  14. Esta no inicio do topico os tempos de rega para relva acabada de semear. No minimo 3xs dia ai durante 5 min ... se estiver mt calor entao talvez 4xs ...
  15. Ícone informação Anunciar aqui?

16. Aqui

Colocado por: sbcnvComo semear um relvado

Ora finalmente chegamos a um assunto que esta logo no titulo do topico.

Como semear um relvado e quais os passos necessarios de forma a ter o maior sucesso.

Primeiro que tudo, que tipo de relva vamos semear? Se e' para semear, o tipo de relva sera' do tipo inglesa de regra geral.

Temos varios tipos de relvas mas as mais comuns sao:

- Lorium Perenne
    - Festuca
    - Poa Pratensis

Cada uma com os seus pros e contras.

Lorium Perenne e' uma relva que cresce muito rapido. Germinacao em 3-5 dias atingindo maturidade em 20 dias. Nao tem grandes necessidades de agua e os cultivars de topo tem-na tao verde quanto a Poa Pratensis. Infelizmente nao tem tanta resistencia ao Verao como Poa e Festuca e nao tao resistente a doencas.

A Festuca e' bastante resistente a doencas e pisoteio. Germina em 8-15 dias e maturidade em 6 semanas. Nao tem grandes necessidades de agua para alem do normal, e atinge grandes profundidades as suas raizes. Os cultivars de topo vulgos TTTF, apresentam uma folha fina e muito verde e bonita. Ma qualidade de semente, origina uma relva feia de folha bastante larga e grossa - geralmente conhecida como Kentucky31

Poa Pratensis, geralmente vista como a rainha das relvas de topo. Muito bonita e com um verde bastante intenso a fugir para o azulado dai o nome em ingles KBG - Kentucky Bluegrass. Requer muito mais atencao aquando de semear dado que germinacao pode ir 20 ou mais dias... tem um crescimento lento e necessidade de agua durante os primeiros tempos.

Cresce de forma mais lenta, no entanto, ao contrario das outras tem a vantagem de se auto-regenerar atraves de rizomas, sendo muito popular em relvados desportivos.

Com isto, nao 'e de estranhar de haver uma mistura dos tipos de relva de forma a elevar as probabilidades e ter um pouco de tudo nas vantagens.

Um mix de Poa Pratensis com Festuca e Lorium, permite ter resistencia a doencas e pisoteio, a auto regeneracao da Poa Pratensis e ter um relvado denso com a ajuda do Lorium.

Quando semear?

Qual a melhor altura para semear? Vejo aqui imensas pessoas a terem iniciado a semente na Primavera e as vezes mesmo em Maio! Em semente, nunca nunca semear em Maio, alias o recomendado e' esperar pelo Outono quando as temperaturas sao mais baixas.

Pode-se semear na primavera ali por Fevereiro/Marco, contudo existe probabilidades de quando chegar o Verao, o relvado ainda nao estar com maturidade suficiente para aguentar o calor do Verao, dai a recomendacao ser no Outono ali a rondar finais de Setembro, onde vai ser mais facil manter a semente humida e a relva bebe tera' temperaturas mais confortaveis para proliferar.

Passos para um overseeding

Um overseeding, como o nome indica, e' um semear em cima de um relvado que ja tenha alguma forma relva. Geralmente, usa-se para tentar melhorar um relvado que tenha tido daninhas e que apos o tratamento que tenhamos feito, e com a morte das mesmas, haja zonas com falhas, ou para tornar a relva mais densa.

Entre overseed e comecar do zero, obviamente o overseed e' mais facil e com resultados mais rapidos embora os passos sejam praticamente os mesmos.

1o Passo - Usar algumas semanas antes o metodo do triangulo para o tratamento das ervas daninhas se o relvado apresentar bastantes. Isto ira ajudar a matar as ervas e criar menos competicao para germinacao.

2o Passo - Se usou algum tipo de pre-emergente na Primavera, tenha em consideracao que ainda pode estar no periodo de proteccao. Se o estiver, as sementes nao irao germinar! Vai depender da dosagem que usou no pre-emergente.

3o Passo - Nao recomendo a aeracao do relvado (quando se faz os buracos no relvado para arejar) ... porque? Vamos estar a perturbar o solo e possivelmente trazer milhares de sementes de ervas daninhas a superficie que possivelmente estavam em hibernacao. Se a compactacao do solo for um problema, existem produtos quimicos para arejar o solo. Um metodo caseiro, e' regar o relvado com shampoo de bebe tipo Johnson Johnson. Cerca de 120-140 ml de shampoo por cada 100 m2.

Nos ingredientes do shampoo tem de ter um destes ingredientes: Sulfato Lauryl de Sodio, Sulfato Lauryl de Amoniaco, Sulfato Laureth de Sodio ...

Regar com um misturador a mangueira um par de semanas antes de forma a dar efeito.

4o Passo - Se tiver uma camada de materia morta no relvado superior a 2cm convem escarificar. Nao so remove a parte morta, como vai remexer o solo ligeiramente o que vai beneficiar o contacto com o solo da semente.

Se o tempo tiver estado muito seco, de forma a facilitar o trabalho, regar no dia antes de forma media, para o solo estar humido e facilmente trabalhavel.

5o passo - Cortar a relva o mais rente possivel ao solo, quase ao ponto da lamina bater na terra. Se tiver um relvado acidentado cuidado com a lamina a bater nos altos que possa ter ... O objectivo e' ter a relva curta o mais possivel, para que haja luz solar a incidir na semente e como o relvado vai crescer normalmente, queremos que a semente esteja exposta a luz o maior tempo possivel.

6o Passo - Espalhar a semente! Aplicar semente de forma generosa. Ver o rotulo do saco e seguir a dosagem. Eu pessoalmente, costumo aplicar ligeiramente mais que a dosagem recomendada.

7o Passo - Aplicar fertilizante para semente. E' um fertilizante do genero 18-24-5 onde seja rico em P que e' bastante importante na germinacao. Se tiverem um fertilizante balanceado, tipo 20-20-20 funciona perfeitamente.

8o Passo - Aplicar composto/humus, camada fina pelo relvado. Certifiquem-se e perguntem se o composto foi filtrado de forma a ser apenas humus e nao vir com muitos paos e pedras etc... Com uma vassoura ou as costas do ancinho para recolher folhas, dar uma passagem pelo relvado de forma a espalhar o composto e cobrir ligeiramente a semente com o composto.

9o Passo - Fazer uma aplicacao de Tenacity, que e' um pre-emergente contudo nao incide sobre as relvas. 'E um produto relativamente recente, 2011-2012 salvo erro. Nao e' obrigatorio, contudo ajuda IMENSO, na pressao que as daninhas vao fazer as novas sementes. Afinal, vamos estar a regar o solo bastante e a criar condicoes para que estas crescam igualmente. E como costumam ter crescimento mais rapido, dai a recomendacao.

Se usarem, nao fiquem alarmados com as ervas a nascer e depois ficarem com o relvado branco. As ervas acabam por morrer e a relva reganha o verde.

10o passo - De forma a garantir germinacao em maior % possivel, e' imperiar manter a semente humida e nao deixa-la secar.

Como tal, podemos cobrir o relvado com uma camada de musgo de horticultura. Espalhar cerca de 1 cm pelo relvado, ajuda a proteger do sol as sementes assim como mantem a zona abaixo do musgo aplicado com bastante humidade.

Outra alternativa e' usar palha ao inves do musgo ... ter cuidado com possiveis contaminacoes:

E voila! Agora e' regar regar e regar...

- Regar 10-15 minutos, 3x ao dia durante as primeiras 2 semanas
    - Regar 20-30 minutos, 1x ao dia durante 1 semana
    - Regar 30-45 minutos, 1x em dias alternados (dia sim dia nao), por 1 semana
    - Regar 30-45 minutos, 2x por semana por 1 semana

Apos isso alterar para irrigacao profunda e infrequente, aumentanto o tempo de forma a providencia 25 mm de agua e a frequencia apenas 1x semana.

Manter este tipo de irrigacao ate sempre!

NOTA: Este metodo e' sobretudo para relvados de semente como os mencionados acima. Para relvados mais tropicais tipo escalracho e grama, S Carlos e S Agostinho, entao a epoca de plantar e' Primavera tardia, dado que essas relvas gostam e' do muito calor.

Em Portugal, dado que o nosso clima e' bastante ameno, eu gosto mais das relvas inglesas dado que mantem o verde o ano inteiro. Nunca chegam a entrar em hibernacao no inverno dado que nao temos temperaturas consistentemente abaixo de 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Azevedo78,turnip,Saki
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sly00
  17. Colocado por: sbcnvAqui

Estas pessoas agradeceram este comentário:sly00
  18. Colocado por: leonorbBom dia

Também usei Kikuyo em semente para renovar o relvado; semeei um pouco e como é muito vigorosa e invasiva foi naturalmente substiuindo a anterior. Fi-lo no inicio do Outono, já com alguma chuva mas por causa das formigas.
    Pode germiná-la em tabuleiros com terra e depois colocar no terreno.
    Entretanto, na falta de sementes na loja, comprei cynodon dactylon; estou a continuar com esta. É igualmente vigoroza mas mais bonita (mais fina) e também requer pouca água e pouca manutenção

O meu relvado (já vou n 5º o 6º) mete nojo. desta vez decidi renovar com kikuyo. É facil encontrar sementes?
  19. kikuyo- tem sementes no Leroy por exemplo .
    A kikuyo é boa para quiser um manto verde , resistente sem grandes preocupações de rega e afins .
    Mas não é a relva mais bonita ao perto , se for para a canalha brincar também não é melhor .
    Mas se for para uma grande extensão de terreno , e se não for para um concurso de beleza de relva é uma relva boa . Porque aquilo resiste como o diabo á negligência do dono.
  20. Caro enf.magalhaes,

Eu já - se me permite - **** na beleza do relvado. Estou farto de renovar o relvado. Só quero um tapete uniforme.
    Se conseguir isso já fico contente.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">