Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite alguém sabe explicar assim de forma resumida como funcionam as mais valias na venda de uma casa? E que (mais) custos estão associados à venda? Obrigado
  2.  # 2

    E' casa propria permanente?

    Se for habitacao propria... nao tem mais valias se reinvestir noutra habitacao. Este reinvestimento, tem um prazo de 3 anos para o fazer e se optou por nao pagar mais valias aquando do preenchimento do IRS no ano da venda, diferindo a decisao, entao apos 3 anos tera de declarar no seu IRS e fazer o seu apgamento.

    A taxa de IRS e' o seu escalao de IRS com o valor das mais valias incluidas, sendo que, apenas 50% do valor das mais valias incide o IRS.

    Exemplo:

    Alguem tem mais valia de 100 mil euros.

    100 mil euros x 50% incidencia = 50 mil euros.

    50 mil euros + 25 mil (ordenado) = 75 mil euros.

    Isto vai dar um escalao provavelmente nos 45%, ou seja, uma taxa efectiva de imposto aproximadamente nos 37% = 27,800 euros de imposto contando com ordenado.

    Ou tendo em conta apenas a mais valia da casa = 50 000 *0.37 = 18500 euros de imposto
    Concordam com este comentário: jdcrx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lprolog, sposilva, GMCQ, jdcrx
    •  
      GMCQ
    • 28 maio 2017 editado

     # 3

    Colocado por: sposilvaBoa noite alguém sabe explicar assim de forma resumida como funcionam as mais valias na venda de uma casa? E que (mais) custos estão associados à venda? Obrigado


    Anda a copiar os meus posts?
      Screenshot_2017-05-27-23-41-30.png
  3.  # 4

    Colocado por: GMCQ

    Anda a copiar os meus posts?
      Screenshot_2017-05-27-23-41-30.png

    Boa noite
    Apenas achei que o tema merecia um tópico e a preguiça em escrever no tlm fez o resto.
    Sorry:)
    Concordam com este comentário: GMCQ
  4.  # 5

    E se o imóvel que alguém vende foi herdado?Tem que pagar o imposto sucessório quando herda e depois mais valias sobre 50% do valor da venda?(visto que o lucro foi 100%)
  5.  # 6

    Colocado por: PalhavaE se o imóvel que alguém vende foi herdado?Tem que pagar o imposto sucessório quando herda e depois mais valias sobre 50% do valor da venda?(visto que o lucro foi 100%)


    Se for heranca directa nao existe imposto sucessorio.

    Aquando da venda, e' considerado o valor patrimonial para calculo da mais valia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  6.  # 7

    Colocado por: sbcnv

    Se for heranca directa nao existe imposto sucessorio.

    Aquando da venda, e' considerado o valor patrimonial para calculo da mais valia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

    O valor patrimonial desactualizado é bom para se pagar menos IMI(o valor da ficha das Finanças estar muito afastado do valor de mercado)mas quando pensamos nesta situação da mais valia será útil pedir uma avaliação ás Finanças antes de vender? Poderá ser vantajoso?
  7.  # 8

    Colocado por: Palhava
    O valor patrimonial desactualizado é bom para se pagar menos IMI(o valor da ficha das Finanças estar muito afastado do valor de mercado)mas quando pensamos nesta situação da mais valia será útil pedir uma avaliação ás Finanças antes de vender? Poderá ser vantajoso?


    Alguém pode ajudar a responder?
  8.  # 9

    Penso que não. Recentemente a minha mãe vendeu um imóvel herdado, e se não estou em erro o valor patrimonial que serviu de calculo foi o do ano em que recebeu a Herança e não do ano que vendeu o imóvel.
  9.  # 10

    E no caso de um imóvel financiado por crédito à habitação, o valor da liquidação do crédito é deduzido a essas mais valias para apurar o valor efetivo a declarar em IRS?
  10.  # 11

    Colocado por: NortenhoE no caso de um imóvel financiado por crédito à habitação, o valor da liquidação do crédito é deduzido a essas mais valias para apurar o valor efetivo a declarar em IRS?



    Sim, mas precisa na nota de liquidação ao banco. As finanças vão querer ver o documento:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
    •  
      GMCQ
    • 23 julho 2017

     # 12

    Colocado por: larkhe


    Sim, mas precisa na nota de liquidação ao banco. As finanças vão querer ver o documento:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nortenho


    Ou seja terá que ser uma entidade oficial a enviar essa declaração às finanças? Mas nessa nota estará tb o valor a que foi comprado o imóvel?
  11.  # 13

    Se houve €€€ por fora na escritura,maior será a diferença e mais terá de se pagar...
    •  
      larkhe
    • 24 julho 2017 editado

     # 14

    Colocado por: GMCQ

    Ou seja terá que ser uma entidade oficial a enviar essa declaração às finanças? Mas nessa nota estará tb o valor a que foi comprado o imóvel?


    nop o valor de compra/venda dos imoveis estão nas escrituras que as finanças tambem vão querer ver :)
    •  
      GMCQ
    • 24 julho 2017

     # 15

    Colocado por: larkhe

    nop o valor de compra/venda dos imoveis estão nas escrituras que as finanças tambem vão querer ver :)


    Ok. Estava a pensar que teríamos que ser nós a colocar os valores quando fossemos preencher o irs. Assim sendo essa informação será solicitada pelas finanças. Obrigado
  12.  # 16

    Colocado por: GMCQ

    Ok. Estava a pensar que teríamos que ser nós a colocar os valores quando fossemos preencher o irs. Assim sendo essa informação será solicitada pelas finanças. Obrigado


    e sim somos nós que colocamos os valores quando preenchemos os irs, depois a declaraçao vai para analise e eles vão pedir a confirmaçao dos valores que la colocou,

    Escrituras, facturas de despesas com o imovel, nota de liquidaçao, e secalhar mais alguma coisa que me estou a esquecer.
  13.  # 17

    Bom dia a todos.

    Li e reli algumas notas sobre a mais-valias, minha questão é:
    se eu vender num ano (este ano) e só reinvestir no ano seguinte, ao declarar IRS atual ( referente a este ano ) devo declarar alguma coisa ? já que a intenção é de reinvestir a totalidade do dinheiro da venda.

    Grato.
  14.  # 18

  15.  # 19

    Colocado por: lprologhttps://www.economias.pt/reinvestimento-de-mais-valias-no-irs/


    Já tinha visto neste site, mas a dúvida persiste.
    veja então o que ele diz:
    "É necessário mencionar o reinvestimento de mais-valia na declaração de IRS do ano de realização da venda, comprovando-se os reinvestimentos a fazer. Esta comprovação pode ser necessária nas declarações dos três anos seguintes."
    Mas se a venda é, por exemplo, em 2017 e a compra em 2019. Em 2018 ao fazer a declaração de 2017, devo declarar alguma coisa ? como declarar de forma a não pagar o imposto ? pois posso investir em menos de 3 anos.
  16.  # 20

    Declara como reinvestimento futuro.

    Tire o simulador de IRS da net, e veja os campos destinados ao reinvestimento de mais valias, e vai perceber. Vc tem espaço para declarar re-investimento efectuado, e intenção de re-investimento.
 
0.0191 seg. NEW