Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    tenho um "problema" no meu sótão (mudei de casa recentemente). Irei instalar um termoacumulador no sótão. Mas, a tomada que lá se encontra, só funciona quando ligo o interruptor para ligar a luz. Apesar de ter um botão para ligar a luz de fora (por cima da porta) e a de dentro do sótão. A tomada só funciona com a luz de dentro do sótão ligada. Como posso contornar esse "problema" para a tomada ficar sempre com corrente?

    Obrigado,
  2.  # 2

    Não entendo muito disso, mas vai ter de passar um fio da fase, do quadro até essa tomada, ou então ir buscar a fase no interruptor, antes do corte do mesmo.
  3.  # 3

    Possivelmente esse interruptor alimenta essa tomada (improvisada) e alguma lâmpada,

    Terá que recorrer a um electricista para refazer a instalação apropriada para o termoacumulador , nomeadamente, fio terra e condutores com diâmentro apropriado.
    Concordam com este comentário: TZW
  4.  # 4

    Provavelmente por conveniência ou por segurança, a tomada foi instalada só para ter luz com alguém no sótão.
    O sótão como é um local com pouco acesso, a tomada só funcionará quando alguém lá estivesse e seria desactivada quando se saísse de lá, o que ocorre com o apagar do. Interruptor.

    Ainda bem que isso acontece, pois estar a pendurar o TE num fio de secção minúscula era asneira a torto e a direito, pois o fio irá sobreaquecer e até pode dar origem a incêndio.
    O ideal é levar alimentação do quadro eléctrico, consegue?
    Já que vai andar com obras a levar água ao TE e a criar um ponto de esgoto no local, pode ser que de caminho, encontre um acesso ao quadro.
  5.  # 5

    Obrigado pela (comentários) ajuda.
    O Sótão já tem (desde que foi construído) canalização para o Sótão de água quente e fria, bem como o esgoto.
    E a instalação, tem fios terra e restantes, com o diâmetro adequado para ligar o termoacumulador. Dai a opção de colocar o termoacumulador naquele local e não na cozinha.
    A energia que fornece o sótão vai do quadro da minha casa e tem um disjuntor de 10A. Tem um especifico que se o desligar deixa de existir fornecimento de luz no sótão.
    Apenas e só tenho aquele "problema" de a tomada não ter energia quando desligo no interruptor.
    Eu tenho seis fios (2 de cada) ligados as lâmpadas, deduzo que é isso que fará a passagem para a tomada.
    Mas sou um leio em matéria de electricidade.
    • TZW
    • 28 maio 2017

     # 6

    Desde que não altere a proteção das linhas não deve ter problemas mas de qualquer forma o circuito a fio 1,5mm é considerado de iluminação e não deve derivar para termoacumuladores.
  6.  # 7

    O cabo deve ser fraco para o TE mas isso fica para suas análise.

    Se quiser, deixa sempre a luz acesa e coloca no ponto de luz um interruptor.
  7.  # 8

    Então é melhor opção será ver a cablagem? Ou arranjar e como foi dito um interruptor para manter sempre a ficha ligado e conseguir ligar a luz e desligar.

    Pensava que poderia haver maneira de contornar o "sistema". Com "pequenas" alterações.

    Obrigado.
    • TZW
    • 28 maio 2017

     # 9

    Que diâmetro é o tubo onde sobem as linhas na saída do quadro? Tem alguma caixa de passagem ou vai direto?
    • TZW
    • 28 maio 2017

     # 10

    Colocado por: IvoREntão é melhor opção será ver a cablagem? Ou arranjar e como foi dito um interruptor para manter sempre a ficha ligado e conseguir ligar a luz e desligar.

    Pensava que poderia haver maneira de contornar o "sistema". Com "pequenas" alterações.

    Obrigado.

    Para funcionar basta alterar a ligação do interruptor de modo a não cortar a tomada, 10 amperes aguentam com o termoacumulador mas pouco mais que a lâmpada poderá ligar nesse circuito. Legalmente continua mal executado.
  8.  # 11

    E umas fotos das ligações e do quadro?

    Bom trabalho.
  9.  # 12

    A melhor opção é contratar um electricista.
    Porque um problema fácil desses você não o consegue entender, logo é sinal que não percebe nada de electricidade.

    Colocado por: IvoREntão é melhor opção será ver a cablagem? Ou arranjar e como foi dito um interruptor para manter sempre a ficha ligado e conseguir ligar a luz e desligar.

    Pensava que poderia haver maneira de contornar o "sistema". Com "pequenas" alterações.

    Obrigado.
  10.  # 13

    Colocado por: nielskyA melhor opção é contratar um electricista.
    Porque um problema fácil desses você não o consegue entender, logo é sinal que não percebe nada de electricidade.



    Bom dia,

    Eu não disse que seria eu a fazer, como indica e eu já mencionei não percebo. Apenas não queria ser enganado ou de algo simples, irem para algo elaborado e mais dispendioso, sem necessidade.
    Como diz é fácil e já tive alguém a informar (fora do fórum) que seria trabalhoso...

    Mas obrigado,
  11.  # 14

    Colocado por: CaravelleE umas fotos das ligações e do quadro?

    Bom trabalho.


    Bom dia,

    Irei tirar e colocar...

    Para verem.

    Obrigado.
  12.  # 15

    Bom dia,

    Entendo. Apesar de ser a mais simples não será a mais indicada. Mas fora do fórum, nunca me deram essa opção...
    E de momento no sótão só ficará o termoacumulador. É um ponto de luz. Além de que o o sótão tem luz natural... o uso da luz é mínimo...

    Obrigado.





    Colocado por: TZW
    Para funcionar basta alterar a ligação do interruptor de modo a não cortar a tomada, 10 amperes aguentam com o termoacumulador mas pouco mais que a lâmpada poderá ligar nesse circuito. Legalmente continua mal executado.
  13.  # 16

    Teria de ver. Vai direto do quadro da casa até ao sótão ao interruptor.



    Colocado por: TZWQue diâmetro é o tubo onde sobem as linhas na saída do quadro? Tem alguma caixa de passagem ou vai direto?
    • TZW
    • 29 maio 2017

     # 17

    Colocado por: IvoRTeria de ver. Vai direto do quadro da casa até ao sótão ao interruptor.




    Isto é só para ver se dá para enfiar uma linhas de 2.5mm sem dificuldade, sempre ficava melhor.
 
0.0196 seg. NEW