Iniciar sessão ou registar-se
    • PDCP
    • 29 maio 2017 editado

     # 1

    Bom dia a todos.

    Tenho uma cave que se encontra completamente abaixo do terreno circundante. Está na continuação da minha garagem, pelo que a parede que as separa é a única que é interior. A parede direita dá para as escadas exteriores, pelo que é exterior mas não está em contacto com terreno.

    A cave apresenta-se sempre muito húmida, sendo possível perceber mesmo pelo cheiro. No chão aparece com muita frequência uma espécie de bolor branco nas juntas entre o revestimento cerâmico.

    A cave possui uma abertura que dá para o meu terraço acima e, para tentar minorar este problema, abri há uns anos uma janela para a parede lateral das escadas. Ajudou bastante com o cheiro e sensação de humidade, mas não resolveu o problema do bolor, que continua a aparecer.

    De há dois anos para cá fiz uns desumidificadores caseiros à base de garrafões e cloreto de cálcio que captam MONTES de humidade e vou renovando com alguma frequência. Nunca experimentei um desumidificador eléctrico porque não sei se isso vai resolver o bolor mas certamente que captaria igual ou maior quantidade de água.

    Ou seja, tudo o que estava ao meu alcance penso que já o fiz. Obviamente que uma divisão enterrada é propensa à humidade. Mas tenho lido bastante na internet e inclusive este fórum e o problema poderá ser da humidade ascendente ou por capilaridade. Não faço a mínima ideia de como foi construído o pavimento.

    Anexo algumas fotos das paredes e do bolor nas juntas caso alguém me consiga dar umas luzes sobre o problema em si e eventuais soluções.

    O objectivo seria conseguir aproveitar este excelente espaço (aproximadamente 40m2) e fazer alguma coisa tipo escritório ou quarto de brincar para os miúdos. Mas com bolor é impossível por questões de saúde obviamente.

    Tenho lido as restantes discussões mas não parece haver uma solução consensual. Ou placas nas paredes, ou partir tudo e fazer caixa de ar, ou injecções nas paredes e introdução de um composto qualquer, etc. Seguem algumas fotos para perceberem o tipo de problema.

    Agradeço desde já qualquer ajuda ou dica. Não estou desesperado mas gostava de usar aquele espaço para algo mais do que depositar toda a tralha que não tem espaço nos pisos de cima.
      Parede_1.JPG
      Bolor_2.JPG
      Bolor_1.JPG
    • eu
    • 29 maio 2017

     # 2

    A parte das paredes é a mais fácil de resolver: com uma parede adicional em gesso cartonado, caixa de ar, barreira para vapor e isolamento, em princípio resolve o problema.

    O chão, acho que só arrancando tudo e criando uma separação entre o solo e o chão é que resolverá o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PDCP
  1.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    Será então humidade ascendente? O meio receio é se não for esse tipo de humidade e partir o chão todo para nada. Ou seja, o bolor poderá resultar de humidade dita "normal" do ar e resolver com mais ventilação?

    Caso contrário, há que partir todo o chão e resolver. Se for esta a opção, como será melhor materializar essa "separação"?


    Obrigado desde já!
  2.  # 4

    Pelas fotos dá a entender que seja humidade ascendente?
    Existe algum tipo de drenagem perimetral no exterior da cave?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PDCP
  3.  # 5

    Boa tarde zedasilva,


    Não percebi se está a perguntar se pelas fotos parece humidade ascendente ou se está a afirmar. A mim parece-me na medida em que só encontro bolor na cerâmica do chão e problemas de tinta a descascar na base das paredes, mas não tenho a certeza.

    Quanto à drenagem perimetral exterior, não tenho conhecimento se foi feita alguma coisa. Suponho que o ideal seria uma tela associada às paredes de contenção em contacto com a terra, eventualmente com um dreno na base, mas não tenho nenhuma caixa no interior da cave que receba essas águas, pelo que, a existir, será mesmo só uma pintura de betuminoso ou nem isso.

    Posso estar enganado, mas a única forma de comprovar seria escavar o meu jardim até ao nível dessas paredes...
  4.  # 6

    Colocado por: PDCPNão percebi se está a perguntar

    Não, estava a afirmar.
    A drenagem perimetral deve sempre descarregar para o exterior da habitação e nunca para o interior.
    Sabe qual o tipo de terrenos onde assentam as fundações?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PDCP
  5.  # 7

    Ah, ok. Então deve mesmo ser humidade ascendente!

    Quanto ao sistema de drenagem, então não tenho mesmo forma de saber o que lá está sem ser escavando...

    Quanto aos terrenos, confesso que também não tenho a certeza. Sem saber se é maioritariamente argiloso (menos permeável) ou arenoso (mais permeável) posso dizer que a casa se encontra a meia encosta (só a parte de trás da cave está enterrada), há alguns corpos de água nas proximidades (rio e riachos) e situa-se no norte, perto do Porto, onde o granito domina mas há excepções. Mais, só escavando!

    Suponho que haja soluções diferentes para tipo de terreno em contacto com o pavimento?

    Obrigado pela ajuda!
  6.  # 8

    Colocado por: PDCPSuponho que haja soluções diferentes para tipo de terreno em contacto com o pavimento?

    Certo! Por exemplo se for um terreno argiloso a coisa é muita mais difícil.

    Colocado por: PDCPsó a parte de trás da cave está enterrada

    Tem espaço nessa cave para fazer um dreno no interior e depois esconde-lo com uma nova parede?
  7.  # 9

    Ui, esperemos que não seja argiloso...

    Quanto ao espaço, diria que sim. Se for um dreno perimetral, é possivel manter o dreno junto às paredes e eventualmente disfarçar posteriormente com outra parede.

    Também já li algures aqui no fórum uma solução de escavar uma ou duas caixas no meio da cave e deixar a água escoar para lá, eventualmente bombando. Suponho que isto só funcionaria com terrenos permeáveis certo?

    Talvez o dreno perimetral seja uma solução. Só não sei se seria fácil criar pendente para escoar para algum lado...
  8.  # 10

    Colocado por: PDCPTalvez o dreno perimetral seja uma solução.

    Se só tem uma perde enterrada, eu arriscava a fazer o dreno junto a essa parede. Se não conseguir conduzir as águas para o exterior faz um poço no interior e bombeia depois.
    Uma vala de drenagem a meio da cave igualmente conduzindo as águas para esse poço.
  9.  # 11

    Obrigado zedasilva!

    Basicamente, é partir chão para encaixar tubo e brita (e geotêxtil?) e tentar encaminhar para fora de casa e, em último caso, criar caixa interior e bombar.

    Já percebi que não vai ser fácil... Principalmente porque já não vou encontrar tijoleira igual e não tenho reserva...

    Se tiver que levantar a tijoleira toda, há alguma solução de pavimento melhor para aplicar numa cave ou revestimento cerâmico continua a ser o melhor? Gostava um dia de ter uma cave revestida a madeira, mas já percebi que o melhor é apostar numa casa toda fora de terra :)


    Obrigado
  10.  # 12

    Colocado por: PDCPGostava um dia de ter uma cave revestida a madeira,

    Drenagem do piso, se necessário umas paredes falsas para encobrir algumas mazelas. tela de impermeabilização e isolamento em cima desse cerâmico, nova camada de regularização e madeira para cima
  11.  # 13

    Acho que vou passar a madeira no chão! :)

    Para além disso, se não arrancar o cerâmico fico com um desnível difícil de disfarçar com a garagem, que é contigua a esta divisão.

    Bom, já não seria mau se conseguisse colocar um sofá na cave que não ficasse a cheirar a humidade.


    Obrigado pela ajuda!
 
0.0177 seg. NEW