Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Sou novo aqui no fórum ainda que já o tenha consultado várias vezes.
    Estou a pensar comprar e renovar uma casa com um negócio incluído, mas antes do investimento, tenciono ter uma estimativa de quanto vou gastar, pois não me quero meter em caminhos sem volta. Ou seja, tenho receio de não conseguir pagar, ou que o investimento não valha a pena.

    Como a casa é de familiares (e não tencionam vender para fora) e como tenho um grande amigo que é arquitecto decidi fazer o máximo possível do projecto (sem gastar dinheiro) com o objectivo de ter uma boa estimativa ou até orçamento da obra.

    A casa é dos anos 50, composta por cave, rés do chão e primeiro piso (águas furtadas), tem uma garagem à parte, e foi aumentada (construção moderna) em 2004.

    Passo a descrever a casa


    CAVE:


    Salão de festas com cozinha (improvisada) aprox 70m^2
    Sala "brinquedos" aprox 7,8m^2
    Área coberta s/ utilização 30m^2
    WC entre escadas cave e R/C aprox 3m^2

    RÉS DO CHÃO

    Construção de 2004

    (Cobertura plana)

    WC -> aprox 4.7m^2
    Sala de estar com acesso ao exterior -> 12m^2

    em>Construção antiga
    (paredes interiores em placas de madeira)

    Cozinha -> aprox 10.8m^2
    Sala de Jantar-> aprox 10m^2
    Quarto-> aprox 10m^2
    Hall de Entrada-> aprox 9.5 m^2
    Espaço comercial-> aprox 40m^2
    Armazém-> aprox 25m^2

    Primeiro Piso
    em>Construção antiga
    (paredes interiores em placas de madeira)

    Quarto -> aprox 15.5m^2
    Quarto -> aprox 7.5m^2
    Quarto -> aprox 5m^2
    WC -> aprox 7.5 m^2
    Hall/Sala de estar -> 10m^2
    Varanda -> aprox 3m^2

    Gostava que comentassem e que me ajudassem a estimar os custos da obra.

    No próximo POST vou colocar as alterações que pretendo fazer assim como alguns detalhes
  2.  # 2

    Seguem as plantas originais da casa
    Na 3ª imagem só depois de abrirem é que conseguem ver a planta do andar.
      ANDAR_INICIAL.jpg
      RÉS-DO-CHÃO_INICIAL.jpg
      CAVE_INICIAL.jpg
  3.  # 3

    Aquilo que pretendo fazer na casa, para além da legalização da parte nova, e de um pequeno aumento é:

    Demolição e reconstrução da placa do armazém para o nível do rés do chão.
    Demolição e reconstrução do teto do armazém para altura de pé direito de 2.7m
    Construção de estrutura em madeira e colocação de novo telhado e isolamento na construção a legalizar+armazém.
    Renovação e impermeabilização do telhado (aproveitando telha já existente, a estrutura de madeira encontra-se em bom estado)
    Isolamento térmico e acústico dos telhados
    Tratamento da estrutura em madeira
    Alteração de divisões utilizando gesso cartonado
    Isolar termica e acústicamente o interior
    Renovar canalização e eletricidade
    Renovar cozinha e WC's
    Substituir todas as portas e janelas
    Renovar Cozinha R/C e cozinha do salão de festas
    Demolição WC que se encontra a meio das escadas (entre CAVE e R/C)
    Demolição das escadas
    Construção de novas escadas em madeira
    Visto não existir placa, pretendo se possível polir e envernizar o chão de madeira, ou então colocar flutuante
    Renovar espaço comercial
    Colocação de estores (persiana) exteriores em todas as janelas
    Colocação de portões na garagem
    Renovação de espaço exterior (jardim)

    e mais muitas coisas.

    Gostava de ter uma noção de materiais, e saber que mais preciso para fazer a obra.
    Podem ajudar?
      ANDAR_ALTERADO.jpg
      RC_ALTERADO.jpg
      caveALTERADA.jpg
  4.  # 4

    Precisa de um arquitecto... pelo menos...
    e com ele discuta as opções tecnicas que forem pertinentes,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjcg87
  5.  # 5

    Eu já tenho arquitecto e já tenho algumas ideias daquilo que quero fazer e já discuti algumas questões técnicas com ele, a questão é que eu queria conhecer melhor os diversos tipos de soluções eficazes e estimativas de preços para saber se é possível (monetariamente rentável) avançar com a obra ou não.

    Por exemplo, eu não tenho ideia quanto vou gastar em caixilharia e que caixilharia devo meter. Madeira, Alumínio ou PVC? Geralmente a Madeira fica logo excluída, mas no meu caso tenho a vantagem de ter um pai reformado com oficina de carpintaria. Valerá a pena trabalharmos os dois e fazermos janelas e portas exteriores em madeira (lacada) ou mais vale optar logo por alumínio, ou até madeira revestida com perfil de alumínio?

    Outro exemplo, visto não ter caixa de estores vou optar por estores de lâminas orientáveis, no entanto não sei quanto custaria colocar este sistema em todas as janelas exteriores.

    Obrigado!
  6.  # 6

    Colocado por: fjcg87u queria conhecer melhor os diversos tipos de soluções eficazes e estimativas de preços para saber se é possível (monetariamente rentável) avançar com a obra ou não.


    Isso é muito vago.... Tem de pesquisar e ao mesmo tempo discutir isso com o seu arquitecto.( na verdade é para isso mesmo que está a pagar a um técnico, um técnico que es´ta dentro da realidade do seu projecto/ obra)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjcg87
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas

    Isso é muito vago.... Tem de pesquisar e ao mesmo tempo discutir isso com o seu arquitecto.( na verdade é para isso mesmo que está a pagar a um técnico, um técnico que es´ta dentro da realidade do seu projecto/ obra)


    Entendo. Quanto ao arquitecto, ele é meu amigo e está a fazer-me um favor nas poucas horas vagas que tem e por isso também não vou exigir nada.
    Eu gosto de construção no entanto não é a minha área, e com o arquiteto já discuti várias soluções, como por exemplo o caso dos estores/persianas.
    Eu é que não devo ter começado bem a discussão por não estar à vontade neste ramo, e tentei de alguma forma obter ajuda.
    Compreendo que não é fácil fazê-lo por falta de pormenores, no entanto só quero pormenorizar melhor após a compra da casa. Penso que não seja bom publicar fotos de uma casa que ainda não é minha.

    Quinta-feira vai lá um empreiteiro também ajudar, e verificar o que é que pode ser feito, e nessa altura também deverei saber mais qualquer coisa.

    Futuramente tentarei expor questões mais específicas.

    Muito Obrigado!
 
0.0121 seg. NEW