Iniciar sessão ou registar-se
    • ik
    • 4 junho 2017 editado

     # 1

    O título já diz tudo :)

    Para uns móveis de jardim, mesas e cadeiras qual o mais recomendado? A IKEA aconselha o produto deles
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40333101/#/40333101

    Outros lados aconselham oleo para madeiras..

    Estes produtos são o mesmo ou existem muitas diferenças entre eles?
    • TZW
    • 5 junho 2017

     # 2

    Acho que a velatura muda a cor e o óleo é transparente e protege, mas não deve ser tudo igual.
    Concordam com este comentário: nhenriques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
    • ik
    • 5 junho 2017

     # 3

    Colocado por: TZWAcho que a velatura muda a cor e o óleo é transparente e protege, mas não deve ser tudo igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ik


    Obrigado, eu sei que não é tudo igual :)

    Mas qual a razão do ikea ao contrário de outros fabricantes recomendarem a velatura?
    • TZW
    • 5 junho 2017

     # 4

    Provavelmente é o produto com melhor resultado para bricoleiros.
  1.  # 5

    Colocado por: ikA IKEA aconselha o produto deles

    Claro é um produto compatível com o acabamento pré-dado nos seus moveis.
    Não convém meter um óleo sobre uma velatura...

    Se tiver mobiliário para exterior em madeira virgem, aconselho a utilização de tratamento a óleo. e que este seja provido de um pigmento de forma a ser mais eficaz no que concerne á protecção aos UV's.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
  2.  # 6

    Colocado por: TZWAcho que a velatura muda a cor e o óleo é transparente e protege, mas não deve ser tudo igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ik


    OU não, também há velatura incolor, mas não tem nada a ver com óleo.

    Velatura seca e fica como tinta.
    Óleo entranha na madeira e protege por ser gorduroso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
  3.  # 7

    Colocado por: ikMas qual a razão do ikea ao contrário de outros fabricantes recomendarem a velatura?


    Em relação ao óleo não sei porque nunca usei óleo para madeira.
    Se for em relação aos vernizes, no exterior é normal aconselharem a velatura que dura mais que os vernizes.
    Tenho velatura em várias madeiras de exterior e aquilo dura bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
    • ik
    • 5 junho 2017

     # 8

    Posso aplicar a velatura sobre o óleo?

    Assim ficava tudo à mesma cor
  4.  # 9

    Colocado por: ikPosso aplicar a velatura sobre o óleo?


    Não é aconselhado, a aderência sobre suporte com gordura não é a ideal como se fosse madeira crua.
  5.  # 10

    Colocado por: ikPosso aplicar a velatura sobre o óleo?


    Colocado por: Pedro BarradasNão convém meter um óleo sobre uma velatura...
    • ik
    • 5 junho 2017

     # 11

    Colocado por: Pedro Barradas



    Pois, a pergunta era o contrário do que o Pedro tinha dito

    Vou meter as cadeiras à chuva e depois meto a velatura do ikea, fica tudo à mesma cor :)
  6.  # 12

    Colocado por: ikPois, a pergunta era o contrário do que o Pedro tinha dito

    ainda pior.... pois a velatura não vai impregnar. Compre oleo colorido.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 13

    Sequência para um trabalho com bom acabamento:
    1-a madeira crua é lixada sequencialmente com lixa por exemplo:primeiro 100 e depois 500.
    2-depois de limpar com uma esponja húmida (água)os restos de pó deixar secar.
    3-a velarura é o corante aquoso ou diluido em alcool(anilinas ou terras de sienna...).Se por exemplo tiver um pinho ou uma faia e pretender escurecer coloca-se a velatura.
    4-tapaporos
    5-verniz transparente.
    (Segundo outras opiniões a velatura é o verniz com cor---pelo que o passo 3 não se executa)
    6-aplicar um óleo para manutenção.

    Se aplicar óleo sobre a madeira crua vai manchar a madeira de forma irreversível.
  8.  # 14

    Colocado por: Alexandre Silva(Segundo outras opiniões a velatura é o verniz com cor---pelo que o passo 3 não se executa)

    Quem tem essa opinião está a léguas da verdade.
    A velatura é hidrorepelente e não descasca. O verniz não respira e descasca.
  9.  # 15

    Colocado por: Alexandre SilvaSequência para um trabalho com bom acabamento:
    1-a madeira crua é lixada sequencialmente com lixa por exemplo:primeiro 100 e depois 500.
    2-depois de limpar com uma esponja húmida (água)os restos de pó deixar secar.
    3-avelaruraé o corante aquoso ou diluido em alcool(anilinas ou terras de sienna...).Se por exemplo tiver um pinho ou uma faia e pretender escurecer coloca-se a velatura.
    4-tapaporos
    5-verniz transparente.
    (Segundo outras opiniões a velatura é o verniz com cor---pelo que o passo 3 não se executa)
    6-aplicar um óleo para manutenção.

    Se aplicar óleo sobre a madeira crua vai manchar a madeira de forma irreversível.

    Parei de ler logo no ponto 1.
    Tanta asneira junta... Então de grão 100 passa para o grão 500? Suponho que o 120, 150, 180, 200, 220, 240, 400 serão só para enfeitar as caixas na loja.
    Adoro particularmente o ponto 5 e 6. É o ideal, primeiro dá-se verniz e depois dá-se óleo de manutenção em cima. Por acaso são dois tipos de acabamento que casam muito bem e raramente reagem um com o outro.
    Leio com cada coisa...
  10.  # 16

    Colocado por: Joao Dias
    Parei de ler logo no ponto 1.
    Tanta asneira junta... Então de grão 100 passa para o grão 500? Suponho que o 120, 150, 180, 200, 220, 240, 400 serão só para enfeitar as caixas na loja.
    Adoro particularmente o ponto 5 e 6. É o ideal, primeiro dá-se verniz e depois dá-se óleo de manutenção em cima. Por acaso são dois tipos de acabamento que casam muito bem e raramente reagem um com o outro.
    Leio com cada coisa...


    As minhas coisas saem bem.
    Porque eu tenho preceito a executá-las.
    Talvez não me tenha expressado bem a escrever/não se passa logo de um para outro passo-há tempos de espera/até porque o óleo colocá-lo-ia só quando o verniz estivesse bem seco.

    Sim uso uma esponja humidificada com H2O para limpar as superfícies,não encharcada obviamente.Até uso uma pistola de ar quente quando necessário.

    Já que sabem tanto façam uma sequência melhor.Eu sei que não sou dono da verdade absoluta.

    Quanto ás lixas mantenho.O mobiliario do IKEA possivelmente nem vai precisar de ser lixado.

    Vários métodos diferentes podem dar resultados satisfatórios


    LOL
    parou de ler no ponto 1 mas também fala depois no ponto 5 e 6!!!
  11.  # 17

    Colocado por: Alexandre Silva

    As minhas coisas saem bem.
    Porque eu tenho preceito a executá-las.
    Talvez não me tenha expressado bem a escrever/não se passa logo de um para outro passo-há tempos de espera/até porque o óleo colocá-lo-ia só quando o verniz estivesse bem seco.

    Sim uso uma esponja humidificada com H2O para limpar as superfícies,não encharcada obviamente.Até uso uma pistola de ar quente quando necessário.

    Já que sabem tanto façam uma sequência melhor.Eu sei que não sou dono da verdade absoluta.

    Quanto ás lixas mantenho.O mobiliario do IKEA possivelmente nem vai precisar de ser lixado.

    Vários métodos diferentes podem dar resultados satisfatórios


    LOL
    parou de ler no ponto 1 mas também fala depois no ponto 5 e 6!!!

    O problema é que você escreveu uma sequência de trabalho e para alem de confusa está errada, com preceito ou sem preceito. Logo pode induzir os outros em erro.
    Está para ai uma grande confusão e principalmente o meu caro amigo escreveu e deu dicas que tecnicamente são absolutamente incorretas.
    Arrisco-me a dizer que se alguem tentar fazer a sequência exatamente como o Senhor a descreveu, em 99,9% dos casos dá asneira. Talvez você faça parte dos 0,01% que consegue levar a coisa a bom porto. Mas não deixa de ser um mau trabalho!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  12.  # 18

    Como é que o oleo vai impregnar na madeira se antes deu verniz? E antes disso já tinha aplicado uma velatura? Qualquer coisa aqui não faz sentido ;)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Joao Dias
  13.  # 19

    Colocado por: coisasdacasaComo é que o oleo vai impregnar na madeira se antes deu verniz? E antes disso já tinha aplicado uma velatura? Qualquer coisa aqui não faz sentido ;)


    Não há vantagem nenhuma em impregnar a madeira crua com óleo.
    A meu ver o óleo só se deveria empregar para limpar e manter protegido da chuva.
    Mas primeiro que tudo terá que se aplicar um verniz celuloso ou sintético.

    Mais artesanalmente também se pode aplicar sebo triunfante sobre a cadeira crua e esticar com a ajuda de um pano e pistola de ar quente.Protege igualmente.

    não vou dizer mais nada neste tópico.

    Saúde!!!
  14.  # 20

    Colocado por: Alexandre SilvaNão há vantagem nenhuma em impregnar a madeira crua com óleo.

    !!?.
 
0.0243 seg. NEW