Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    estou a recuperar uma casa no baixo Alentejo. Após vários anos de obras efectuei: mudança do telhado e de momento a situação é a que se encontra nas imagens.

    O isolamento que se vê tem 4 ou 5 cm e por cima dele tenho uma caixa de ar, vigas de ferro e as telhas. Por baixo vou colocar um tecto falso em pladur.
    Estou com vontade de colocar ou lã de rocha ou lã mineral entre as vigas de metal e aplicar o pladur por baixo, ficando com 5cm de esferovite + 6cm de isolamento + 1.3cm do pladur.

    Questões:
    1. coloco lã de rocha ou lã mineral?
    2. como colocar o pladur? meto perfis omega com intervalos de 40cm e nas paredes perfil em L?

    Nota:
    em termos de isolamento térmico a casa melhorou bastante com a mudança do telhado e com as placas de esferovite.

    Obrigado pela ajuda
      22.jpg
  2.  # 2

    Compre isto https://www.isover.pt/produtos/arena-coberturas ( papel kraft voltado para baixo- zona aquecida)
    Pode ser feito como diz. Omega aplicado perpendicularmente a esses perfis que aí tem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belcran
  3.  # 3

    Normalmente em tectos a cadencia de perfis é de 50 em 50 (Placa 12,5 mm). Os perfis são aplicados perpendicularmente às placas.
    Pode aparafusar os omegas directamente à estrutura existente caso a mesma esteja rigorosamente nivelada, caso contrário vai ficar com empeno na superfície final.
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesNormalmente em tectos a cadencia de perfis é de 50 em 50 (Placa 12,5 mm). Os perfis são aplicados perpendicularmente às placas.
    Pode aparafusar os omegas directamente à estrutura existente caso a mesma esteja rigorosamente nivelada, caso contrário vai ficar com empeno na superfície final.


    Sim a estrutura está devidamente nivelada, ficou logo preparada para isso. Como coloco os omegas? qual a parte que aparafuso às vigas? a parte central ou as "pestanas".
  5.  # 5

    Pestanas. Caso contrário seria difícil aparafusar as placas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belcran
  6.  # 6

    As abas do ómega são aparafusadas à estrutura existente e posteriormente a placa aparafusa na parte central.

    Relativamente ao isolamento, e pretendendo colocar o mesmo entre a estrutura e os omegas, está condicionado na largura pelo que em termos técnicos o isolamento estará fraccionado entre si pelas pontes térmicas causadas pela estrutura que vai suportar os ómegas.
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesAs abas do ómega são aparafusadas à estrutura existente e posteriormente a placa aparafusa na parte central.

    Relativamente ao isolamento, e pretendendo colocar o mesmo entre a estrutura e os omegas, está condicionado na largura pelo que em termos técnicos o isolamento estará fraccionado entre si pelas pontes térmicas causadas pela estrutura que vai suportar os ómegas.



    caso seja necessário cortar os rolos de lã mineral, para "encaixar" entre as vigas existentes, será melhor ligar as peças com alguma fita? por forma a ficarem unidas e não ser uma ponte térmica?
  8.  # 8

    A ponte térmica são as vigas/tubos metálicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belcran
  9.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesA ponte térmica são as vigas/tubos metálicos.


    certo, mas posso colocar uma fita de papel para ligar dois bocados de rolo do isolante certo? facilita-me a colocação e evita eventualmente que se desloquem do lugar.
  10.  # 10

    Poder pode, mas o isolamento nessas condições é praticamente inútil.
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesPoder pode, mas o isolamento nessas condições é praticamente inútil.


    sim, é mais para facilitar a colocação do isolamento apenas.
    Em termos das vigas posso fazer alguma coisa para evitar as pontes térmicas?
  12.  # 12

    Pode, se o isolamento estiver colocado atrás das mesmas, o que já acontece com o EPS.
  13.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesPode, se o isolamento estiver colocado atrás das mesmas, o que já acontece com o EPS.


    a sua sugestão é: colocar o isolamento ao comprido por baixo das vigas e depois aparafusar com os perfis omega? ou seja ficaria assim:

    Eps 5cm + 10cm (viga, não sei bem a altura das vigas) + 5 cm de isolamento + perfil omega + pladur

    sendo que:

    5 cm de isolamento + omega + pladur são presos pelos parafusos.

    é isto? se for isto como garanto que ao apertar o isolamento com o perfil omega fica tudo ao mesmo nível. Não corro o risco de ficar desnivelado?
  14.  # 14

    Não. A minha sugestão/opinião é que o isolamento para ser eficaz terá de ficar por cima das vigas.
  15.  # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão. A minha sugestão/opinião é que o isolamento para ser eficaz terá de ficar por cima das vigas.


    OK entendido, isso já não consigo fazer, pq tenho o EPS preso na parede e não consigo alterar. Vou ter de avançar colocando o isolamento entre as vigas.
    Não vai ficar 100% mas fica mt melhor do que avançar só com o EPS + pladur.
  16.  # 16

    Mais uma dúvida,

    a pessoa que colocou o EPS + as vigas acabou por não colocar vigas junto à parede (tal como eu tinha sugerido), ou seja o EPS encontra-se "preso" na parede. Desta Forma como posso prender os topos dos perfis omegas?
    faço um buraco na parede para prender os omegas(garantindo que fica tudo perfeitamente nivelado) ou existe algum perfil (preso com buchas na parede) para depois prender os topos dos perfis omegas.
  17.  # 17

    Perfil perimetral. Normalmente utiliza-se cantoneira zincada pregada com bucha "tapit" na parede.
  18.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesPerfil perimetral.


    tipo isto?

    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Assim
      WP_20170628_15_58_37_Pro.jpg


    hummm é um perfil onde encaixa o perfil omega, esse perfil tem algum nome especial?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  20.  # 20

    O perfil ilustrado pelo Anonimo16062021 é o perfil T/C (tectos contínuos). Este tipo de perfil é utilizado quando se existe a necessidade de baixar o tecto por variadas razões.
    Normalmente este perfil fica suspenso do suporte e pode ser feito com recurso a vários acessórios e/ou perfis adicionais.
 
0.0212 seg. NEW