Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Comprei recentemente uma moradia que possui furo, o qual estou a utilizar exclusivamente para um sistema de rega por pulverizadores que instalei recentemente.
    O que sucede é que o controlo do arranque e paragem da bomba é feito por intermédio do conjunto balão + pressostato.
    Quando liguei a primeira vez a rega, verifiquei que a bomba estava permanentemente a arrancar e a parar. Através dos dois reguladores do pressostato consegui aumentar a pressão de paragem da bomba até a bomba estabilizar em rega +/- nos 4 bar. O que sucede nesse caso é que quando o programador da rega termina e fecha a electroválvula, a pressão no balão não sobe o suficiente para parar a bomba e esta fica a funcionar mesmo sem caudal!

    Pelo que entendi existe um dispositivo chamado controlador automático de pressão (a grundfos tem um PM2), que permite "substituir" o efeito do balão para controlo da bomba do furo. Julgo que este arranca e para por detecção de caudal, ao invés de detecção de pressão baixa ou alta!

    Alguém tem este sistema? o que recomendam? é possivel afinar o pressostato para que arranque quando a rega começa e pare, e pare só, quando a rega termina?

    Obrigados,

    Jorge Veiga
    916463853
  2.  # 2

    Pois eu gostava de saber!! a bomba é submersivel de furo. nunca a vi. Comprei a casa com a bomba aplicada. O autoclave e pressostato é algo deste género:


    Pressostato


    Balão
  3.  # 3

    Eu tenho um controlador assim parecido.
    Não faz controlo de pressão, dá a pressão máxima do motor sempre, e só liga o motor quando se abre a torneira, e faz desligar o motor quando se fecha a torneira.
    De um modo simples é isso.
    O controlador custou cerca de 35 euros.
  4.  # 4

  5.  # 5

    A bomba não pára porque está a pedir mais pressão (no pressoestato) do que a bomba é capaz de fornecer.

    O certo é a bomba estar sempre ligada enquanto está a regar para diminuir os ciclos de arranque/paragem. Tente abrir o caudal dos aspersores para ver se aumenta o caudal. Ou então una 2 sectores de rega pode ser que a bomba aguente.
  6.  # 6

    se a bomba está aos arranques, possivelmente é falta de ar na membrana do autoclave.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, veiga144
  7.  # 7

    Ou pressostacto entupido
  8.  # 8

    Colocado por: fernandoFerreirase a bomba está aos arranques, possivelmente é falta de ar na membrana do autoclave.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues,veiga144


    Foi isso mesmo! Encher o balão com ar.. Trocar o presssostato. 58€ ficou o assunto resolvido. Agora quando a rega arranca arranca logo com pressão pelo balão e a bomba só arranca quase passado 20s e funciona praticamente até a rega terminar.. Sem parar. Impecável. Os controladores automáticos de pressão pelos vistos são mais indicados para bomba de superfície.
    • AXN
    • 16 junho 2017

     # 9

    Colocado por: Anonimo06082021se o pressostato e o autoclave for dos fraquotes,em pouco tempo volta ao mesmo.


    Eu tenho o balão e pressostato dos mais baratos desde Setembro de 2014 e ainda está a funcionar como previsto (para a rega do meu jardim +/- 400 mts2).
    • AXN
    • 16 junho 2017

     # 10

    Colocado por: Anonimo06082021á conta disso pode ir a bomba primeiro.


    A bomba tem mais de 25 anos (rabor de 1 1/2), a instalação que fiz é temporária, ainda me falta colocar as válvulas e programar o programador, mas como aquilo ainda não avariou, por preguiça ainda não troquei tudo. Inclusive a bomba que gasta muita luz
    • AXN
    • 16 junho 2017

     # 11

    Colocado por: Anonimo06082021

    motor Rabor nunca mais acaba.....é a sua sorte.


    e também o meu azar.

    Colocado por: AXNgasta muita luz
    • AXN
    • 16 junho 2017

     # 12

    Colocado por: Anonimo06082021é um motor de rega.


    certo, era o motor que estava no terreno antes de construir a minha casa.

    Colocado por: Anonimo06082021empanque deve gemer por todos os lados


    Não sei o que é isso, mas ainda ontem reguei o meu jardim e o motor não fazia nenhum barulho estranho. Quando liga trabalha em continuo até eu fechar a torneira.

    Já tentei ver se aquele motor dava para por em trifásico, mas não encontrei informação nenhuma sobre o rabor
  9.  # 13

    Colocado por: AXNJá tentei ver se aquele motor dava para por em trifásico, mas não encontrei informação nenhuma sobre o rabor


    Coloque uma foto da chapa de características. Pode ser que alguém o possa ajudar.

    Cumprimentos.
 
0.0193 seg. NEW