Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Dias, eu "trabalho" com Stacbond e Rockpanel ;)
  2.  # 82

    Colocado por: Anonimo16062021

    (...) eu sei muito bem o que ë uma fachada ventilada




    Colocado por: Anonimo16062021As placas alucobond são placas de isolamento em EPS com revestimento em alumínio.
  3.  # 83

    Nopes ;)
    Trabalho a partir de Lousada... Para todo o mundo.
  4.  # 84

    A stac tem muitos distribuidores directos.
  5.  # 85

    O Dias, pelo que percebi, está a fazer confusão com o que é EPS e o que é PE.

    O núcleo dos painéis compositos de alumínio *inserir marca aqui* não é isolamento, é o substrato da folha de alumínio para dar resistência ao painel e permitir a maquinação do mesmo. Obviamente que fará alguma resistência acústica e térmica insignificante por se tratar de uma barreira física. Tal como já explicado pelo skinkx o isolamento não teria lógica uma vez que existe ventilação no verso dos painéis.
  6.  # 86

    Eu acho que já percebi o ponto do Dias, ele chamou isolamento ao enchimento do miolo das peças, aquilo é cheio com material compósito para poupar no alumínio. Um pouco à semelhança do que se faz nos estores com enchimento a PU, aquilo não isola nada, mas sempre se poupa no alumínio e dá estabilidade às peças.

    Na altura em que li sobre isto fiquei com outra ideia, eles davam a entender (pode ter sido erro de interpretação meu) que o revestimento era alumínio e o tardoz da peça era PU desprotegido... a versão do Dias faz mais sentido, mas o PU confinado por alumínio também não devia ter ardido tão facilmente... o efeito chaminé está sempre lá, mas o material inflamável estar exposto ou confinado devia interferir e muito com a propagação do fogo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 87

    A ver se se percebe: o tipo de material no interior da sandwiche (espuma de poliuretano ou semelhante), apesar de poder ser usado em isolamentos, tem apenas função de suporte da folha de alumínio e não de isolante.

    Contas feitas: arde na mesma com vontade.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 88

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Com o espaço de ar ventilado entre o painel e base, não faz lá nada térmicamente falando.


    Todos os materiais ardem...uns mais rápido...com mais ou menos fumo.....com mais ou menos queda de material incandescente....etc.
    O que é importante na configuração dos materiais e na sua escolha é optar por soluções com determinando comportamentos ou seja, que demorem X minutos/horas a propagar a chama. O objectivo perante um fogo não é ter materiais que não ardam ou que não propaguem a chama (apesar de existirem) mas sim, criar condições para em caso de incêndio se conseguir evacuar as pessoas em segurança. por essa razão existem exigência distintas conforme se trata de edifícios de baixa/alta elevação, edifícios públicos ou privados, tipo de ocupação, etc. etc.

    Obviamente que de solução para solução há diferença de preços contudo nem sempre quem projecta ou quem decide, opta pela solução mais adequada. ´
    Quase sempre o preço tem uma influência demasiado importante.

    Dou um exemplo.
    Em Portugal nos sistemas ETICS já tive (ainda hoje) MUITAS situações de construção em altura (prédios, hotéis, Hospitais) em que foram totalmente revestidos com sistemas ETICS com EPS. Facilmente se compreende que se algum dia nestes edifícios existir um fogo o sistema ETICS pode contribuir (e muito) para a propagação da chama.
    A pergunta aqui será: quem será o responsável? O sistema? O aplicador? O empreiteiro geral? O cliente? O projectista?


    O problema é que é extremamente fácil evitar esse problema... por exemplo, trocar os isolamentos petrolíferos (EPS, XPS, PU) por isolamentos minerais (MW) nos edifícios públicos e em grande altura. E os revestimentos não deveriam poder ser formados por materiais combustíveis, ou eram alumínio puro e outros materiais incombustíveis, ou então pedra, por exemplo.

    Ninguém faria um arranha-céus com fachada ventilada forrada a madeira e é bem menos perigosa que esses materiais petrolíferos inflamáveis. Só que a madeira é do senso comum que arde e é um material maciço, cujo perigo em caso de incêndio é mais ou menos evidente.

    Mas quando os vendedores vão levar amostras aos projectistas e construtores, eles só vêm alumínio dum lado e doutro, ninguém se apercebe que por dentro tem material altamente inflamável que, em caso de incêndio, torna a aplicação uma "bomba".

    Acho que ainda há muito pouco controle sobre isto. Aliás, já disse aqui, há urbanizações em Coimbra, edifícios em altura, a serem executadas com fachada ventilada onde o isolamento da fachada ventilada é PU projectado na alvenaria. Podem trazer os certificados todos que quiserem, não confio na eficácia da solução e aquilo dava para fazer igual com outro tipo de material.
  9.  # 89

    Oh JoellM gabo-lhe a paciência... :))
    Então não viu que o Dias começa a dizer que o alucobond é alumínio com EPS(!??) Já dá para ver o conhecimento do produto...

    Colocado por: Anonimo16062021
    As placas alucobond são placas de isolamento em EPS com revestimento em alumínio.
  10.  # 90

    Colocado por: Anonimo16062021
    É o que eu digo..diz que sim e a seguir diz o contrário
    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=127976


    Acho que o Dias é o único a interpretar dessa forma.
  11.  # 91

    Oh Dias, sabe o que é EPS?
  12.  # 92

    Colocado por: Anonimo06082021

    uma "sigla" da BASF.

    uma entre muitas que eles tem.


    Não só, mas também. Mas o homem como "fachadista" que é, termos e siglas como EPS, XPS, e LM de certeza que lhe dizem muito.
  13.  # 93

    O Dias chama-lhe isolamento porque é um material que tradicionalmente funciona como isolamento. Porém, no caso em concreto, a função dele é de enchimento para estabilidade da peça de revestimento, visto que a função de isolamento será desempenhada por outro elemento específico.

    Vocês entraram todos em loop... a grande questão é que estamos todos numa guerra de surdos, aquilo é tal e qual as persianas com espuma de poliuretano injectada... eles dizem que aquilo é isolamento, mas aquilo está lá é para enchimento da alma da persiana, para poupar no alumínio. Aqui, no caso de Londres, será exactamente a mesma coisa.

    O Dias chama-lhe isolamento porque é essa a função clássica do EPS ou do PU, apesar de no caso em concreto ele não desempenhar essa função. Ali aquilo não isola nada, mas não deixa de ser um isolamento.

    Parece-me que a discussão existe mais por aqueles momentos de "lost in translation" do que por pontos de vista efectivamente diferentes.
  14.  # 94

    Colocado por: Vítor MagalhãesOh Dias, sabe o que é EPS?


    Estamos Provavelmente Saturados desta discussão.
  15.  # 95

 
0.0277 seg. NEW