Iniciar sessão ou registar-se
    • Rapido
    • 15 junho 2017 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Em Abril deste ano tive necessidade de mudar de casa. Sempre vivi em casa arrendada, desde que saí de casa dos pais.

    Arranjei um apartamento numa zona antiga e é um predio algo antigo mas pareceu estar tudo mais ou menos aceitável.

    Entretanto só agora irei iniciar a mudança. Contudo, hoje, ao me dirigir ao imóvel para mudar algumas coisas para lá deparo-me que uma infestação de percevejos (pelo menos assim parecem).

    Liguei de imediato ao senhorio que se prontificou a amanha enviar uma empresa de desinfestacao o mais breve possível....contudo estou muito reticente em ir para lá viver....ainda para mais tenho um cão, o que me deixa ainda mais preocupado....posso alegar falta de condições de salubridade para denunciar o contrato nesta fase?!

    Obrigado desde já.
  1.  # 2

    Colocado por: RapidoBoa tarde.

    Em Abril deste ano tive necessidade de mudar de casa. Sempre vivi em casa arrendada, desde que saí de casa dos pais.

    Arranjei um apartamento numa zona antiga e é um predio algo antigo mas pareceu estar tudo mais ou menos aceitável.

    Entretanto só agora irei iniciar a mudança. Contudo, hoje, ao me dirigir ao imóvel para mudar algumas coisas para lá deparo-me que uma infestação de percevejos (pelo menos assim parecem).

    Liguei de imediato ao senhorio que se prontificou a amanha enviar uma empresa de desinfestacao o mais breve possível....contudo estou muito reticente em ir para lá viver....ainda para mais tenho um cão, o que me deixa ainda mais preocupado....posso alegar falta de condições de salubridade para denunciar o contrato nesta fase?!

    Obrigado desde já.


    Se a razão é essa, eu alegaria-o sem duvida. O senhorio talvez não fique muito saisfeito, mas o Rápido tem motivo válido.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rapido
  2.  # 3

    Depois de você ter avisado o senhorio ele prontificou-se a resolver o problema, portanto, se a desinfestação surtir efeito fica a casa como lhe pareceu a si estar quando a arrendou. Se isso acontecer você fica sem razão válida para "anular" o contrato.
  3.  # 4

    Eu pessoalmente recusar-me-ia a viver numa casa com percevejos JOCOR, só a ideia dá-me nojo. Quem diz percevejos, diz baratas, etc. Seria eu obrigada a tal ? Mesmo com desinfestação feita, quem garante o meu bem estar (nem que psicológico), tendo tido conhecimento de tal, ou isso não conta ?
    • Rapido
    • 15 junho 2017 editado

     # 5

    A minha dúvida prende-se muito com a argumentação do JOCOR.

    Mas por outro lado e tendo em conta as características da casa, é uma casa antiga em que foi colocado soalho flutuante por cima da soalho antigo e em que as fendas são algumas, um pouco por toda a casa, nada de grave mas que perante uma situação destas pode, digo eu, constituir uma dificuldade à eficácia do tratamento.

    Além disso, a casa estará com o recheio que é todo meu, sendo que o colchão foram mais de 500 euros, um sofá mais de 300 e tudo isto tem, no máximo, 6 anos....quem me pode garantir que a infestação não regressa?! E me danifica, de forma irreversível, estes objetos?!

    É como a CMartin diz.... psicologicamente tem um efeito grande.... dificilmente estarei descansado e até tenho vergonha de levar pessoas lá a casa com a possibilidade de os percevejos aparecerem de novo....e se a infestação voltar?! Toca a sair novamente de casa?!?!
  4.  # 6

    Pois Rápido.
    O que o JOCOR diz tem razão, e o senhorio vai defender-se dessa forma. Ou seja, ele resolveu o problema com a desinfestação, logo, para ele o Rápido deixará de ter motivo para anular o contrato. E qualquer senhorio vai ver a questão aos seus olhos que são estes.
    Eu costumo arrendar um apartamento..por vezes sou senhoria também.

    Agora como inquilino, eu não me sentiria feliz ao alugar, e mais ainda, ao viver numa casa na qual não me sinta confortàvel, por razão que não me é imputável.

    Depende das sensibilidades de cada um, e claro, das conveniências.
    Não há volta a dar.
    Tente explicar a sua sensibilidade, e veja como é recebido. Se não der em nada, tentou.
  5.  # 7

    Colocado por: RapidoLiguei de imediato ao senhorio que se prontificou a amanha enviar uma empresa de desinfestacao o mais breve possível


    Se assim não se resolvem estes problemas, então digam como é que deve ser feito quando houver alguma praga de "bicharocos".
  6.  # 8

    Eu deixei claro ao senhorio que compreendia sua posição em relação à sua atitude, de se oferecer a fazer a desinfestacao....mas também apelei a que compreende-se o meu desconforto total em entrar na casa agora, principalmente pelos meus objectos de maior valor e que podem ser afectados pela situação.

    A resposta foi sempre a mesma.

    Acontece tamben que ia fazer mudança de electrodomésticos na segunda-feira, bem como a cama e afins....tudo isto teve de ser alterado e fiquei sem casa onde dormir(vou ter de sair daquela onde estou na segunda-feira tambem)....tive de me socorrer de familiares para dormir, para guardar os meus objectos, colocar o cão no hotel, enfim, um conjunto de situações extremamente incomodativas.

    Mas pronto,só procurei ajuda aqui para saber as vossss opiniões. Obrigado
  7.  # 9

    Colocado por: RapidoA resposta foi sempre a mesma.

    Qual?


    Colocado por: RapidoAcontece tamben que ia fazer mudança de electrodomésticos na segunda-feira, bem como a cama e afins....tudo isto teve de ser alterado e fiquei sem casa onde dormir(vou ter de sair daquela onde estou na segunda-feira tambem)....tive de me socorrer de familiares para dormir, para guardar os meus objectos, colocar o cão no hotel, enfim, um conjunto de situações extremamente incomodativas.

    Quer dizer que teve alguns prejuízos com o caso, por causa do senhorio (a casa não estava em condições), o que significa que o senhorio o deverá indemnizar pelos prejuízos causados (além de mandar fazer a desinfestação assim que possível).
  8.  # 10

    A resposta foi apenss para ter calma, que estava longe de imaginar esta situação e que nem sabia o que era um percevejo (enviei fotos tiradas na casa e disse que era semelhantes a carraças) e que ia fazer a desinfestação. Como sao animais nocturnos, vou agora à noite lá a casa tirar mais fotos e tentar perceber a gravidade da situação mas se de dia estavam para cima de 30 todos em carreirinho imagino à noite.
  9.  # 11

    Se os seus móveis já lá estavam, tenha atenção que o senhorio pode ainda dizer que foi você que transportou a bicharada consigo. Se o tratamento for bem feito não há razão para preocupações.
  10.  # 12

    Colocado por: treker666Se os seus móveis já lá estavam, tenha atenção que o senhorio pode ainda dizer que foi você que transportou a bicharada consigo. Se o tratamento for bem feito não há razão para preocupações.


    Para minha sorte, para além de apenas ter lá livros, o senhorio esteve comigo na casa há dois dias e constatou que ainda nem sequer tenho a mudança feita.
  11.  # 13

    Colocado por: Rapidoainda para mais tenho um cão, o que me deixa ainda mais preocupado


    só por curiosidade, o senhorio sabe que você tem cão?
  12.  # 14

    Colocado por: Rapido

    Para minha sorte, para além de apenas ter lá livros, o senhorio esteve comigo na casa há dois dias e constatou que ainda nem sequer tenho a mudança feita.

    Ok, menos mal, por qualquer razão percebi que já tinha lá o mobiliário.
    O percevejo, a ser essa a infestação, é facilmente tratável, sendo uma das melhores formas através de calor. Subindo a temperatura de cada espaço para um determinado valor q agora n me recordo, a bicharada morre em segundos. Não sei é se em Portugal terao desses equipamentos.

    Qual o tratamento proposto?
    • Rapido
    • 16 junho 2017 editado

     # 15

    Colocado por: pauloagsantos

    só por curiosidade, o senhorio sabe que você tem cão?


    Sim. Alias, desde que tenho o cão, é a primeira coisa que informo ao agente imobiliário é de que tenho um cão de porte grande. Nem concordo com as pessoas que ocultam tal facto....é uma desonestidade tremenda. Mesmo sabendo que a lei impede que um senhorio não arrende uma habitação por esse motivo, eu informo sempre.

    Colocado por: treker666
    Ok, menos mal, por qualquer razão percebi que já tinha lá o mobiliário.
    O percevejo, a ser essa a infestação, é facilmente tratável, sendo uma das melhores formas através de calor. Subindo a temperatura de cada espaço para um determinado valor q agora n me recordo, a bicharada morre em segundos. Não sei é se em Portugal terao desses equipamentos.

    Qual o tratamento proposto?


    Não faço ideia....ainda aguardo noticias do senhorio sobre o assunto. O problema foi detectado ontem e como era feriado, só hoje é que se pode começar a resolver o assunto.

    Estes são os dito cujos. (tenho outra foto melhor mas não a consigo carregar)
      IMG_20170615_224713.jpg
  13.  # 16

    Colocado por: RapidoMesmo sabendo que a lei impede que um senhorio não arrende uma habitação por esse motivo,


    ??????
  14.  # 17

    Colocado por: RapidoMesmo sabendo que a lei impede que um senhorio não arrende uma habitação por esse motivo, eu informo sempre.


    não existe nenhuma lei que impeça o arrendamento, caso exista animais domésticos. No entanto se tal vier referido como clausula no contracto de arrendamento, terá que ser cumprida.

    se gosta da casa e se o senhorio prontificou-se a pagar a desinfestação , não estou a ver qual é o problema. Provavelmente terá é que depois fazer de x em x tempo a desinfestação, se os bichos apareceram uma vez, poderam aparecer novamente, mas não é nenhuma fortuna e já que possui um cão, até é uma mais valia o fazer.
    • Rapido
    • 16 junho 2017 editado

     # 18

    Colocado por: JOCOR

    ??????


    Já há jurisprudência sobre o assunto e não uma lei, como por lapso indiquei.

    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/senhorios-nao-podem-proibir-caes-casas-arrendadas-98830

    Colocado por: pauloagsantos

    não existe nenhuma lei que impeça o arrendamento, caso exista animais domésticos. No entanto se tal vier referido como clausula no contracto de arrendamento, terá que ser cumprida.

    se gosta da casa e se o senhorio prontificou-se a pagar a desinfestação , não estou a ver qual é o problema. Provavelmente terá é que depois fazer de x em x tempo a desinfestação, se os bichos apareceram uma vez, poderam aparecer novamente, mas não é nenhuma fortuna e já que possui um cão, até é uma mais valia o fazer.


    É precisamente a parte a Bold que me preocupa de futuro.....fazer uma desinfestação agora, outra daqui a 6 meses (vamos supor....estamos a falar de uma casa numa zona histórica de uma capital de distrito, prédios com estruturas antigas e como já referi, soalho flutuante colocado em cima de soalho de madeira antigo)...ter de sair de casa e corro o risco de, no mínimo, o sofá e o colchão da cama, ficarem sempre com esse problema, objectos esses que são meus e não da senhoria, e que têm apenas 6 anos....

    Acresce ainda o facto de que, daqui a 6 meses, se a infestação voltar, quem me garante que o senhorio não me vai responsabilizar a mim...e lá terei de sair de casa por mais uns dias, etc etc.

    Mas não me interpretem mal....sei bem que o senhorio está a fazer o que lhe compete e o que é correcto do ponto de vista contratual. Apenas queria saber outras opiniões que não as dos meus familiares, que obviamente, estão muito preocupados comigo por esta situação.
  15.  # 19

    Colocado por: Rapido
    Já há jurisprudência sobre o assunto e não uma lei, como por lapso indiquei.

    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/senhorios-nao-podem-proibir-caes-casas-arrendadas-98830


    para haver jurisprudência, não é necessário existir 3 decisões iguais de tribunais diferentes? acho que apenas uma não é suficiente.
    Concordam com este comentário: JOCOR
  16.  # 20

    Tratamentos para percevejos há muitos, mas ao contrário do que li aqui é muito dificil irradicar os bichos em certos sitios de dificil acesso.
    Maquina vapor a 200º mata tudo à frente, a maioria das empresas de desinfestação já tem.
    maquina de aumentar a temperatura, algumas empresas especializadas tem mas mais uma vez se é uma casa com fissuras e fissurazinhas pode ter problemas de não conseguir aumentar nestas zonas.
    produtos quimicos é o que não falta.
    agora irradicar os bichos sem deitar fora moveis e tapar tudo o que seja possivel eles esconderem-se, não sei não, mas duvido muito... para mais se diz que viu +-30

    Os percevejos são hoje um dos maiores problemas de infestações por serem resistentes, por um lado são faceis de matar em locais visiveis por outro são uns artistas do espanço, e quando se julga ter o problema resolvido lá estão eles de novo.

    eu não me mudaria para essa casa.
    Concordam com este comentário: Rapido, CMartin
 
0.0237 seg. NEW