Iniciar sessão ou registar-se
    • mcv
    • 16 junho 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Tenho uma máquina de lavar loiça Balay que nas últimas lavagens tem ficado com o filtro tão engordurado e sujo que tenho que o lavar à mão após cada ciclo. Para além disso, a loiça fica mal lavada e a cheirar a restos de comida azedos. Nas fotos mostro como fica no final do ciclo. O que poderá causar a avaria? A máquina nunca funcionou bem, pelo que não sei se compensa o conserto. Obrigada pela ajuda.
      IMG_0684.JPG
      IMG_0682.JPG
    • XR2i
    • 16 junho 2017

     # 2

    Já fez alguma vez um limpa-máquinas? Aposto que nunca.
    • mcv
    • 16 junho 2017 editado

     # 3

    Colocado por: XR2iJá fez alguma vez um limpa-máquinas? Aposto que nunca.

    Todos os meses, sem falhar. O tipo de resposta/ajuda que deu era dispensável.
  1.  # 4

    Será que não coloca a loiça com grandes acomulações de gordura na máquina... Estou a dizer isso porque tenho uma máquina semelhante e lava bem, limpo esse filtro prai de 2 em 2 meses e limpo a máquina uma vez por ano com o tal líquido... Mas raspo sempre os pratos e tabuleiros da gordura que fica com os talheres, mesmo restos de arroz e massas, tiro sempre para o lixo...

    Depois as vezes lá lavo grelhas de exaustor, peças da fritadeira,... E nunca tive nada assim...
    • mcv
    • 18 junho 2017

     # 5

    Tenho imenso cuidado ao colocar a loiça na máquina, até porque ela nunca funcionou muito bem (os restos do tabuleiro dos talheres ficavam nos copos e chávenas), situação que melhorei retirando este tabuleiro e colocando um cesto universal. Nunca foi detectada avaria, mas a máquina saiu uma valente porcaria, embora agora esteja pior e, no fim de todas as lavagens, o filtro e o fundo da máquina estejam como mostrei.
    • TZW
    • 18 junho 2017

     # 6

    Que detergente usa? Como considero a lavagem como química e jatos de agua sem escovas, uso sempre detergentes de marca conceituada e mesmo esses alguns falham mais que outros a decompor as gorduras/restos. O da Finish é o recomendado mas já lavei com Fairy e até me pareceu melhor, com o abrilhantador é a mesma historia e sempre com sal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
      fairy-maquina-5-size-3.jpg
  2.  # 7

    Deve haver aí algum entupimento ou temperatura errada da máquina... O melhor é pedir um orçamento a assistência da Balay/Bosch/Siemens... Eu penso que eles dão gratuitamente... As máquinas que estão a venda atualmente tem esse aspecto interior, não me parece que essa seja muito antiga pelo que pode valer a pena a reparação...mas antes de tudo salvaguarde-se quetem tudo OK, que não é nada que esteja ao seu alcance... Como seja o esgoto devidamente desentupido... Máquina bem instalada,...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
    • mcv
    • 19 junho 2017

     # 8

    Colocado por: GT_racingDeve haver aí algum entupimento ou temperatura errada da máquina... O melhor é pedir um orçamento a assistência da Balay/Bosch/Siemens... Eu penso que eles dão gratuitamente... As máquinas que estão a venda atualmente tem esse aspecto interior, não me parece que essa seja muito antiga pelo que pode valer a pena a reparação...mas antes de tudo salvaguarde-se quetem tudo OK, que não é nada que esteja ao seu alcance... Como seja o esgoto devidamente desentupido... Máquina bem instalada,...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcv

    A máquina tem seis anos, mas nunca funcionou bem (embora não tão mal como agora). Uma pergunta naba: como verifico se o esgoto está entupido? Eu tenho lavado na temperatura habitual: 50 graus. De frisar que, no final da lavagem, a máquina não tem água no fundo, apenas a louça está mal lavada e o fundo e o filtro estão bastante engordurados e com restos de comida.
  3.  # 9

    Eu nunca descontei uma máquina dessas, as de lavar já lhe vi o interior já percebo mais ou menos...

    Nessa não sei como funciona toda a movimentação da água... Pode haver aí um problema...

    Bem como pode haver um problema de temperatura... Imagine que a máquina para lavar usa água quente... A gordura dissolve e tenta sair... Mas depois se por algum motivo a placa elétrica não manda aquecer a água que se segue, isso pode significar que toda a gordura com a água fria passa para estado sólido e fica retida no filtro quando essa água tenta ser despejada...

    Era melhor um técnico ver isso... Mas que assumam que a máquina fique a lavar bem...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
  4.  # 10

    Colocado por: mcvEu tenho lavado na temperatura habitual: 50 graus


    O problema das máquinas super ecológicas é que os fabricantes se esquecem que elas de fazer outras coisas além de poupar água e luz, como por exemplo, lavar a louça.

    Na minha LG tenho de utilizar o programa intensivo, portanto o mais forte, quente (70 graus) e menos ecológico/poupado, e mesmo assim os resultados não são brilhantes. O programa eco é bonito no papel e na hora da compra, mas não lava nada e trabalha a 65 graus.

    Essas lavagens a 50 graus devem ser mesmo boas para fazer essa emulsão de água e gordura que se vê nas fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
    • mcv
    • 21 junho 2017

     # 11

    Colocado por: ClioII

    O problema das máquinas super ecológicas é que os fabricantes se esquecem que elas de fazer outras coisas além de poupar água e luz, como por exemplo, lavar a louça.

    Na minha LG tenho de utilizar o programa intensivo, portanto o mais forte, quente (70 graus) e menos ecológico/poupado, e mesmo assim os resultados não são brilhantes. O programa eco é bonito no papel e na hora da compra, mas não lava nada e trabalha a 65 graus.

    Essas lavagens a 50 graus devem ser mesmo boas para fazer essa emulsão de água e gordura que se vê nas fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcv


    Por acaso hoje andei a ver máquinas e, concordando consigo, inclinei-me mais para máquinas menos ecológicas, não pelo preço, mas exactamente pelas razões que invoca. Por curiosidade, vi hoje uma LG que custava 700 euros e, se me diz que a juntar a este "belo" preço está uma lavagem fraca, ainda mais razão me dá...
  5.  # 12

    Colocado por: mcv

    Por acaso hoje andei a ver máquinas e, concordando consigo, inclinei-me mais para máquinas menos ecológicas, não pelo preço, mas exactamente pelas razões que invoca. Por curiosidade, vi hoje uma LG que custava 700 euros e, se me diz que a juntar a este "belo" preço está uma lavagem fraca, ainda mais razão me dá...



    Eu não digo que todas as LG lavem mal, não tenho base para afirmar tal, digo que a MINHA e a dos meus PAIS (igualzinha) lavam mal, mas pode ter sido aquele modelo ou aquela geração (a máquina terá uns 10 anos).
    • TZW
    • 21 junho 2017

     # 13

    Criei um tópico para tentar perceber algumas patologias em maquinas funcionais mas pouco.
    https://forumdacasa.com/discussion/49933/detergente-mll/
    Se puderem contribuir com os vossos dados talvez ajude alguém...
    • ik
    • 21 junho 2017

     # 14

    Tenho uma com o interior igual a esse e lava razoavelmente

    Experimente a meio da lavagem abrir a porta e veja a que temperatura está a água! Tem que estar bem quente, se não estiver pode ser esse o problema

    Pode também experimentar colocar no nível mais quente sem ser o eco e veja a diferença
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 15

    Colocado por: mcv

    Por acaso hoje andei a ver máquinas e, concordando consigo, inclinei-me mais para máquinas menos ecológicas, não pelo preço, mas exactamente pelas razões que invoca. Por curiosidade, vi hoje uma LG que custava 700 euros e, se me diz que a juntar a este "belo" preço está uma lavagem fraca, ainda mais razão me dá...



    Experimente usar a sua máquina nos programas mais fortes a ver o que acontece.
  7.  # 16

    Colocado por: mcvNas fotos mostro como fica no final do ciclo.

    Não sou técnico, mas indo pelo senso comum isso parece mesmo não estar a conseguir dissolver a gordura, pelo que concordo com as sugestões feitas para verificar se a máquina está a aquecer a água.
    Não sei se faz muito sentido haver algum problema no escoamento da água, pois desconfio que a maior parte das máquinas mais modernas tem sistemas para detetar isso. A minha LG com 10 anos tem de certeza. Não haver água no final não garante nada pois a máquina poderia ser capaz de a secar. Mas para a loiça ficar mal lavada a água suja teria de subir acima do nível do aspersor inferior, e aí já me parece que pode ser água a mais para a máquina secar. Na minha máquina dá bem para ver se é esse o problema. Basta iniciar um programa, tipo pré-lavagem, e abrir a máquina quando já se houve a água a entrar (a minha máquina pára logo) para se ver a água no fundo. Desligando a máquina e voltando a iniciar um programa, a 1ª coisa que ela faz é extrair a água, o que se ouve. Quando esse som pára é voltar a abrir a máquina para ver se há água ou não no fundo.

    Colocado por: mcvTodos os meses, sem falhar. O tipo de resposta/ajuda que deu era dispensável.

    Pois eu em 10 anos nunca fiz e não sinto falta nenhuma. Se a loiça no fim está lavada não vejo razão para a máquina não estar também. Essa para mim é como o anticalcário nas MLR, que muitas marcas até "desrecomendam".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
    • mcv
    • 22 junho 2017

     # 17

    Colocado por: mhpinto
    Não sou técnico, mas indo pelo senso comum isso parece mesmo não estar a conseguir dissolver a gordura, pelo que concordo com as sugestões feitas para verificar se a máquina está a aquecer a água.
    Não sei se faz muito sentido haver algum problema no escoamento da água, pois desconfio que a maior parte das máquinas mais modernas tem sistemas para detetar isso. A minha LG com 10 anos tem de certeza. Não haver água no final não garante nada pois a máquina poderia ser capaz de a secar. Mas para a loiça ficar mal lavada a água suja teria de subir acima do nível do aspersor inferior, e aí já me parece que pode ser água a mais para a máquina secar. Na minha máquina dá bem para ver se é esse o problema. Basta iniciar um programa, tipo pré-lavagem, e abrir a máquina quando já se houve a água a entrar (a minha máquina pára logo) para se ver a água no fundo. Desligando a máquina e voltando a iniciar um programa, a 1ª coisa que ela faz é extrair a água, o que se ouve. Quando esse som pára é voltar a abrir a máquina para ver se há água ou não no fundo.


    Pois eu em 10 anos nunca fiz e não sinto falta nenhuma. Se a loiça no fim está lavada não vejo razão para a máquina não estar também. Essa para mim é como o anticalcário nas MLR, que muitas marcas até "desrecomendam".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcv

    Fiz como sugeriu e a máquina drena a água antes de iniciar um programa novo.
  8.  # 18

    Colocado por: mcvFiz como sugeriu e a máquina drena a água antes de iniciar um programa novo.

    Então não deve haver entupimento. E conseguiu perceber se a água aquece?
  9.  # 19

    Colocado por: mcvapenas a louça está mal lavada e o fundo e o filtro estão bastante engordurados e com restos de comida.

    Para além da possibilidade de haver entupimento do filtro, aí só alguém especializado para confirmar, limpe a loiça com os guardanapos de papel, usados durante a refeição, a ponto de esta parecer semi limpa, antes de a colocar na máquina. Também pode substituir o detergente, para além de limpar o filtro, periodicamente.
    Nunca deve colocar a loiça com restos de comida. Isso é impensável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
    • mcv
    • 23 junho 2017 editado

     # 20

    Colocado por: maria rodrigues
    Para além da possibilidade de haver entupimento do filtro, aí só alguém especializado para confirmar, limpe a loiça com os guardanapos de papel, usados durante a refeição, a ponto de esta parecer semi limpa, antes de a colocar na máquina. Também pode substituir o detergente, para além de limpar o filtro, periodicamente.
    Nunca deve colocar a loiça com restos de comida. Isso é impensável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcv

    Eu não ponho loiça com restos de comida na máquina, pois passo uma esponja nos pratos antes de os colocar; no máximo, pode ir algum resto de molho no prato, mas nunca restos de alimentos sólidos.
    Nunca lavo tachos na máquina. Quanto à limpeza do filtro, tem sido a minha sina após todas as lavagens, infelizmente. Só me resta trocar o detergente e verificar se a água aquece, como sugerido. Assim que tiver novidade digo.
 
0.0222 seg. NEW