Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Desde já agradeço o Vosso apoio e sugestões.

    Necessito de substituir o exaustor de cozinha.

    Gostava de instalar um novo modelo de melhor eficiência (energética e do filtro de gordura) e com boa capacidade de extração, se possível, um novo modelo do tipo chaminé.

    Logo à partida, o problema que verifico na atual instalação é que a entrada do tubo de ligação da conduta de ar do prédio está muito baixa, a cerca de 29 cm de base do exaustor.

    Os modelos do tipo telescópicos/integráveis com apenas 14 cm de altura que encontro são todos pouco eficientes (possivelmente devido à altura) e têm uma capacidade de extração inferior a 500 m3/h.

    O modelo com capacidade de extração acima do 500m3/h com a menor altura da entrada do tubo de extração de ar que encontro nas lojas é o TEKA CNL-6815 PLUS, mas ainda assim, fica a 23cm (14+9) de altura.

    Cumprimentos,
    Sérgio Sousa
      CNL-6815 technical_draw_026.E.121153.png
      cozinha.jpg
      exaustor_2.jpg
    • TZW
    • 16 junho 2017 editado

     # 2

    29 parece perfeito, dá praticamente uma curva a 90º, qual é o problema?
    Se a tubagem de extração não é independente e tem aspiração central deveria colocar uma hotte apenas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ssdomum
      c90.jpg
  2.  # 3

    O problema é mesmo a curva de 90º logo à saída do exaustor, provoca uma perda de carga estúpida, uma ruideira enorme e má extracção.
    Concordam com este comentário: TZW
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ssdomum
    • TZW
    • 17 junho 2017

     # 4

    Colocado por: ClioIIO problema é mesmo a curva de 90º logo à saída do exaustor, provoca uma perda de carga estúpida, uma ruideira enorme e má extracção.
    Concordam com este comentário:TZW

    Concordo mas também não diria assim tão agressivamente, mas é fácil testar, vai ao antigo e faz uma curva a 90º só para ter uma ideia, depois imagina na proporção, o novo na velocidade inferior ou media deve ser de caudal semelhante à maxima do atual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ssdomum
  3.  # 5

    Colocado por: TZWmas também não diria assim tão agressivamente


    Infelizmente sei-o por experiência própria... :) Na casa dos meus pais, então, é uma coisa absolutamente terrível: uma curva a 90 graus à saída do exaustor em direcção à parede seguida de um joelho para cima. Muito barulho, muito pouca tiragem, o envelhecimento do material (armário) por cima é acentuadíssimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ssdomum
  4.  # 6

    Em relação ao barulho, é mais forte quando tenho a porta do móvel aberta.

    A porta do móvel por cima do exaustor realmente está mais amarelada que as restantes.

    Se bem entendi, não ganho nada em optar pelo CNL-6815 PLUS (máx. de 730m3) com 23cm de altura, pois o que perco na capacidade de extração com o aumento de 9 cm de altura, vai dar no mesmo que optar pelo CNL-6415 PLUS (máx 385m3) com 14cm de altura, é isso?

    Tenho outras opções?

    Se passar para um modelo de 90cm de largura, que até seria interessante para pode colocar um robot de cozinha ao lado da placa do fogão, afastando mais a entrada do tubo de ar do exaustor da entrada do tubo de ligação da conduta de ar do prédio, ganho alguma coisa?

    E a hipótese mais radical, de tapar a atual entrada na parede e apanhar a conduta do tubo mais acima, será possível?

    Agradeço todos os Vossos comentários,
    SS
      20170403_215851.jpg
    • TZW
    • 17 junho 2017

     # 7

    Colocado por: ClioII

    Infelizmente sei-o por experiência própria... :) Na casa dos meus pais, então, é uma coisa absolutamente terrível: uma curva a 90 graus à saída do exaustor em direcção à parede seguida de um joelho para cima. Muito barulho, muito pouca tiragem, o envelhecimento do material (armário) por cima é acentuadíssimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ssdomum

    Tenho a sensação que isso se deve mais a fugas do que propriamente à curva, já o testou com o tubo a direito, o ruido costuma sair no ponto aberto. Pode isolar o tubo, quanto à perda de carga, só vendo um gráfico ou com cálculos para cada modelo, depende do caudal.
  5.  # 8

    Colocado por: TZWe deve mais a fugas do que propriamente à curva, já o testou com o tubo a direito, o ruido costuma sair no ponto aberto. Pode isolar o tubo, quanto à perda de carga, só vendo um gráfico ou com cálculos para cada


    Fuga no flexível não tem. Quanto ao resto, era preciso partir meia casa para ver como está toda a conduta. Não vai acontecer. :) Mas digo-lhe que os meus pais têm outra casa onde a conduta do exaustor vem completamente a direito e "nasce" com pouca curvatura junto à sanca da cozinha. Qualquer exasutor "foleiro" tem um desempenho exemplar ali. :)
    • TZW
    • 19 junho 2017

     # 9

    Colocado por: ClioII

    Fuga no flexível não tem. Quanto ao resto, era preciso partir meia casa para ver como está toda a conduta. Não vai acontecer. :) Mas digo-lhe que os meus pais têm outra casa onde a conduta do exaustor vem completamente a direito e "nasce" com pouca curvatura junto à sanca da cozinha. Qualquer exasutor "foleiro" tem um desempenho exemplar ali. :)

    Se ambos tiverem exaustão central com tiragem diferente é o bastante para notar diferenças para além, das curvas, mas concordo, uma curva é sempre um bloqueio.
  6.  # 10

    Colocado por: TZW
    Se ambos tiverem exaustão central com tiragem diferente é o bastante para notar diferenças para além, das curvas, mas concordo, uma curva é sempre um bloqueio.
    .

    Compreendo, mas essa questão não se coloca no caso. Estamos a falar de duas moradias, ambas de cave, R/C e 1ºandar, com cozinha no R/C. Até o comprimento total das condutas é semelhante. O desempenho dos exaustores é da água para o vinho, residindo a diferença assinalável no traçado da conduta.
  7.  # 11

    boa tarde cara,

    voce 1º tem que fazer esse calculo aí.
      Teste.jpg
  8.  # 12

    "E a hipótese mais radical, de tapar a atual entrada na parede e apanhar a conduta do tubo mais acima, será possível?"
    • TZW
    • 20 junho 2017

     # 13

    Colocado por: ssdomum"E a hipótese mais radical, de tapar a atual entrada na parede e apanhar a conduta do tubo mais acima, será possível?"

    Se achar que justifica, por norma tudo é possível. Já agora, o que é que cozinham num fogão que um simples exaustor não consegue aspirar os respetivos cheiros/vapores?
  9.  # 14

    por exemplo, peixe grelhado!
    • TZW
    • 21 junho 2017

     # 15

    Colocado por: ssdomumpor exemplo, peixe grelhado!

    Pois, com o S.João à porta lembrei-me das sardines, mas essas coisas desde pequeno eram feitas no exterior e não associo a fogão/bancada, mesmo com boa tiragem acho que o cheiro espalha sempre, faz parte! Mas se fechar a porta da cozinha(esta tiver borrachas de vedação), tiver uma entrada de ar do exterior na cozinha, por pouco que aspire o ar vai ter que sair por ai, se a cozinha tiver 30m3 um aparelho com 300m3/h após grelhar em 10mnts renova o ar da cozinha por completo. Use um grelhador daqueles que fazem menos fumo. Se expelir com muito caudal cheiros de peixe grelhado para a tubagem do prédio e esta não for larga o suficiente para não criar pressão é possível que os seus vizinhos lhe vão bater à porta, não seja mais para saber se dá para mais um :)
 
0.0125 seg. NEW