Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, recentemente fui morar para o sótão de uma casa.
    É impecável, só que o calor tem andado a fazer se sentir bastaste. O tecto e a parede ficam bastante quentes. Mesmo abrindo as janelas, a casa fica abafada. A ventoinha so resolve durante algum tempo, pois começa a ventilar o ar quente.
    Gostaria de saber se têm alguma ideia para que consiga arrefecer a casa de forma economica.

    Ps: se for um dia de muito calor, nao consigo arrefecer a casa durante a noite, mantem se muito abafada. Ou seja o calor demora imenso tempo a dissipar se.

    Obrigada
  2.  # 2

    adquira e instale um aparelho de ar condicionado.
  3.  # 3

    Criar corrente de ar abrindo as janelas.
    Abrir tudo nas horas de menos calor e fechar nas de calor mais intenso.

    Isolamento?
    Há algum?
    Se não tiver talvez algum forista lhe indique como fazer utilizando materiais adequados.
  4.  # 4

    Nao sei se existe algum tipo de isolamento. Teria de falar com o senhorio. O problema é que por mais que eu abra as janelase a porta, a casa continua quente. Por causa das paredes que permanecem quentes
  5.  # 5

    Os meus pais tem um sótão que arranjaram (há mais de 20 anos) para arrumações, mas fazia-se de lá um quarto sem grandes problemas de temperatura!

    Logo debaixo da telha (preso entre as vigas) levou placas de esferovite com cerca de 2-3cm, e depois levou placas de cortiça com sensivelmente a mesma espessura. Depois para o acabamento foi forrado com madeira. Tem 2 janelas, para circular o ar.

    De inverno é apenas fresco, e de verão é morno! Tem melhor isolamento que algumas divisões da casa que chegam a ser muito frias de inverno e abafadas no verão :P
  6.  # 6

    Joana, isso só lá vai com um AC, e acredite que são económicos.
  7.  # 7

    Se lá fora estiverem 35 graus e dentro de casa estiverem 34 graus, não tem muitas alternativas.
    A mais lógica é colocar ar condicionado (neste caso, um bom isolamento térmico permitirá poupança de energia).
    Outra hipótese é regar (pulverizar com água) o telhado e paredes exteriores mais quentes (porque a evaporação provoca um arrefecimento). Mas esta solução rudimentar não é tão eficaz como o AC.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Quero só deixar uma nota sobre o ar condicionado e o seu uso.

    A maioria das pessoas põe o ar condicionado regulado para temperuras extremas.

    No Inverno 30°C para andarem de T-shirt.
    No Verão,para temperuras que se fossem sentidas no Inverno, regulavam o aparelho para 30°C!!!

    Isto vê-se e sente-se muito nas lojas e centros comerciais.


    Manter os filtros limpos é importante para evitar alergias respiratórias.

    Morei num duplex quando era pequeno e o calor era muito no meu quarto que ficava em cima.Os meus pais instalaram Ar Condicionado.Era supostamente só para o Verão mas comecei a usar no Inverno.Gastos e gastos supérfluos.

    No Inverno,na minha presente casa, não tenho nenhum sistema de aquecimento.Basta dormir com lençóis polares.
  9.  # 9

    EU tenho os AC regulados para:
    No Verão 26ºC
    No inverno, 19-21ºC ( depende....)

    Durante a noite.. quando estamos a dormir, estão desligados.
    Normalmente estão desligados:
    Inverno - 23:00- 07:00h, depois durante o dia depende dos dias...so se ligam se estiver mesmo frio e não houver ganhos solares.
    Verão - 22:00/23:00 - 10:00h... depende se houve arrefecimento nocturno... se o dia não está demasiado quente, se temperaturas exteriores acima de 30ºC, é dificil não ter de ligar o AC.

    NOTAS:
    No Verão com temperaturas interiores acima dos 26ºC, é dificil não ligar o AC.
    No Inverno, com temperaturas interiores abaixo dos 17ºC, idem...


    O local é HABITADO PRATICAMENTE AS 24H DO DIA.
  10.  # 10

    Ainda não disse uma coisa: esse sítio para onde foi habitar é arrendado ou comprou-o? Se comprou, conta ficar aí muitos anos? Se a resposta à última pergunta é "sim", então invista em isolamento térmico para além da climatização. Poupará em energia no longo prazo, além de ganhar em conforto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Colocado por: ClioIIAinda não disse uma coisa: esse sítio para onde foi habitar é arrendado ou comprou-o? Se comprou, conta ficar aí muitos anos? Se a resposta à última pergunta é "sim", então invista em isolamento térmico para além da climatização. Poupará em energia no longo prazo, além de ganhar em conforto.


    algures a meio do texto fala em senhorio...pelo que deve ser aluguer!
  12.  # 12

    Colocado por: loverscout

    algures a meio do texto fala em senhorio...pelo que deve ser aluguer!

    .
    Tem razão, falhou esse post.

    O melhor, nesse caso, é um AC portátil que depois possa levar embora.

    Estou solidário com a Joana: o meu primeiro arrendamento (e único) também foi um estúdio numas águas furtadas. Muito frio de inverno e muito calor no verão...
  13.  # 13

    No meu trabalho quando os AC são ligados estão nos 20º, seja Inverno ou seja Verão.
  14.  # 14

    Colocado por: ClioII
    O melhor, nesse caso, é um AC portátil que depois possa levar embora.

    Isso , é um aparelho que sinceramente nem vale a pena considerar...
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso , é um aparelho que sinceramente nem vale a pena considerar...


    Para umas águas furtadas de ocupação temporária não vejo solução muito melhor.

    Porque diz isso, Pedro?
  16.  # 16

    Porque já tive um coiso desses.... da Delonghi... Agora não sei como são os modelos, mas os de há 15 anos atras era um terror, além de ter de manter uma "porta aberta" para o tubo de extracção de ar.
    Também podem ler aqui uma opinião
    https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/dicas/casa-fresca-com-pouco-ar-condicionado
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasPorque já tive um coiso desses.... da Delonghi... Agora não sei como são os modelos, mas os de há 15 anos atras era um terror, além de ter de manter uma "porta aberta" para o tubo de extracção de ar.
    têm pouca potencia e fazem uma barulheira descomunal.

    Nunca será solução para um sótão com grandes necessidades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasPorque já tive um coiso desses.... da Delonghi... Agora não sei como são os modelos, mas os de há 15 anos atras era um terror, além de ter de manter uma "porta aberta" para o tubo de extracção de ar.
    Também podem ler aqui uma opinião
    https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/dicas/casa-fresca-com-pouco-ar-condicionado



    Sei isso tudo. O problema da janela aberta é o pior, pois deixa entrar o calor novamente. Isso só mesmo usando uma adaptação ou abrindo um buraco circular no vidro (um vidro simples é fácil de repôr no dia em que se entregar a casa ao senhorio).

    De resto, não vejo como razoável instalar um AC split numa casa que é para largar em 2 ou 3 anos no máximo (que é o que costuma acontecer neste tipo de águas furtadas).
    • eu
    • 20 junho 2017

     # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesNo meu trabalho quando os AC são ligados estão nos 20

    20 graus no Verão é demasiado baixo. Até é pouco saudável...
    Concordam com este comentário: Palhava
  19.  # 20

    Sim!A aposta é manter a temperatura constante e suportável.

    Os meus pais nesse duplex T5 pagam cerca de 300€ de electricidade por mês!É um dispendio energético exorbitante.Só moram 3 pessoas.

    Mas como é que os idosos aceitam ir viver para uma casa mais pequena?É ali que têm todo o seu mundo...
 
0.0186 seg. NEW