Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Há muito que leio informação neste fórum, mas é a primeira vez que participo.

    A minha questão é a seguinte: Adquiri recentemente, e estou a remodelar, um apartamento construído no início dos anos 80. O edifício tem instalado um sistema de vídeo-porteiro, com monitores a preto e branco, da Comelit. É um sistema com 6 ou 7 fios (creio) + cabo coaxial.
    O meu monitor não está a funcionar devidamente (acende mas na maior parte das vezes não dá imagem, e quando dá, demora bastante a aparecer, o que torna o monitor inútil. O áudio funciona. Tanto quanto sei, é problema apenas do meu terminal, creio que no resto do edifício está tudo funcional.
    Como além de não funcionar, é um modelo com um design mais que obsoleto e bastante volumoso, pensei na hipótese de trocar para um sistema moderno. Algo pequeno, estético, e mãos livres.

    Aqui começa a minha saga: Como não há (ou não havia) normas sobre os sistemas e cablagens de vídeo-porteiros, parece que cada fabricante faz à sua maneira, e de várias maneiras. Portanto, como o sistema de n fios + coaxial é bastante antigo, é difícil arranjar equipamentos para este.

    Contactei a Contera (representante da Comelit em Lisboa), que me disse que não tinha solução, só trocando para apenas telefone. A Comelit UK deu-me a mesma resposta. A NJD (representante no Porto), deu-me uma solução, mas muito cara (mais de 400€, sem envio e montagem) e que não é um sistema de mãos livres (julgo ser algum modelo descontinuado da Comelit que ainda tenham em stock, daí a resposta diferente).

    A minha questão é: Há alguma possibilidade de compatibilidade com equipamentos de outras marcas? Numa pesquisa rápida, vi que a Urmet tem sistemas de n fios + coaxial, mas não sei se apenas são compatíveis com os sistemas da mesma marca.

    PS: Tenho sempre a hipótese de tentar reparar o meu monitor, ou de comprar um igual usado a funcionar (que por sorte, consegui encontrar), mas não é a solução ideal. Será a minha solução se não conseguir encontrar um sistema mãos livres a um preço, vá, razoável ;)

    Obrigado desde já pela atenção.
  2.  # 2

    Alguém?
  3.  # 3

    Pode sempre colocar um video-porteiro digital (julgo serem quase todos, hoje em dia) que usa apenas um par de condutores. Os outros corta e ignora.
  4.  # 4

    Colocado por: MikeMelgaPode sempre colocar um video-porteiro digital (julgo serem quase todos, hoje em dia) que usa apenas um par de condutores. Os outros corta e ignora.


    Não pode, é um apartamento em prédio de várias fracções.
    Concordam com este comentário: Wolfchild
  5.  # 5

    O mais em conta deve ser a utilização de um equipamento identico usado. se a sua carcaça estiver em melhores condições aproveite-a e mude somente o miolo.
  6.  # 6

    Julgo que os sistemas, de fabricante para fabricante, não eram assim tão diferentes entre si. Procure um electricista "da velha guarda" que tenha trabalhado muito com esses equipamentos. Com jeitinho ainda encontra alguma coisa compatível de outro fabricante (BPT, Elvox, Farfisa, Tegui, etc...). Outra hipótese é tentar reparar esse.
  7.  # 7

    Obrigado pelas sugestões.

    Eu consigo encontrar um equipamento igual ao meu para o trocar, e claro que há a hipótese de tentar reparar, mas o que gostaria era de facto de usar um equipamento digital (aqueles monitores fininhos com altavoz/ mãos livres que existem agora), mas para colocar um desses, teria com certeza que ter alguma espécie de interface que recebesse os sinais das cablagens existentes e os transformasse em digital para o monitor. É isso que não sei se existe.
    • TZW
    • 22 junho 2017 editado

     # 8

    Essas reparações devem passar pelo condomínio. Compatibilidade 100% é complicado, pode funcionar mas afetar os restantes, quando as próprias marcas não fazem nenhuma recomendação compatível com modelos da própria marca é melhor substituir por igual ou enviar para representante para verificar se tem reparação. Lembre-se que a fonte de alimentação do equipamento é comum/condomínio e se decidirem mudar os equipamentos o seu também será removido, não sei o contexto legal mas apesar de estar no interior a meu ver é um equipamento de gestão do condomínio.
  8.  # 9

    Colocado por: ClioII
    Não pode, é um apartamento em prédio de várias fracções.


    Ahhhh.... não tinha lido isso (li só na diagonal)
  9.  # 10

    TZW, também não sei o enquadramento legal, mas acredito que o equipamento em si é da minha responsabilidade, visto estar no interior do apartamento. Claro que não posso fazer nada na instalação que afecte o funcionamento da restante. Do pouco ou nada que percebo disto, acho que não só a alimentação, mas todos os fios passam por todos os apartamento (inclusive, no interior do meu nicho que alberga o monitor, existem fios que apenas passam mas a nada ligam no meu apartamento).
    Sei que pelo menos 1 ou 2 vizinhos já mudaram os seus equipamentos interiores. Um deles trocou por um modelo da Comelit, mas já foi há 8 anos, não é um modelo mãos livres e já foi descontinuado. Se não arranjar um sistema mãos livres, excepto se o preço for parecido, então compro uma unidade igual à de origem... para gastar mais dinheiro, que seja para ficar satisfeito :)

    Sei que corro o risco de um dia decidirem trocar todo o sistema e o meu monitor ser também trocado... são riscos que se correm.
    • TZW
    • 22 junho 2017

     # 11

    Colocado por: WolfchildTZW, também não sei o enquadramento legal, mas acredito que o equipamento em si é da minha responsabilidade, visto estar no interior do apartamento. Claro que não posso fazer nada na instalação que afecte o funcionamento da restante. Do pouco ou nada que percebo disto, acho que não só a alimentação, mas todos os fios passam por todos os apartamento (inclusive, no interior do meu nicho que alberga o monitor, existem fios que apenas passam mas a nada ligam no meu apartamento).
    Sei que pelo menos 1 ou 2 vizinhos já mudaram os seus equipamentos interiores. Um deles trocou por um modelo da Comelit, mas já foi há 8 anos, não é um modelo mãos livres e já foi descontinuado. Se não arranjar um sistema mãos livres, excepto se o preço for parecido, então compro uma unidade igual à de origem... para gastar mais dinheiro, que seja para ficar satisfeito :)

    Sei que corro o risco de um dia decidirem trocar todo o sistema e o meu monitor ser também trocado... são riscos que se correm.

    Se injetarem voltagens superiores na cablagem e lhe queimarem o equipamento vai substituir do seu bolso? Que controlo tem sobre o sistema? Não me parece ser da sua responsabilidade garantir o bom funcionamento do videoporteiro. Se interferir no sistema e afetar os outros podem lhe imputar os custos por ter mexido na cablagem. As derivações deviam estar em caixas no átrio do piso e só entrar o seu cabo. Se conseguir um modelo compatível recomendado pelo fabricante desse e para esse sistema penso que não terá problemas com o condomínio. Inventar nas partes comuns não é boa ideia.
  10.  # 12

    Se injectarem voltagens diferentes à instalação e me danificarem o equipamento é outra história, mas acredito que o equipamento pifou pelos anos de uso... já comprei assim. Claro que o que colocasse teria que ser compatível com o sistema que lá está. As voltagens e o numero de fios / sinal que cada fio transporta já sei que varia, por isso é que estou a tentar informar-me devidamente para arranjar algo compatível.
    Parece-me bastante dificil conseguir a solução que gostaria, mas quero explorar a hipótese antes de simplesmente comprar outro mono enorme igual ao que lá tenho :)
  11.  # 13

    Apesar de que, na verdade, é estranho não existirem sistemas universais (com interfaces, adaptadores, moduladores etc)... devem haver muitos casos de avarias isoladas de monitores de sistemas antigos, é provável que existisse um mercado interessante para estes produtos... É que a resposta quando um monitor avaria e já não existe parece ser colocar apenas telefone (parece-me que essa solução é mais ou menos universal)
    • TZW
    • 22 junho 2017

     # 14

    Colocado por: WolfchildApesar de que, na verdade, é estranho não existirem sistemas universais (com interfaces, adaptadores, moduladores etc)... devem haver muitos casos de avarias isoladas de monitores de sistemas antigos, é provável que existisse um mercado interessante para estes produtos... É que a resposta quando um monitor avaria e já não existe parece ser colocar apenas telefone (parece-me que essa solução é mais ou menos universal)

    Imagine o sarilho que é descobrir a causa de certas falhas num sistema desses instalado em vários andares, agora imagine com um modelo diferente em cada habitação. Refiro-me a interferências em alguns monitores, falhas no sistema de voz noutros...nada de 100% avariado. Se forem da mesma marca há um esquema e lá se vai medindo valores, testando equipamentos, etc, se aparecem equipamentos desconhecidos, um aqui outro ali, só dava garantia com um sistema todo novo.
    Concordam com este comentário: Wolfchild
  12.  # 15

    Isso é verdade, mas imagine que um inquilino parte a sua unidade interior por acidente... e a marca já não tem nada compatível... ou pior, a marca já não existe... à conta disso o edifício inteiro tem que trocar o sistema instalado? Até percebo que a ideia agrade aos fabricantes, mas para o consumidor.....

    Também concordo que os derivadores de piso e toda a cablagem comum deveriam estar nas zonas comuns, e que a instalação fosse feita de modo a que, fosse o que fosse que um inquilino fizesse dentro de sua casa, não pudesse afectar os outros... mas, pelo menos dantes, aparentemente, não era assim e não deveria existir nada a regulamentar estas instalações... e agora na prática devem existir inúmeros edifícios com este tipo de instalação e sujeitos a este tipo de problemas....
    • TZW
    • 22 junho 2017

     # 16

    Colocado por: WolfchildIsso é verdade, mas imagine que um inquilino parte a sua unidade interior por acidente... e a marca já não tem nada compatível... ou pior, a marca já não existe... à conta disso o edifício inteiro tem que trocar o sistema instalado? Até percebo que a ideia agrade aos fabricantes, mas para o consumidor.....

    Também concordo que os derivadores de piso e toda a cablagem comum deveriam estar nas zonas comuns, e que a instalação fosse feita de modo a que, fosse o que fosse que um inquilino fizesse dentro de sua casa, não pudesse afectar os outros... mas, pelo menos dantes, aparentemente, não era assim e não deveria existir nada a regulamentar estas instalações... e agora na prática devem existir inúmeros edifícios com este tipo de instalação e sujeitos a este tipo de problemas....

    Se o inquilino parte a sua unidade a resolução deveria continuar a cargo do condomínio, podendo este não assumir os custos pelo facto de se dever a má utilização.
    É o mesmo que partir as teclas/espelhos das escadarias entre outras coisas.
    Se o condomínio se recusar a reparar também está no seu direito de recusar a substituição integral da instalação do edifício se o seu funcionar bem.
    Acho que é apenas uma questão de bom senso de ambas as partes e ninguém olhar para o seu próprio umbigo.
    Isto e exaustores é um drama comum por serem equipamentos interiores ligados a instalações comuns exteriores.
    Imagine esses equipamentos como a caixilharia, uma parte está no interior, até pode mudar a cor mas a outra está no exterior, imagine como um todo e fica enquadrado no mesmo sistema.
    Compreendo a sua questão, um comelite é um grande trambolho para os dias de hoje, se a sua comunidade também o achar poderá levar à reunião a questão de uma remodelação geral. Fora isso na primeira avaria que houver o técnico se encontrar equipamento não recomendado para esse sistema é bem capaz de lhe apontar o dedo e também não vai conseguir defender-se.
    No hard feelings!
  13.  # 17

    Na verdade contra mim falo, mas desconhecendo a lei, e por bom senso, diria que o equipamento avariado no interior do meu apartamento é responsabilidade minha... independentemente de já ter comprado a casa com ele avariado, mas isso para mim também não muda nada.

    Os exaustores também não sei o que terão a ver com o condomínio, as condutas até poderão ser colectivas (não deviam, mas muitas antigas são...), mas o exaustor é do inquilino. Também vou trocar o meu (estou a remodelar) e não vejo porque razão o condomínio deveria ter algo a ver com isso... janelas idem, são minhas, eu tenho é obrigação de manter a estética da fachada do edifício...

    Agora concordo consigo quando diz que, se eu arranjar uma solução para a minha unidade que afecte a restante instalação, a responsabilidade será minha. Julgo (posso estar errado) que nunca a minha unidade afectaria em definitivo a instalação, poderia era na pior das hipóteses ter que repor o que estava, funcionando bem ou não... mas sim, arrisco-me a deitar dinheiro para o lixo. E por isso é que me quero informar.

    O meu vizinho de cima trocou para uma unidade mais recente da Comelit (tanto quanto sei, comprada por ele) e falou-me num outro que tem 2 apartamentos interligados que têm até um par de unidades interiores ligadas por wi-fi... essas deverão ser mais recentes... tenho que tentar saber do que se trata.

    De qualquer modo, amanhã devo ter um electricista lá em casa para me dar opinião... Pode ter que acabar com a reparação do monitor, ou compra de um igual usado, que felizmente encontro ainda na net... Não é o que queria, mas se não encontrar uma solução como quero com garantia de que não terei problemas, então terei que me sujeitar ao que dá...
    • TZW
    • 23 junho 2017

     # 18

    Envie um email ao representante, se houver alternativa fiável eles dão-lhe a informação que precisa para o seu caso, envie o máximo de dados dos equipamentos instalados. Podem ter algum compatível mais atual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wolfchild
  14.  # 19

    Já o fiz... Só o representante no Porto diz ter algo (possivelmente stock antigo), mas não é mãos livres e fica muito caro. Para isso meto outro igual. A Contera (representante em Lisboa) e mesmo a Comelit UK não têm solução.
  15.  # 20

    Boa tarde para todos,

    Peço desculpa por desenterrar este tópico.

    Tenho também um desse vídeo porteiros da Comelit numa moradia. No que me diz respeito, as pessoas tocam no botão e deixou de tocar aqui em casa. O outro problema é que a protecção da objectivo do vídeo porteiro sendo de plástico, com o passar dos anos ficou todo rachado e já não se vê grande coisa dentro dos monitores de casa.

    Como não percebo nada disso, estava a equacionar a substituição por algo mais moderno. Como o do nosso colega, também deve ter fios visto que tem mais de 20 anos.

    O que me aconselham fazer?

    Para já, muito obrigado.
 
0.0208 seg. NEW