Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho azulejos daqueles muito velhos na casa de banho, e como o orçamento é pequeno, não vão dar para trocar e pensei em pintá-los com as tintas próprias da robbialac.

    Como se faz já sei, queria era saber a opinião se será durável ou se em 3 tempos a tinta irá descascar toda....


    Desde já o meu obrigado a todos :)
  2.  # 2

    Se aplicar a tinta indicada para esse tipo de trabalho e cumprir as indicações da ficha técnica, não têm problema. Já vi pinturas dessas com alguns anos e sem problemas. Geralmente os problemas aparecem porque os pintores limitam-se a mandar tinta para cima, sem limpar e desengordurar os azulejos.

    Um exemplo dessas tintas: Sotinco Tincolac
  3.  # 3

    eu optei por essa solução no projecto de uma cozinha e por enquanto está impecavel, sem riscos, não pode é andar a bater com objectos fortes e pontiagudos contra a parede.
  4.  # 4

    PauloCorreia,

    Obrigado pelo seu comentário :) Pelo que tenho lido as suas respostas são sempre muito úteis :)

    Pois o que eu li ( vou fazer nos 2 wcs ) foi que:

    Limpar e desengordurar com o produto próprio da marca;
    Limpar as juntas com o outro produto próprio;
    Aplicar Primário;
    Aplicar a Tinta;

    Será isto, certo? ( Já agora, pois não queria mesmo fazer asneiras )

    Sabe -me dizer já agora, se podemos comprar qualquer cor que se queira ou se há apenas algumas cores disponiveis no mercado? Quando andei a tentar pesquisar não ficou claro para mim, e como tinha pensado em castanho chocolate e uma parte laranja, ou eventualmente beje e uma faixa a castanho chocolate... Será que existe????

    No chão, pensei aplicar pavimento vinilico a imitar wengé???

    Que lhe parece? é resistente? Aguenta bem???

    O meu medo é ser uma zona mais húmida visto tratar-se de casa de banho....

    Fernando Gabriel,

    Objectos não, mas os salpicos de água é que me afligem.... Será que a água não vai descascar a tinta????
  5.  # 5

    não água não há problema, o único problema é o cuidado a ter para não bater nos azulejos com força ou com objectos mais ponteagudos
    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  6.  # 6

    Fernando Gabriel,

    Relativamente ao que eu perguntava acima ao paulocorreia, se souber algo eu agradecia também... :)
  7.  # 7

    o melhor será perguntar numa loja onde vai comprar a tinta, eles explicam tudinho, as tintas convem informar-se com um perito mesmo.
    mas penso que é como diz limpar muito bem o azulejo e se não me engano é esmaltar directamente, mas informe-se eu de tintas prefiro deixar mesmo com peritos :)
    em termos de cor pode colocar tudo se não estou em erro.

    pavimento de vinil é interessante facil de limpar e muito barato, mas tenha em atenção também a objectos que possam ser cortantes, opte por um com mais espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  8.  # 8

    Colocado por: ProencinhaNo chão, pensei aplicar pavimento vinilico a imitar wengé???

    Que lhe parece? é resistente? Aguenta bem???

    O meu medo é ser uma zona mais húmida visto tratar-se de casa de banho....


    Aguenta sem qualqeur problema, mas terá de deixar secar muito bem a betonilha, senão a humidade da betonilha fica retida e ....

    Colocado por: ProencinhaPois o que eu li ( vou fazer nos 2 wcs ) foi que:

    Limpar e desengordurar com o produto próprio da marca;
    Limpar as juntas com o outro produto próprio;
    Aplicar Primário;
    Aplicar a Tinta;

    Será isto, certo? ( Já agora, pois não queria mesmo fazer asneiras )

    Depois de escolher a tinta, siga à risca as indicações da ficha técnica

    PREPARAÇÃO DO SUPORTE
    No caso de superfícies revestidas a azulejo, estas devem apresentar-se secas, isentas de poeiras, gorduras e outros
    contaminantes. Recomenda-se uma lavagem da superfície com água e detergente por forma a remover gorduras
    existentes.

    SISTEMA DE PINTURA
    Sobre azulejo: aplicar uma ou duas demãos de primário Stop Manchas e duas demãos de Tincolac aplicadas com Mini-
    Rolo de Espuma Flocada.
    NOTA: Em alguns tipos de azulejo, com desenho muito marcado ou muito brilhantes, poderá eventualmente ser
    necessária a aplicação de uma 3ª demão de Tincolac.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  9.  # 9

    Paulocorreia:

    Aguenta sem qualqeur problema, mas terá de deixar secar muito bem a betonilha, senão a humidade da betonilha fica retida e ....


    Eu estava a pensar em aplicar directamente sobre o mosaico, visto que as não tem intervalos de juntas o que torna o pavimento todo liso e sem falhas...O que lhe parece?

    Fernando,

    Penso que a esspessura são 3 mm. Eu já estive com ele na mão, e pareceu-me já ter bastante espessura, o que lhe parece?

    Pois de facto, objectos cortantes não é lá muito boa ideia de facto, mas sendo mais ou menos barato, ou por outra fica mais barato que flutuante que seja " bom" que chegue para wc's, porque o que é aconselhado para wc's custa cerca de 50 € m2, pelo que tenho pesquisado....Daí esta opção :)
  10.  # 10

    Colocado por: ProencinhaEu estava a pensar em aplicar directamente sobre o mosaico, visto que as não tem intervalos de juntas o que torna o pavimento todo liso e sem falhas...O que lhe parece?

    Sem problema, mas fale com um aplicador

    Colocado por: Proencinha
    Penso que a esspessura são 3 mm. Eu já estive com ele na mão, e pareceu-me já ter bastante espessura, o que lhe parece?

    Pois de facto, objectos cortantes não é lá muito boa ideia de facto, mas sendo mais ou menos barato, ou por outra fica mais barato que flutuante que seja " bom" que chegue para wc's, porque o que é aconselhado para wc's custa cerca de 50 € m2, pelo que tenho pesquisado....Daí esta opção :)

    Também ninguém anda com facas na casa de banho e os vinilicos são utilizados em hospitais. E não têm 3mm, mas 2 ou 2.5mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  11.  # 11

    Proencinha,
    No Verão passado pintei os azulejos de uma casa de banho com a cor de castanho chocolate que você pretende. A marca foi a da Sotinco, afinada na loja deles (ao Prior Velho, em Lisboa).

    No mês passado apliquei vinilico a imitar carvalho numa cozinha.
    Não ficou nada mal - mas uma pessoa estranha, quando vê aquilo numa cozinha. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  12.  # 12

    se não tem juntas não vejo problema, é uma opção e acho que boa, não é o caso de facas nem nada disso, tem de ter é um pouco de cuidado com arrastar moveis, e outros objectos pesados ou mais aguçados, se não rasgar pode deixar marca riscar, é só acautelar isso de resto não há problema, eu até acho um material muito interessante, ando sempre a ver novas texturas e cores :)
    sim a espessura parece bem.
    lembrei-me agora pode colocar protecções que se colam nas bases dos moveis para proteger, eu faço sempre isso, mesmo em pavimentos de menor abrasão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  13.  # 13

    Os meus agradecimentos a todos, foram bastante uteis os vossos comentários, já fico com mais segurança no que vou fazer.

    A aplicação do pavimento vinilico, vou fazer mesmo eu, Paulocorreia :)

    Bem sei que á primeira vista pode parecer que talvez não devesse, mas o orçamento é baixo, já estive a ler como fazê-lo e pareceu-me relativamente simples, e já me habituei noutra casa que tive a lixar e pintar portas, a ajudar a partir paredes e reconstrui-las incluíndo pintura, despejar o entulho, trocar interruptores, montar candeeiros, montar móveis, toalheiros e varões de cortinados, retirar pedaços de canalização do móvel de wc para levar a quem soubesse soldar e voltar a recolocar, cortar madeiras e ajudar na montagem de um roupeiro de parede numa parede nada certa...

    Entre outras coisas :)


    Em caso de dúvidas, pois sim, sou Proencinha de Cristina Proença :)
  14.  # 14

    de nada :)
    agora é mãos à obra :)
    não há nada como meter a nossa propria mão em nossa casa, pode custar um pouco mas no final é uma excelente sensação :)
  15.  # 15

    Uma dica...

    Não recomendo Tinta da Robialac para azulejos.

    Vou contar a minha experiência. Há cerca de um ano pintei uma casa de banho com duas cores e para tal comprei a tinta no Leroy Merlin. Comprei uma lata de 4 litros azul claro e outra de apenas 1 litro da Robialac. A azul claro era de uma marca francesa não conhecida e muito mais barata que a Robialac. Na robialac o preço por litro era cerca de 50% mais caro, assim sendo tive algum receio na compra da tinta azul. No entanto como era a cor exacta que pretendia arrisquei. Grande surpresa ao verificar que a tinta mais barata é em tudo superior à da ROBIALAC. Tempo de secagem, aderência à parede, escorrimento nulo. Ficou impecável...Já a da Robialac....
    Mais uma vez vou ter de reparar as partes onde constantemente está a descascar!

    Fica aqui a minha experiência...Agora decida!
  16.  # 16

    Poeta rural,

    Será que me consegue indicar qual era a Tinta mais barata?
  17.  # 17

    Olá,

    Tenho acompanhado este forúm, tem questões bastante pertinentes e que me interessam bastante, uma vez que também estou prestes a iniciar remodelações.

    Uma delas diz respeito ao WC e cozinha, tenho pensado em alternativas aos azulejos e a primeira foi de facto pintar. Já me alertaram que o efeito final é excelente de inicio, mas que com o tempo pode começar a descascar. Nunca vi uma obra assim ao vivo, e portanto estou reticente.

    Descobri no entanto um material, mosaico vinilico autocolante, que também me pareceu uma solução para cobrir facilmente os azulejos. Alguém me sabe informar o comportamento deste material numa zona potencialmente húmida como um WC? Preocupa-me bastante a aplicação do material na parede da banheira, uma vez que estará em contacto com a água e vapores, não sei como será o comportamento da cola... desconfio, mas gostava de ouvir opiniões.

    Obrigada

    Sónia
  18.  # 18

    não conheço esse material, se é autocolante vai ter esse problema, vapor e cola/adesivo nunca deram-se bem
  19.  # 19

    Olá,

    Sónia,

    Penso que depende muito se a casa de banho é de facto muito ou pouco húmida...( Claro que todas são húmidas )

    Paulocorreia e restantes entendidos:

    Este fim de semana o meu Padrinho disse-me para utilizar o primário Todo o Terreno da Robbialac em vez do que existe para azulejos.

    Alguma opinião?
  20.  # 20

    Colocado por: ProencinhaEste fim de semana o meu Padrinho disse-me para utilizar o primário Todo o Terreno da Robbialac em vez do que existe para azulejos.
    Alguma opinião?


    Não conheço a gama da Robiallac, mas acho sempre má ideia não seguir as instruções do fabricante. raramente dá bom resultado
 
0.0262 seg. NEW