Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tenho um contrato de arrendamento prestes a terminar. É uma casa em boa localização no Porto e estou certo que o senhorio teria todo o interesse em aumentar o preço da renda para valores "turísticos" uma vez que o cenário mudou bastante nos últimos 5 anos.
    O contrato termina no final de Julho. Até agora não recebi qualquer notificação.
    Gostaria de saber, nos termos da lei se:
    - O contrato automaticamente renova após terminar ou se tenho que abordar o senhorio para renovar
    - Se o senhorio pode aumentar a renda para o valor que desejar e se sim, se o pode fazer na renovação ou se tem que fazer aviso prévio e se sim, com que antecedência.
    - Devo recear ser "despejado" sem notificação próximo da data?

    No contrato não encontro termos específicos. Consta: "vigora por 5 anos podendo ambas as partes denunciá-lo pela forma legal"; "contrato celebrado em regime de renda livre"; "actualização de renda anual de acordo com coeficiente INE";
    • size
    • 21 junho 2017

     # 2

    Não, não pode ser despejado pelo motivo que questiona.

    O contrato já se encontra, automaticamente, renovado por novo prazo, dado que o senhorio não se opôs à renovação com a antecedência que disponha, de 120 dias.
  2.  # 3

    Colocado por: sizeantecedência que disponha, de 120 dias.


    Mas são 4 meses. Significa então que, embora ainda faltando 1 mês e meio para terminar o contrato, já não é possível para o senhorio aumentar a renda para a renovação de contrato?
  3.  # 4

    Colocado por: mysterium

    Mas são 4 meses. Significa então que, embora ainda faltando 1 mês e meio para terminar o contrato, já não é possível para o senhorio aumentar a renda para a renovação de contrato?


    Correcto. Mas na maioria dos casos os contratos renovam-se por perídos de 1 ano e não 5.
    Isto é, à partida fica "garantido" no apartamento durante mais 1 ano.

    O que diz o contrato sobre isto ?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  4.  # 5

    Colocado por: marcoaraujoO que diz o contrato sobre isto ?


    Não diz nada, relativamente a prazos só aborda:
    "vigora por 5 anos podendo ambas as partes denunciá-lo pela forma legal"; "contrato celebrado em regime de renda livre"; "actualização de renda anual de acordo com coeficiente INE";
  5.  # 6

    Então se não diz nada é porque renova por mais 5 anos. Estás com sorte:


    Código Civil
    SUBSECÇÃO VII - Disposições especiais do arrendamento para habitação
    DIVISÃO II - Duração
    SUBDIVISÃO I - Contrato com prazo certo
    ----------
    Artigo 1096.º - (Renovação automática)

    1. Salvo estipulação em contrário, o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
    • size
    • 21 junho 2017

     # 7

    Colocado por: mysterium

    Mas são 4 meses. Significa então que, embora ainda faltando 1 mês e meio para terminar o contrato, já não é possível para o senhorio aumentar a renda para a renovação de contrato?


    São duas coisas distintas.

    Uma coisa, é a oposição à renovação automática do contrato que, no seu caso, o senhorio não concretizou no tempo devido.

    Outra coisa, é a actualização anual da renda, que continuará a poder ser feita por parte do senhorio, mediante os fatores de actualização, legalmente, estabelecidos por Portaria.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 8

    Colocado por: sizeOutra coisa, é a actualização anual da renda, que continuará a poder ser feita por parte do senhorio, mediante os fatores de actualização, legalmente, estabelecidos por Portaria.

    Certo, mas essa actualização não me preocupa. O que me preocupa é o senhorio aceitar a renovação mas com o valor do quase DOBRO da renda que é o valor que está a vigorar na zona que super inflaccionou com o turismo.
    • RCF
    • 21 junho 2017

     # 9

    Colocado por: mysteriumO que me preocupa é o senhorio aceitar a renovação mas com o valor do quase DOBRO da renda que é o valor que está a vigorar na zona que super inflaccionou com o turismo.

    Esse aumento só seria possível com um contrato novo. Mantendo-se o atual contrato em vigor, o aumento será o da atualização previsto por Portaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
 
0.0143 seg. NEW