Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, este é o meu 1ºpost e muito sinceramente não era bem assim que queria começar, mas as circunstancia fazem-me recorrer a sabedoria deste forum.

    Pois bem, a coisa de 1mês começaram a construir uma habitação junto a casa dos meus sogros que me deixou logo algumas duvidas da legalidade da mesma, mas como não tenho projecto da mesma nas mãos esperei para ver o que se ia passar e ontem ao visitar os meus sogros dei com a obra a todo o vapor e com ainda mais suspeitas com que estava, por causa dessas mesmas duvidas na segunda-feira passada ja o meu sogro foi a camara municipal para se queixar tendo pedido mesmo uma fiscalização da mesma obra.

    Mas como não percebo pevas de obras assim como não sei o que é legal ou não, suspeitas só, venho pedir aos entendidos do forum para me darem umas luzes do que é legal\ilegal e como agir.

    Deixo algumas fotos, peço desculpas pela qualidade mas na hora não deu para melhor.

    1ªfoto as escadas de aceso a casa estão a menos de 1m do muro dos meus sogros

    Mais uma vez peço desculpas pela qualidade da tentativa de fotos, no fim de semana irei tentar arranjar melhores.
      IMG_20170621_212822.jpg
  2.  # 2

    Nesta foto uma das esquinas da casa está com menos de 1 metro do terreno vizinho
      IMG_20170621_213227.jpg
  3.  # 3

    Nesta vê-se uma janela que terá pouco mais de 2 metros de distancia de terrenos vizinhos
      IMG_20170621_213258.jpg
  4.  # 4

    O que parece ser uma varanda virada para terrenos vizinhos com uma distancia a ronda os 2 metros do muro vizinho
      IMG_20170621_213031.jpg
  5.  # 5

    Duvido que alguém se aventure numa coisa dessas sem licença.
    Peçam por escrito consulta ao projeto e respetiva vistoria à obra.
    Se não o fizerem por escrito a coisa pode ser abafada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  6.  # 6

    Zedasilva eu não duvido assim muito, alias não digo sem licença mas uma coisa é a licença outra coisa é o que se constrói na realidade, se é que me entendeu, na zona em que esta casa esta a ser construída já vi coisas que não lembra ao diabo.
    E sim os meus sogros já remeteram para a camara um pedido de fiscalização, tem copia desse requerimento la em casa.

    Mas agora diga-me é legal ter as escadas de entrada na casa a menos de 1 metro do muro do vizinho?

    Já ouviu falar no rego dos consortes, acho que é assim que se diz, é legal construir em cima desse rego?

    Obrigo
  7.  # 7

    Colocado por: zemarinhoMas agora diga-me é legal ter as escadas de entrada na casa a menos de 1 metro do muro do vizinho?

    A escada talvez seja possível, já as janelas duvido

    Colocado por: zemarinhoJá ouviu falar no rego dos consortes, acho que é assim que se diz, é legal construir em cima desse rego?

    Não!
    Se esse rego estiver classificado como vala hidráulica pior ainda. Creio que são 5 ou 10 m de afastamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  8.  # 8

    ... salvo erro 5m ao eixo....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, zemarinho
  9.  # 9

    Ok zédasilva

    isso da classificação não sei, sei é que junto a casa dos meus sogros uma parte do terreno é meu e da minha mulher, será onde num futuro muito próximo iremos construir, e quando decidimos vedar toda essa zona fomos alertados que teríamos que ceder passagem para o dito rego e por isso o mais indicado era não vedar essa zona, isto bem ou mal dito por uma advogada que estava a tratar da nossa documentação.

    Mas deixe ver se alguem conhece este tipo de situações e logo se verá.
  10.  # 10

    Esse tipo de valas, por norma estão todas cadastradas na ARH da sua zona.
    Existem outras que pelo interesse publico que tem, são as próprias juntas ou câmara que as classificam, imponde desta forma algumas condicionantes
  11.  # 11

    Vai ter um problema para o resto da sua vida.
    Mesmo que a casa esteja ilegal, no ponto onde já vai a construção dificilmente volta a trás.

    Antes da construção iniciar deve ter sido afixado um placar informativo. Devia ter sido nessa altura que os seus sogros e vocês, deviam ter consultado o projeto e deveriam se ter oposto ao mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  12.  # 12

    Colocado por: LuisPereiraMesmo que a casa esteja ilegal, no ponto onde já vai a construção dificilmente volta a trás.

    Se estiver ilegal, nada de ser brando.
    Deve pedir logo responsabilidades (sempre por escrito) ao DT ao DF e à fiscalização da câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  13.  # 13

    LuisPereira olhe que não, esta do outro lado uma casa que teve ordem de demolição, sim teve so não foi mesmo demolida porque na altura os meus sogros concordaram em recuar o muro, e lá está simplesmente porque a distancia entre a porta de entrada ao muro não cumpria com a legislação da altura e como aos meus sogros não afectava a privacidade visto ser um terreno de cultivo as coisas bem conversadas resolveram-se.

    E depois como disse no inicio isto tem sido uma obra relâmpago, num mês já tem o 2 andar quase pronto a levar a placa, não duvidava nada que hoje já tivessem a fechar o telhado, isto é coisas que são tipo 'instantâneo' para alguns.

    Zedasilva desculpa lá a minha leiguiçe DT?? DF??
  14.  # 14

    Colocado por: LuisPereiraVai ter um problema para o resto da sua vida.
    Mesmo que a casa esteja ilegal, no ponto onde já vai a construção dificilmente volta a trás.
    até casas de luxo são demolidas, aquela não é diferente das outras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  15.  # 15

    Colocado por: zemarinhoZedasilva desculpa lá a minha leiguiçe DT?? DF??

    DT diretor técnico, técnico contratado pelo empreiteiro para gerir a obra
    DF diretor de fiscalização, técnico contratado pelo Dono de Obra (DO) para fiscalizar a obra.
    Qualquer um destes técnicos, tem obrigatoriamente que estar inscrito numa ordem/associação profissional, uma queixa sobre a sua má conduta é motivo para lhe revogarem a carteira profissional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  16.  # 16

    Colocado por: zemarinhoque me deixou logo algumas duvidas da legalidade da mesma, mas como não tenho projecto da mesma

    No alvará (se a mesma estiver legal) terá lá o número do processo, visível(?), para fazer uma rápida consulta na Câmara. Caso vos cheire a esturro meta(m)-se nas vossas tamanquinhas e apresente(m), por escrito e com fotos detalhadas, os pormenores dessa construção. Têm de ser rápidos a pedir a fiscalização desta obra enquanto é tempo. E façam figas para que consigam embargar a obra com posterior demolição, sem recurso a advogado. Com um bocado de sorte ninguém se deixou "corromper" nesse município, são todos muito sérios e ninguém sabia das intenções do dono da obra.
    Concordam com este comentário: zedasilva, LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemarinho
  17.  # 17

    Ui Zedasilva onde se foi meter...sabe ja li muitos comentarios seu e como tal vou a minha ja fraca memoria buscar alguns dos seus comentários para dizer que nesta obra deve haver muita coisa menos fiscalização basta ver a 1º e a ultima foto aquilo tem tudo menos cara que é fiscalizado, não era o Zedasilva que dizia que era pouco legal 'guardar' caixas, maquinas ou mesmo materiais suspensos pela grua, quer fosse de um dia para outro quer fosse durante o final de semana? e peço desculpas se estou a dizer uma asneira daquelas..e por falar nisso, é legal os 'trolhas' terem que fazer as suas necessidades nos muros ou espaços mais escondidos nem que para isso o façam nos terrenos vizinhos?? quem deve fiscalizar isso??? Atenção não tenha nada contra a bela da ca_adela ou michinha dos senhores mas acho que deve haver condições para que o façam em 'segurança' e Higiene...

    Caríssima maria rodrigues tá me a dizer que há corrupção??...lol..olhe que eles andem ai..

    Tocou num ponto muito interessante porque vá lá saber-se porque esse é um dos nossos receios. ou quase certezas.. e só a titulo de exemplo deixem-me contar esta historia, a coisa de 4 anos o meu Sogro decidiu construir um anexo para garagem consultou quem deveria consultar pediu ao gabinete de arquitectura que lhe fizesse o projecto remeteu tudo a camara como manda o figurino e depois do devido licenciamento toca a construir, até aqui tudo normal afixa-se o alvara e o diabo a 4 mal os homens começam a abrir buracos aparece logo a fiscalização camararia a ver se estava tudo em ordem, bem isso a mim suou a estranho ou então muito galo da nossa parte tipo ao 2 dia ja temos visitas isto promete, mas afinal passaram 1 vez e ok foram a vidinha deles, moral da historia uns tem sorte pa burro outros não

    E sim na passada segunda feira foi preenchido um formulário na camara municipal para pedir a fiscalização daquela obra, so não entendo porque se teve de referir o que achávamos que estava mal como se tivesse-mos de ser nós a entender da poda..enfim
  18.  # 18

    Colocado por: zemarinhoquem deve fiscalizar isso???

    O coordenador de segurança em obra.
    Uma participação à ACT é tiro e queda, amanhã ou depois estão na obra.
  19.  # 19

    Isso de fiscalizações camararias são uma $%#$"

    Na minha camara segundo parece poucas casas são fiscalizadas, segundo dizem é realizado um "sorteio" e lá vêm algumas.
    Eu como tenho uma sorte ao jogo do caraças o meu nome saia sempre na rifa.

    Quando tinha o edital afixado, ainda antes de iniciar a obra ,depois de uma semana de ele estar afixado com o vento caiu, no próprio dia que caiu eu ao passar por lá ao final do dia vi o mesmo no chão e afixei-o novamente. Pois bem, tanta sorte tenho que recebi uma carta essa semana a avisar que a fiscalização tinha lá passado e que não viu edital portanto se não o colocasse visível em x dias levava uma multa.
    O edital esteve no chão umas horas e não é que os fiscais de tão competentes que são deram por ela?

    Mal se começaram a abrir valas... fiscais no terreno.
    Quantas vezes tive o carro dos fiscais da camara estacionado em frente ás obras durante uma ou duas horas, é um local sossegado e á sombra...

    Vai da sorte de cada um! Eu tive bastante!
  20.  # 20

    Boas

    Actualização :

    Fomos informados no dia de hoje que após vistoria a obra por parte da camara municipal esta constatou que a obra obedecia ao projecto aprovado.

    Até aqui não sei porque mas não fico admirado, agora que para mim leigo na matéria me deixa muitas duvidas la isso deixa, ainda mais quando fomos novamente a camara local requerer a autorização para consulta do projecto e foi dito a minha esposa que isso não era possivel e pior informaram que isso só seria possível caso esse requerimento fosse feito por um advogado, SERÁ???

    Pois bem fico com cada vais mais certezas do que duvidas, e isto vale o que vale, em conversa com aquele que será o possivel empreiteiro da minha futura habitação convidei o mesmo a ir ao local a onde esta habitação esta a ser construida e, pasme-se, do nada ele diz-me que para aquela obra lhe suscitava muitas duvidas quanto a legalidade da mesma.
    Outro facto que nos deixa com fortes suspeitas quanto a legalidade da mesma é o facto da fiscalização, será que foi mesmo feita? É possível ter certezas que esta tenha sido feita? Que a fiscalizou tirou fotos, fez relatório? Já agora as fiscalizações fazem-se de noite sem ninguém na obra e sem o dito fiscal tenha sequer saído do carro?

    Mas dependendo disto tudo será que há algum outro organismo que fiscalize as obras?

    Foi também pedido na camara municipal audiência com um técnico responsável, cheira-me que vai ser para perder tempo neh por nada.

    Peco desculpa se estou a ser chato e se estou a ser algo confuso..
 
0.0153 seg. NEW