Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, na minha moradia coloquei aluminio extrusal com corte termico bem como vidro duplo em que um dos vidros tem 6mm. Não estou muito contente com a opção porque em termos acústicos é muito deficiênte...ponho em duvida que o vidro termico que me colocaram não é o que foi pedido, existe forma de confirmar (vidro CLIMALIT)?
  2.  # 2

    climalit é a marca do vidro (Saint Gobain) e não tem nada de control termico. Para ser control termico tem que ser planitherm (se for saint gobain). Veja no canto inferior direito ou esquerdo do vidro para ver suas caracteristicas.
    Em termos acusticos, para alem dos vidros, o tamanho da caixa é fulcral (aconselho minimo de 16mm; ideal 18/20mm).
    • jma
    • 15 junho 2009

     # 3

    e o outro vidro tem que espessura? algum é laminado? e claro, além da caixa de ar, que também conta...
  3.  # 4

    Colocado por: jantunesclimalit é a marca do vidro (Saint Gobain) e não tem nada de control termico. Para ser control termico tem que ser planitherm (se for saint gobain).

    Ora nem mais... Parece-me que colocou vidro normalíssimo...
    • kami
    • 15 junho 2009

     # 5

    Boas

    (vidro CLIMALIT)?


    Pois é... mais um que foi enrrab###º ...

    CLIMALIT é o nome da marca.. que por sua vez contém o vidro planilux (nome pomposo... que ilude muita gente... mas é vidro normalissimo), planitherm e o planistar (são os mais conhecidos... depois há ainda muitos mais... com gás XPTO.. e tal..) Mas a diferença entre estes vidros prende-se principalmente em termos térmicos... em em relação à componente acústica são semelhantes e o que os faz ter mais ou melhores propriedades acústicas são a espessura da câmara de ar e a espessura de vidros interior/exterior... que convém ser diferente... (acho que devido a ressonâncias... )

    Se na ficha técnica aparece vidro climatit... é certinho que lhe puseram vidro planilux... pois os outros por cada nível de eficiência representam um acréscimo de cerca de 15 a 20 % e isso de certeza que seria referido para valorizar a casa... e a classificação energética da mesma!!!

    Eu em principio deverei optar por vidro térmico mas da marca ISOLAR... que me parece ser bem melhor que a climalit...

    Cumps
  4.  # 6

    No vidro tem gravado sgg CLIMALIT MV 1-08...
  5.  # 7

    Colocado por: kamiEu em principio deverei optar por vidro térmico mas da marca ISOLAR... que me parece ser bem melhor que a climalit...

    Kami porque diz isso? Comparando com os planitherm? É que ainda vou a tempo de mudar dos planitherm para esses... Mas apos visita ao site deles, não vejo nada que se destaque..
    Um vidro duplo ISOLAR® GLAS com uma câmara de 12mm proporciona um coeficiente de transmissão energética U de 2,8 W/m2 K
    Ora pelo que vejo são valores idênticos ao planitherm...
    • kami
    • 18 junho 2009

     # 8

    Boas

    Um vidro duplo ISOLAR® GLAS com uma câmara de 12mm proporciona um coeficiente de transmissão energética U de 2,8 W/m2 K


    Pedro... onde foi buscar esses valores? Só se forem de vidro normal... e mesmo assim parece-me pouco! Esse valor de U de 2.8 só se for o de vidro normal... que é o equivalente ao planilux... logo não o pode comparar com o planitherm!
    Penso que o equivalente ao planitherm será o ISOLAR NEUTRALUX... e depois existe ainda o ISOLAR NEUTRALUX-S que será equivalente ao planistar (equivalência em preços segundo me informaram... não em K)...

    Vou tentar procurar uma tabela que tenho com os valores de K dos vidros ISOLAR e já posto por aqui... (se a encontrar)...

    Cumps
    • kami
    • 19 junho 2009

     # 9

    Boas

    Como prometido... já encontrei... só demorei mais um bocado pois não sabia como afixar imagens neste fórum... mas já estive a ver o video.. e é fácil!!!!

    imagem

    imagem2

    Como pode constatar... as diferenças do NEUTRALUX para o planitherm... são enormes!!! Mas pode ser que seja eu que esteja a interpretar mal estes dados!!!

    Cumps
  6.  # 10

    Concordo que haja uma preocupação com o grau de isolamento do vidro, mas chamo atenção que o mesmo não é aplicado num vão sem o complemento da caixilharia e, por isso, deve ser avaliado o conjunto dos dois factores. Por exemplo um vidro com coeficiente K 1,1 com uma caixilharia de alumínio normal caí para um isolamento do vão de K 4,7 em RPT para K 3,2 e em PVC para 2,3.
  7.  # 11

    Colocado por: kamiComo pode constatar... as diferenças do NEUTRALUX para o planitherm... são enormes!!! Mas pode ser que seja eu que esteja a interpretar mal estes dados!!!

    Kami, eu no post onde coloquei os valores do planitherm fiz uma asneira e comparei os vidros duplos "normais" em vez de os de baixa emissividade... Por isso aqueles valores tão elevados.

    No entanto comparando essa sua tabela, os Neutralux 4/12/4 têm um U=1,6. Os planitherm têm um U =1,8.
    Há diferença, mas não me parece assim enorme!! Para mais há discrepâncias entre a tabela Neutralux e o gráfico...

    Já agora Kami, sabe se os preços são idênticos?
  8.  # 12

    Boas, isto é cá uma confusão para quem não prestou atenção ás aulas de fisica ... :-)

    Alguem me ajuda a perceber sff.... está previsto no meu projecto pôr Planitherm nos vãos mais orientadados para o sol, de forma a evitar a entrada do calor (julgo eu, pelo menos é essa a minha intenção).

    A pessoa que em principio vai aplicar os aluminios está a sugerir um outro vidro da marca "Guardian Sunguarglass" modelo "SunGuard HP Neutral 50 (#2)", podem ajuadar-me a perceber se é idêntico em termos de caracteristicas:

    http://eu.en.sunguardglass.com/SunguardProducts/PerformanceComparisonTool/View/index.htm?id=11001524&coatingid=5083

    Obrigado
  9.  # 13

    Pelo que percebi do seu link, para uma solução 6-16-4 é apresentado um U=1,6 W/m2K.
    Com Argon U=1,4 W/m2K.

    Comparando:
    Planitherm 6-15-4: U=1,6 W/m2K Com argon: U=1,3 W/m2K
    Neutralux 6-16-4 : U=1,4 W/m2K Com argon: não vem na tabela no gráfico U=1,0 W/m2K

    Ou seja, idêntico ao Planitherm, ligeiramente inferior ao Neutralux
  10.  # 14

    Aquela tabela da Saint Gobain com os valores do planitherm, nao foi tirada do site da saint gobain.
    Agora por curiosidade em pesquisa por lá encontro valores diferentes:
    Planitherm Futur N 6-15-6: U=1,45W/m2K com argon U=1,15 W/m2k
    Ligeiramente inferiores ao que mostra na tabela. E ainda existe o ULTRA N com valores mais baixos...

    O pdf que vai a seguir tem esses valores e uma boa explicação do que é isto dos U e como se nota isso no dia a dia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  11.  # 15

    Obrigado Pedro,

    Julgo que já percebi como é feita a comparação, e julgo que para o "SunGuard HP Neutral 50 (#2)", em 6-16-4 é apresentado um U=1,4 W/m2K.e Com Argon U=1,1 W/m2K, sendo assim é melhor que o Planitherm e está ao nivel do Neutralux, certo ?

    Já agora tem ideia se o Argon encarece muito ?

    Obrigado
  12.  # 16

    Colocado por: Projectoo "SunGuard HP Neutral 50 (#2)", em 6-16-4 é apresentado um U=1,4 W/m2K.e Com Argon U=1,1 W/m2K, sendo assim é melhor que o Planitherm e está ao nivel do Neutralux, certo ?

    Onde viu esses valores? No site vejo:
    Thermal Insulation
    U Value (EN 673) Air (Krypton) W/(m2K): 1.60
    U Value (EN 673) Argon W/(m2K): 1.40
    Ou estarei a ver mal? Comparando com o Planitherm Futur N será ligeiramente inferior.

    Colocado por: ProjectoJá agora tem ideia se o Argon encarece muito ?

    Não faço ideia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  13.  # 17

    Ups, erro meu afinal o que me prupoem é o o PLUS e esse sim tem os valores que referi, segue o link:

    http://eu.en.sunguardglass.com/SunguardProducts/PerformanceComparisonTool/View/index.htm?id=11001398&coatingid=5103
    • asc_
    • 4 julho 2009 editado

     # 18

    Bom dia,

    Vou tentar ajudar na questão dos vidros. Vou tentar responder a 3 ou 4 post em simultâneo.

    Isto é como nos carros. Cada marca tem o seu modelo. A Saint-Gobain tem o Planitherm, o Planistar, o Cool-lite etc... a Vitro tem o Isolar Neutralux, Neutralux-S, a Sun-Guard tem as suas referência e por aí em diante.

    Ao compararmos temos que fazê-lo entre vidros com as mesmas características, tipo Planitherm vs Neutralux., Planistar vs Neutralux-S, etc... Se formos ao fundo desta questão, mantendo as mesmas espessuras e caixas de ar os resultados têm de ser praticamente iguais porque as películas térmicas entre marcas têm exatamente as mesmas características. Depois a marca de vidro "trabalha" os resultados. Lembro que fabricantes de chapas de vidro no mundo só há três - salvo erro - (vitro, saint-gobain e pilkington) e fornecem toda esta gente que faz vidro duplo. Por isso vindo o vidro e a película térmica do mesmo lado, deveria-se verificar o mesmo resultado em todas as marcas, mas devido ás condições em que cada marca testa o vidro ( e rigor) vê-se estas ligeiras diferenças de uns para os outros.

    Porém, na minha opinião, é mais importante escolher convenientemente o vidro para o efeito que se pretende. As características do Planitherm (standard - porque há vários modelos dentro do Planitherm) são fundamentalmente para retenção da temperatura interior (seja frio ou seja quente). O Planistar tem a função de 4 estações, ou seja, não deixa entrar o sol nem o frio e impede de sairem, enquanto que o Planitherm não tem controlo solar (vejam a retenção do factor solar nas tabelas) por isso este deixa o calor entrar e não deixa sair. (Muito desconfortável no Verão). Por isso para zonas quentes do país é melhor o Planistar e para zonas frias o Planitherm. É possivel optimizar esta conjungação na mesma casa salvaguardando que em cada fachada aplique-se o mesmo tipo de vidro devido á coloração diferentes entre modelos. Na zona Norte da casa pode-se colocar Planitherm e na sul Planistar. Não comvém pôr um ao lado do outro porque notar-se-á a diferença de tonalidade. Depois temos vidros aquecidos, controlo-solar- auto laváveis, etc... Não quero extender muito neste campo, deixando apenas o reparo nos térmicos.

    Em relação ao Argon o preço do m2 é cerca de 16 € o que me parece razoável para a melhoria de isolamento que nos oferece. No entanto é de salientar que tem uma duração média de vida de 10 anos.

    Por outro lado, vejo vos preocupados com uma décima para cima e outra para baixo mas posso garantir que uma décima, humanamente não é sentida a diferença. Por isso se um vidro tem 1,3 e outro 1,4 a escolha é indifrente pelas razões que expliquei em cima ( testes dos vidros nos laboratórios).

    Sem dúvida que o isolamento do vidro é muito importante mas este não trabalha sozinho. Por isso é que a importância de escolher muito bem a caixilharia, porque o que realmente deve ser isolante é o conjunto dos dois. Passo a explicar. Um vidro que tenha um K=1,1 aplicado numa caixilharia de alumínio normal o conjunto do vão caí para K=4,7, com uma caixilharia de alumínio com corte térmico para K=3,2 e com PVC para K=2,3. Se aplicar um vidro com um coeficiente K=2,0 numa caixilharia de aluminio corte térmico este conjunto fica em K=3,3. Por isso pergunto porque se gastou tanto dinheiro num vidor com K=1,1 quando o efeito final praticamente é indiferente.

    Desculpem a extensão do post mas julgo esclarecer algumas dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto, JCC, jma, jpd, Davidr, ncarvalho74, dryfus, Alberto Fonseca
    • jpd
    • 28 julho 2009

     # 19

    Ora aqui está um excelente análise do alain.cunnha.

    Preocupa-nos com o perfil, esquecemo-nos do vidro e vice-versa.

    Sem dúvida que as coisas têm de ser vistas em conjunto.
    • ng3
    • 28 julho 2009

     # 20

    é só aproveitadores
 
0.0229 seg. NEW