Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Celebrei um contrato com uma agência imobiliária em regime de exclusividade, num prazo de 6 meses renováveis, há menos de um mês. Acontece que o preço de venda estipulado foi-me indicado por eles de modo a facilitar a venda do imóvel.Embora não ficou nada por escrito, mencionei na altura que para vender iria necessitar também de tempo para procurar outro imóvel para comprar, o que concordaram. Acontece que num espaço de menos de uma semana de ter celebrado um contrato , o imóvel foi visitado por uma cliente , que se mostrou interessada na compra do imóvel , pelo que me transmitiram, porque a cliente não falou comigo directamente. No entanto voltei a frisar que iria necessitar do tempo , que não sabia precisar, para procurar e comprar outro imóvel. Não foi assinado contrato promessa, não foi feita reserva do imóvel, mas transmitiram-me que a cliente , ela própria, decidiu entregar os papéis ao Banco , a solicitar o crédito. Agora desejava saber se no prazo dos 6 meses que decorre o contrato, caso eu não consiga arranjar um imóvel, dentro das minhas possibilidades para comprar, poderei anular o contrato sem que para isso tenha a obrigatoriedade de pagar a comissão ao Banco?Obrigad
  2.  # 2

    Na minha opinião ,caso esse comprador realmente vá em frente,terá de saber se ele aceita esperar esse tempo até a Madalena encontrar uma nova casa.
    Pode ter essa ressalva no contrato promessa:"A escritura realizar-se-á num prazo máximo de X meses".X pode ser 2,3,4 meses...
    A agência provavelmente também se porá em campo para lhe arranjarem nova casa.Assim fazem 2 negócios!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 3

    Se o vendedor se opuser a vender tem que pagar comissão à imobiliária na mesma?
  4.  # 4

    Fala em "comissão ao banco"porquê?
  5.  # 5

    Boa tarde, como já havia mencionado coloquei o meu imóvel à venda em regime de exclusividade com a Remax, aconselharam-me um preço para facilitar a venda. O que acontece é que após uma exaustiva pesquisa cheguei à conclusão que o imóvel está com um preço abaixo dos praticados na zona em questão. Embora ainda não tenha assinado contrato promessa compra venda, há um cliente interessado e que já pediu inclusive, ele própria uma avaliação do imóvel ao Banco., do qual ainda não houve resposta .Poderei aumentar o preço do imóvel comprometendo-me a reembolsar o cliente o montante que irá dispender para a tal avaliação,? Caso a cliente já não aceitar o novo montante estipulado para o imóvel, serei obrigada a pagar a comissão à agência mediadora?
  6.  # 6

    Mais um exemplo do profissionalismo das agências imobiliárias...
    O preço que eles aconselham "após um estudo do mercado nas suas exclusivas bases de dados, bla, bla, bla..." é sempre abaixo do valor de mercado, para garantirem uma venda e respectiva comissão rápidas, mas se aceitou esse valor, agora tem de vender pelo mesmo, ou pelo menos pagar a devida comissão.
    Para me convencer a vender antes de ter encontrado outra para comprar o agente até me ofereceu a casa dele para morar até encontrar outra... lol!
  7.  # 7

    Pode dizer só o valor em que diferenciam os 2 valores?

    Pagar a avaliação do banco? Não tinha a noção que isso era pago...
  8.  # 8

    Boa tarde , a diferença entre os dois valores , mesmo assim ainda é um pouco abaixo dos praticados na zona em questão, são de 20000 eurs. Sem um contrato promessa assinado , poderei fazer a alteração?
  9.  # 9

    Madalena,

    Enquanto não houver um contrato de compra e venda assinado não há compromisso de venda.
  10.  # 10

    Colocado por: nielskyMadalena,

    Enquanto não houver um contrato de compra e venda assinado não há compromisso de venda.


    Não querendo ser desagradável para a Madalena devo dizer que tomou decisões de uma maneira muito pouco informada.

    E agora?
    Tendo o contrato de angariação assinado com a Remax,qual a legitimidade para agora se recusar a prosseguir com a venda?

    Eles não vão facilitar-lhe a vida...
  11.  # 11

    Colocado por: Palhava
    Não querendo ser desagradável para a Madalena devo dizer que tomou decisões de uma maneira muito pouco informada.
    E agora?
    Tendo o contrato de angariação assinado com a Remax,qual a legitimidade para agora se recusar a prosseguir com a venda?
    Eles não vão facilitar-lhe a vida..


    Palhava,
    O contrato entre ela e a Remax é uma coisa, é apenas o contrato de mediação.
    O que a segura é a assinatura do contrato de compra e venda assinado.

    A questão dos valores, já não opino. São pessoas maiores de idade e que antes de assinar seja o que for devem primeiro se informar.
  12.  # 12

    Eu não recuei na venda, nem sequer tenho contrato de compra venda assinado, simplesmente quero alterar o preço do imóvel. Obrigada
  13.  # 13

    a) Essa pessoa interessada ofereceu exactamente o valor que a imobiliaria tinha indicado, ou um pouco menos ? e a Madalena disse que sim , que aceitava ? é que se náo disse, a pessoa interessada foi por iniciativa própria ao banco, o que não é responsabilidade sua.

    b) E já passaram 15 dias depois de a Madalena ter assinado contrato de mediacão com a imobiliaria ? é que há um periodo de reflexao de 15 dias em que se pode anular um contrato, penso eu... (referiu que num espaço de menos de uma semana depois de ter assinado um contrato apareceu um interessado, veja as datas)

    c) Li aqui no Forum um tópico que dizia "...eu enviei uma carta para a imobiliária com a intenção de subir o preço do imóvel visto que na zona tem estado a ser vendidos a este preço mas a imobiliária diz que não é possível fazê-lo que alterar o preço só para descer . Mas o contrato não especifica nada disso apenas diz que se pretender alterar o preço o devo comunicar por escrito , que foi o que fiz."...E o contrato da Madalena com a Remax, diz algo sobre isto, já leu bem ?

    d) O valor que indica de diferença, vinte mil euros, ainda é grande...nao ha aí na zona outra imobiliaria onde se possa informar melhor da situacao de aumentar o valor e dos preços na zona ? Poderia conversar com outra imobiliaria, que talvez a pudessem orientar, e talvez ate pudesse utilizar os serviços deles na compra da sua futura casa, como "contrapartida" da ajuda....afinal nao vai querer comprar a futura casa na Remax, ou vai ? a menos que os da Remax sejam compreensivos consigo, e ajustem o preço da venda, aí a Madalena como reconhecimento da boa vontade, compraria a futura casa à Remax.....nada como falar...Em ultimo caso, é perguntar à Remax quanto teria que pagar para prescindir dos serviços deles nesta fase (uma semana de serviços, foi ver se ja puseram a sua casa no site da internet, já tiraram fotos, e publicaram, quando é que foram com a cliente a sua casa, deu-lhes a chave, ou ela fez uma proposta sem ver a casa pessoalmente, isso significaria de facto uma venda muito rápida, logo um negócio a favor deles pelo preço....e aí valeria a pena pagar-hes para prescindir dos serviços, isto se pudesse financeiramente, claro....mas também pode estar errada sobre o valor real da casa...
  14.  # 14

    É assim que os estudos de Mercado da Remax funcionam. Vão à sua base de dados verificar por que preços foram e estão a ser vendidos casas semelhantes à sua na mesma zona de residência. Depois de obterem o menor valor, aplicam uma redução substancial ao mesmo para poderem vender rápido.
    Mas não são eles que têm a palavra final. A Madalena como cliente é que tem que dar o sim para que a Remax possa publicitar a sua casa pelo valor acordado. Julgo que já percebeu da pior forma que aceitou a sugestão do preço de uma forma cega e que provavelmente não deverá ter muito à fazer senão aceitar a proposta actual ou então denunciar o contrato com a Remax e pagar-lhes a comissão devida.
    Sempre poderá depois tentar contratar uma outra agência e acertar com eles o novo preço de venda, conforme o que pretende.
  15.  # 15

    Punha-se no lugar do comprador. Você está à procura de casa, vê um anuncio numa imobiliária e entra em contacto com a agência afim de agendar visita ao imóvel.
    Aquando da visita fica encantado com o apartamento e com o bairro onde se situa. Começa a sonhar e a fazer planos. De repente, de um momento para o outro o vendedor diz que afinal já não vende. É lixado, é muito lixado.

    Alguns comentários atacam a imobiliária (que não está isenta de culpas), mas para mim o principal culpado é o vendedor, que não sabe o que quer (não sabe o preço que pretende amealhar nem sabe para onde quer ir viver depois de vender essa casa nem os preços de mercado dos locais para onde há de ir viver). Ou seja, o vendedor fez zero como trabalho de casa e agora, tal qual um mau aluno, tenta lixar a vida toda aos outros alunos (imobiliária e comprador).

    Veja lá mas é se não rejeita esta proposta e depois fica 2 anos a chuchar no dedo sem conseguir vender.
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo88a) Essa pessoa interessada ofereceu exactamente o valor que a imobiliaria tinha indicado, ou um pouco menos ? e a Madalena disse que sim , que aceitava ?


    Aquilo que eu julgo que vai acontecer, é que se a pessoa que quer comprar a casa ofereceu 100% do valor a que a casa está anunciada, se o vendedor recusar, terá certamente a Remax a exigir a comissão pela via juridica. Vamos lá ver:

    i) O proprietário pretende vender o seu imóvel e para tal contacta um agência, neste caso a Remax;
    ii) A Remax propõe ao vendedor anunciar a casa a X euros e o vendedor concorda e assina contrato com a agência;
    iii) A Remax angaria um cliente que oferece os tais X.


    Como é que a imobiliária está em falha??? Quem está em falha é o vendedor e se recusar o negócio, a Remax tem toda a legitimidade para exigir uma indeminização, recorrendo para isso aos tribunais se necessário.


    Uma nota importante: lá por as casas no seu bairro estarem a ser anunciadas por um determinado valor, não quer dizer que se vendam por esse valor. Se calhar o valor a que você tem a casa à venda é o valor médio REAL que consta das escrituras e dos CPCV que têm sido feitos na sua zona.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  17.  # 17

    Madalena
    Se não quer vender a casa por esse valor nem pagar a devida comissão á imobiliária, a coisa é fácil.
    Marca visitas sempre em horários estranhos. 10 minutos a antes da visita liga a avisar que está atrasada pelo menos 1/2 hora.
    Durante a visita vai alertando para os defeitos da casa tipo:
    - Os esgotos deve vez enquando cheiram um bocadinho mal mas já me disseram que basta por uns sifões novos que fica resolvido.
    - os vizinhos de cima fazem um bocadinho de barulho até tarde, mas já chama-mos 2 vezes a policia e agora melhorou.
    - Convém garantir que a porta do prédio fica sempre bem fechada, já houve aqui 2 assaltos porque o pessoal não a fechava bem.
    - No inverno convém ter a porta dos armários aberta, depois que comecei a fazer isso nunca mais tive bolor nas roupas.
    ...
    O cliente desiste, você deixa passar os 6 meses e a coisa está resolvida
    Concordam com este comentário: lprolog
  18.  # 18

    Zé, uma coisa é dizer à imobiliária "desisti de vender a casa", o que é legistimo SE não tiver tido nenhuma proposta que cubra 100% do valor pedido e acordado com a imobiliária. Se fosse esse o caso bastaria um telefonema à agência a avisar disso e durante o remanescente dos 6 meses do contrato a Madelena não colocava a casa à venda em lado nenhum por preço nenhum. Depois desses 6 meses poderia voltar a colocar à venda.

    Agora a partir do momento em que alguém já ofereceu o valor anunciado, do ponto de vista juridico, acho que a Madalena se vai lixar á grande caso se recusa a vender, pois arrisca-se a passar uns anos em tribunais, a gastar dinheiro em advogados e custas judiciais, com a casa por vender, pois a imobiliária irá certamente meter uma providência cautelar para evitar que a Madalena venda a casa a um terceiro, e no final ainda poderá ter de indeminizar a Remax.

    Basicamente a Remax tem a faca e o queijo na mão.
  19.  # 19

    Pois, a ideia não é ela recusar-se a vender a casa, se o fizer está lixada.
    A ideia é "mostrar" uma casa que o potencial comprador ache que afinal não é um bom negócio.
    Ele nunca se recusa a vender, o comprador é que desiste do negócio.
  20.  # 20

    Colocado por: marcoaraujo
    Alguns comentários atacam a imobiliária (que não está isenta de culpas), mas para mim o principal culpado é o vendedor, que não sabe o que quer (não sabe o preço que pretende amealhar nem sabe para onde quer ir viver depois de vender essa casa nem os preços de mercado dos locais para onde há de ir viver). Ou seja, o vendedor fez zero como trabalho de casa e agora, tal qual um mau aluno, tenta lixar a vida toda aos outros alunos (imobiliária e comprador).


    O vendedor vai pagar 5% do valor da casa à imobiliária, digamos que por 10.000 euros(?) o mínimo expectável é que façam o (pouco) trabalho em condições, i.e., que façam uma avaliação correcta da casa, que tirem o trabalho a quem lhes vai pagar por isso. É claro que é expectável por quem não conhece a realidade e/ou acredita que os outros sejam tão profissionais quanto eles mesmos, mas não é caso em muitas imobiliárias e não faltam por aqui exemplos disso mesmo.
    No meu caso, um artista ("Top de vendas Remax no anos X, Y e Z") - o mesmo que me oferecia a casa dele para morar temporariamente - queria angariar a minha para venda por 140.000, depois de ter "estudado" o mercado da zona, 2 ou 3 minutos depois já achava que o valor correcto eram os 170.000 e quando eu lhe perguntei por quanto estava a vender os apartamento em construção aqui ao lado, semelhantes ao meu, porque eu sabia que estava (e sabia o valor), "ah e tal... 210.000"... portanto, no mesmo sitio, com vistas piores e diretamente por baixo de fios de alta tensão, por 210 e o meu por 140; claro que desistiu do paleio e foi à vidinha dele.
 
0.0159 seg. NEW