Iniciar sessão ou registar-se
    • PJota
    • 25 junho 2017 editado

     # 1

    Bom dia.
    Comprei um apartamento sem acabamentos finais (o construtor faliu). Não consigo perceber se o meu AC funciona ou não pois não tenho nenhum comando. A montagem é feita em tecto falso e sei que no WC há uma "geringonça" (evaporador?) com tubos de cobre ligados e uma caixa com vários fios ligados e entre eles há um com ficha de telefone e outro igual que entra num tubo e não sei para onde vai. Tenho saídas de condutas em todas as divisões mas não vejo nenhum receptor para "apontar" o comando.
    Alguém me pode dar uma dica?
    Obrigadissimo
  1.  # 2

    Tire umas fotos,
  2.  # 3

    Só tenho condutas destas mas nada onde apontar um comando

    http://www.topfrio.pt/imagens/portfolio/particular03.jpg

    Dá impressão que falta qualquer coisa nesta conduta para fazer rodar as palhetas
    • VCAC
    • 25 junho 2017

     # 4

    Primeiro de tudo (não sei se já o fez ou não):
    Retire as grelhas e verifique se os evaporadores (máquinas interiores de AC) efectivamente foram instalados... Nunca se sabe 😉...

    A geringonça no WC será provavelmente uma caixa de derivação com as várias ligações a cada unidade interior, provavelmente o que tem instalado é um sistema multi-split com mais de 5 unidades interiores ligados à mesma unidade exterior.

    Quem lhe vendeu a casa? Tente saber quem fez a instalação do AC para o construtor... O instalador poderá ter os comandos.... Ou não... Caso não se encontrem terá de solicitar à marca, ou a um instalador que trabalhe com essa marca específica.

    O comando poderá não ser por infra, pode ter sido previsto comandos por cabo, e não terem sido instalados, não vê nenhum aplique na parede??
  3.  # 5

    Colocado por: VCACRetire as grelhas e verifique se os evaporadores (máquinas interiores de AC) efectivamente foram instalados... Nunca se sabe 😉...

    Era a primeira coisa que eu fazia.
  4.  # 6

    Amigos, retirei uma das grelhas e apenas vejo uma "caixa" que recebe 3 tubos.
    Estou a pensar levar a casa um técnico da especialidade porque eu não percebo patavina nem sei o nomes das coisas.

    Agradeço desde já
  5.  # 7

    Colocado por: PJota, retirei uma das grelhas e apenas vejo uma "caixa" que recebe 3 tubos
    foto?
  6.  # 8

    Neste momento não estou em casa mas logo coloco aqui.
    A tampa que retirei mostra uma caixa rectangular em chapa que recebe 3 tubos forrados a lã de vidro
  7.  # 9

    Primeira foto: tecto falso do WC
    Segunda foto: ligações no aparelho que está no tecto falso. Os fios brancos são de telefone (?)
    Terceira foto: caixa sem tampa numa das divisões
      WhatsApp Image 2017-06-25 at 20.27.02.jpeg
      WhatsApp Image 2017-06-25 at 20.15.24.jpeg
      WhatsApp Image 2017-06-25 at 20.15.09.jpeg
  8.  # 10

    Tampa da caixa vista por trás
    Mais fotos do interior da tal caixa
      WhatsApp Image 2017-06-25 at 20.27.07.jpeg
      WhatsApp Image 2017-06-25 at 20.27.18.jpeg
  9.  # 11

    Ligue para uma empresa de climatizacao e peca para fazer uma manutencao ao aparelho e qd estiver ai o tecnico faca lhe as perguntas todas. pela foto que tem ai parece ser maquina de conduta com box e por norma deveria ter um comando em cada divisao mas nada cm chamar uma empresa pra verificar s esta tudo bem se falta alguma coisa
  10.  # 12

    Obrigado Pedro Gomes
    Vou seguir o seu conselho
  11.  # 13

    Colocado por: PJotaVou seguir o seu conselho
    mau conselho, tente saber qual foi a empresa que fez a instalação e deve contacta-los.
    Concordam com este comentário: VCAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PJota
  12.  # 14

    Colocado por: jorgealvesmau conselho, tente saber qual foi a empresa que fez a instalação e deve contacta-los.
    Concordam com este comentário:VCAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PJota


    Mau Conselho porque? acha que é facil descobrir ou fazer com que a empresa se chegue a frente com o arranjo caso seja necessario???
    • TZW
    • 30 junho 2017

     # 15

    Tente saber a marca/modelo do aparelho, tem alguma maquina no exterior?
  13.  # 16

    Colocado por: PedroGomesMau Conselho porque? acha que é facil descobrir ou fazer com que a empresa se chegue a frente com o arranjo caso seja necessario???
    mau concelho porque vai contratar uma empresa para fazer um serviço quando o que pretende é outro, e o que tem a empresas\tecnico contratado posterior a ver com o instalado?
  14.  # 17

    Jorgealves eu acho que a empresa pode muito bem fazer ambos os servicos e ao apesar do tecnico contratado nada a ver com o instalador nao quer dizer que o instalador vai assumir o que quer que seja e por sua vez se fez um mau servico da primeira vez vai voltar a chamar o mesmo ????
  15.  # 18

    Colocado por: PedroGomesJorgealves eu acho que a empresa pode muito bem fazer ambos os servicos e ao apesar do tecnico contratado nada a ver com o instalador nao quer dizer que o instalador vai assumir o que quer que seja e por sua vez se fez um mau servico da primeira vez vai voltar a chamar o mesmo ????


    ninguem falou que o tecnico ia la assumir a "garantia"..... o tecnico se calhar deixou de receber deixou de aparecer na obra, mas falando com ele e assumindo o custo do que falta ainda é a melhor pessoa a ser chamada para ver do assunto!


    no decorrer da minha obra e algures pelo meio dos 4 empreiteiros que tive, houve tecnicos que mantive do inicio ao fim assumindo esses custos extra, houve outros que foram andando juntamente com os empreiteiros...Depende, só conversando é que se percebe, mas eu começava por aí, por ir falar com a empresa que fez a instalação!
  16.  # 19

    Agora entendo.... ainda nao se sabe se o AC foi efectivamente terminado. nao tou habituado a trabalhos inacabados. normalmente faz se tudo do principio ao fim mas tou a ver que este nao foi o caso.
 
0.0203 seg. NEW