Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 junho 2017 editado

     # 1

    A quem tem painéis solares térmicos planos: qual é a vossa estratégia relativamente ao verão, de modo a evitar excesso de temperatura nos painéis e no acumulador?

    Na semana passada fui ao sótão ver como estava a temperatura do acumulador e estava nos 95 graus !!! Isto apesar de o programador ter como limite 70 graus! Provavelmente, a função de proteção dos painéis sobrepõe-se a este limite e faz circular o glicol quando a temperatura dos painéis atinge um nível crítico.

    Perante isto, adotei uma configuração radical: tapei um dos painéis, e configurei a temperatura máxima do acumulador para 55 graus e arrefecimento noturno para 45 graus. Vamos ver o resultado disto.
  1.  # 2

    Colocado por: euA quem tem painéis solares térmicos planos: qual é a vossa estratégia relativamente ao verão, de modo a evitar excesso de temperatura nos painéis e no acumulador?
    num sistema de qualidade não precisa de fazer nada.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 junho 2017

     # 3

    Colocado por: jorgealvesnum sistema de qualidade não precisa de fazer nada.

    A pergunta é para quem tem sistemas reles como o meu. ;)
    • VCAC
    • 25 junho 2017

     # 4

    Tapar o painel parece-me uma solução barata e eficaz. Depois conte-nos o resultado.
    Já agora, como o tapou?
    • eu
    • 26 junho 2017

     # 5

    Colocado por: VCACTapar o painel parece-me uma solução barata e eficaz.

    Sim, mas mesmo assim, é insuficiente para quando não há consumos de água quente, por exemplo nas férias.

    Colocado por: VCACJá agora, como o tapou?

    Com uma lona...
  2.  # 6

    Quer melhor?!?

  3.  # 7

    Rico investimento ai Clioll.... o cumulo da miséria psicologica de quem fez isso ****€§£@§€
  4.  # 8

    Colocado por: master_chiefRico investimento ai Clioll.... o cumulo da miséria psicologica de quem fez isso ****€§£@§€


    Fico a pensar que pode não ser tão imbecil quanto isso. Não sei onde é isto, mas se falarmos de um clima equatorial pode bem resultar: nos dias de muito calor e sol muito alto funciona sempre de qualquer maneira (até uma mangueira ao sol funciona) e nos dias em que o sol anda mais baixo acaba por incidir no painel na mesma porque a cobertura está alta. :)
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 9

    Colocado por: euA quem tem painéis solares térmicos planos: qual é a vossa estratégia relativamente ao verão, de modo a evitar excesso de temperatura nos painéis e no acumulador?

    Na semana passada fui ao sótão ver como estava a temperatura do acumulador e estava nos 95 graus !!! Isto apesar de o programador ter como limite 70 graus! Provavelmente, a função de proteção dos painéis sobrepõe-se a este limite e faz circular o glicol quando a temperatura dos painéis atinge um nível crítico.

    Perante isto, adotei uma configuração radical: tapei um dos painéis, e configurei a temperatura máxima do acumulador para 55 graus e arrefecimento noturno para 45 graus. Vamos ver o resultado disto.


    Em casa dos meus pais convenci-os a adquirir um sistema solar térmico de circulação forçada e alterei os parâmetros da centralina, neste dias de verão não têm tido o depósito a mais de 70 ºC.

    Onde antes a centralina estava regulada para arrancar com um delta T de 10 ºC e parar aos 3 ºC, o que eu fiz foi programá-la para arrancar muito mais acima e parar também muito mais acima.

    Assim, no verão consigo reduzir as horas de trabalho da instalação, a bomba só trabalha mesmo no pico do calor evitando o sobre-aquecimento dos painéis e até a estagnação dos mesmos e o depósito também nunca está a temperaturas malucas, porque como a instalação solar faz poucas horas de trabalho por dia, ele tem sempre alguma folga para absorver a energia que lhe é enviada.

    Como pequena consequência tenho o facto de estar a injectar água nos painéis a uma temperatura bastante mais baixa do que a que lá está, mas mesmo assim é sempre água a temperatura superior a 50 ºC e o caudal é bastante reduzido, acho que não existirá grande choque térmico, mas vamos indo e vamos vendo.

    O sistema é absolutamente corriqueiro, foi concebido e executado para pessoas já com 60 anos, não justificava emprego de materiais de qualidade superior.
  6.  # 10

    Só uma nota, sobre aquecimento não é sinal de avaria
    • eu
    • 26 junho 2017

     # 11

    Colocado por: Sergio RodriguesSó uma nota, sobre aquecimento não é sinal de avaria


    Está a referir-se aos painéis, certo?

    Qual será a temperatura máxima admissível nos painéis? Eu tenho a função de proteção a disparar aos 95 graus... acham que podia subir este valor com segurança?
  7.  # 12

    Pode, uma vez que água glicolada e circuito sobre pressão a temperatura de ebulição é maior, o mal é que já alturas em que praticamente não utilizamos água quente, e existe muita energia solar disponível, eu falo por mim que nestes dias de calor que houve eu só utilizei a torneira da água fria para banhos que vinha morna
    • eu
    • 26 junho 2017

     # 13

    Pois, o chato da energia solar térmica é que ela abunda quando menos precisamos dela...
  8.  # 14

    O melhor seria tentar dissipar-la, tem circuito de retorno? Ou melhor ainda aproveitar essa energia, colocar um outro depósito
    • eu
    • 26 junho 2017

     # 15

    Com esta configuração, em princípio não precisarei de mais nenhuma medida adicional...

    O arrefecimento noturno a 45 graus deve garantir que não serão atingidas temperaturas muito elevadas nem no acumulador nem nos painéis, mesmo durante as férias.
    • eu
    • 6 setembro 2017 editado

     # 16

    Bom, os painéis lá sobreviveram às férias. Aquela configuração funcionou como esperado.

    E pelas minhas contas, agora que passaram 7 anos desde a instalação do sistema solar, finalmente ele está totalmente amortizado e só a partir de agora é que a energia solar passa a ser gratuita (caso não surja nenhuma surpresa desagradável de manutenção).

    7 anos é muito tempo para amortizar um sistema solar. E tive sorte, pois a única despesa que tive foi uma válvula termostática. Aconselho-vos a fazer bem as contas, pois isto da energia solar térmica pode nem sempre ser uma boa opção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • emad
    • 6 setembro 2017

     # 17

    Colocado por: euBom, os painéis lá sobreviveram às férias. Aquela configuração funcionou como esperado.

    E pelas minhas contas, agora que passaram 7 anos desde a instalação do sistema solar, finalmente ele está totalmente amortizado e só a partir de agora é que a energia solar passa a ser gratuita (caso não surja nenhuma surpresa desagradável de manutenção).

    7 anos é muito tempo para amortizar um sistema solar. E tive sorte, pois a única despesa que tive foi uma válvula termostática. Aconselho-vos a fazer bem as contas, pois isto da energia solar térmica pode nem sempre ser uma boa opção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII

    Há muito tempo que eu digo isso.
  9.  # 18

    Desculpem a ignorância, quais as alternativas ao solar térmico numa moradia nova?
  10.  # 19

    Solar térmico. Como o nome indica é mesmo isso solar térmico. Aquecer água por intermédio do sol.
    Pode ter termosifao, tubos de vácuo, painéis planos com ou sem. circulação forçada
  11.  # 20

    Colocado por: sposilvaDesculpem a ignorância, quais as alternativas ao solar térmico numa moradia nova?
    biomassa, aerotermia ou geotermia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
 
0.0205 seg. NEW