Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Num contrato promessa compra e venda de terreno através de uma imobiiaria, a imobiliaria refere que o contrato compra e venda não precisa de ser registado no notário, só depois a escritura na conservatória, é a mesma coisa?

    vou recorrer a parte da compra em credito é normal colocar uma clausula que refere que em caso de não aprovação de credito o sinal de 10% é restituido ao comprador? não refere nada no contrato promessa e vou recorrer a credito de 40% terreno, apesar de achar que não existe nenhuma dificuldade em obter o credito,

    qual é o prazo medio para toda a parte burocratica do banco a libertar o dinheiro e tratar da hipoteca? o terreno apenas tem que ser avaliado e hipotecado pelo banco, não é emprestimo auto construção.
    os 30 dias do contrato serão suficienteS?

    alguma sugestão?
  2.  # 2

    Colocado por: Paulo Portoos 30 dias do contrato serão suficienteS?

    Coloque no mínimo 60 dias.

    Colocado por: Paulo PortoNum contrato promessa compra e venda de terreno através de uma imobiiaria, a imobiliaria refere que o contrato compra e venda não precisa de ser registado no notário, só depois a escritura na conservatória, é a mesma coisa?

    O que a imobiliária quer dizer é que não é necessário o reconhecimento das assinaturas num notário.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaO que a imobiliária quer dizer é que não é necessário o reconhecimento das assinaturas num notário


    Mas é tudo válido à mesma ou depois o vendedor pode alegar que não assinou?

    Quanto à cláusula da não aprovação de crédito é normal?
  4.  # 4

    Colocado por: Paulo PortoMas é tudo válido à mesma ou depois o vendedor pode alegar que não assinou?

    É valido na mesma....mas um vigarista pode alegar que a assinatura dele foi falsificada (por exemplo o LFV:-)), mas isso é muito complicado de provar. O normal é não reconhecer as assinaturas.

    Colocado por: Paulo PortoQuanto à cláusula da não aprovação de crédito é normal?

    É normal, mesmo que tenha a certeza que o crédito é aprovado, o melhor é colocar uma cláusula a dizer que a concretização do negócio depende da aprovação do crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  5.  # 5

    Uma dúvida o empréstimo foi aprovado como crédito pessoal e tive uma reunião com o técnico da câmara que confirmou que o terreno era de construção mas quando perguntei se dava para construir 4 frentes disse que teria que Meter um pip pois a informação que ele poderia dar poderia não estar correta mas que em princípio devido às dimensões do terreno não deveria ter dificuldade em construir lá uma casa 4 frentes, não pedi nenhum documento como dava para construção mas no pdm aparece assinalado no mapa como área proeminente residencial.

    Na certidão predial aparece terreno para construção.
    Sei que o ideal era pedir o documento à câmara com a viabilidade de construção no local, mas só tenho mais 20 dias para a escritura é segundo fui informado pela câmara numa visita esta semana esse documento demora 30 dias é para mais estão atrasados com as ferias poderia demorar mais tempo.

    Tenciono comprar o terreno e fazer a escritura nas próximas 2 semanas , posso ter alguma complicação de depois meter um projeto e não ser aprovado?
    O terreno efetivamente aparece como terreno para construção no pdm da câmara de matosinhos e tem construção em frente e nos 2 lados, podem depois dizer que não posso lá construir, metendo o projeto dentro de 2 meses na câmara?
  6.  # 6

    Sei que parece excesso de zelo por o técnico da câmara já ter dito em reunião presencial que dava para construir e a certidão predial dizer que é terreno para construção mas é muito dinheiro envolvido e não percebo nada do assunto e tenho receio de comprar um terreno por valores muito elevados e depois ter complicações
    Concordam com este comentário: GMCQ
  7.  # 7

    Colocado por: Paulo PortoSei que parece excesso de zelo

    É isso ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  8.  # 8

    Colocado por: Picareta
    É isso ...

    Veja lá Picareta que se não for excesso de zelo e depois der alguma dificuldade obrigo-o a uma visita ao musei cosme damião... :-)

    Mas estou arrependido de em vez da reunião na camara não ter pedido o documento escrito de Comprovativo da Câmara com a viabilidade de Construção do terreno que era vinculativo à camara ao contrario da reunião que tive que basicamente serviu para nada e tive que esperar 3meses para a dita.

    Partilho tambem a experiência do credito terreno que não deu para avançar, em 5 bancos que estive sem projeto aprovado não emprestam dinheiro para compra de terreno e auto-construção, a unica alternativa era credito pessoal a preços exorbitantes disseram que terrenos sem projetos aprovados independentemente do valor sobre o total da compra não lhes interessava,
  9.  # 9

    Colocado por: Paulo PortoVeja lá Picareta que se não for excesso de zelo e depois der alguma dificuldade obrigo-o a uma visita ao musei cosme damião... :-)

    Isso não ... atravesso logo a rua para o outro lado ;-))

    Colocado por: Paulo PortoMas estou arrependido de em vez da reunião na camara não ter pedido o documento escrito de Comprovativo da Câmara com a viabilidade de Construção do terreno que era vinculativo à camara ao contrario da reunião que tive que basicamente serviu para nada e tive que esperar 3meses para a dita.

    Se esperou 3 meses por uma reunião, ia demorar um ano com um PIP !!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Se esperou 3 meses por uma reunião, ia demorar um ano com um PIP !!!


    É triste mas disseram-me que o prazo legal é de 30 dias para a emissão do documento, mas para contar com mais que estavam de férias...
    Tenho pena que isto não seja mais rápido , para mim era só um documento a dizer pode construir neste terreno uma moradia de 4 frentes com c área de implantação x área bruta y e afastamentos z metros...
  11.  # 11

    Quais as dimensões do terreno?
  12.  # 12

    700 metros.
  13.  # 13

    Colocado por: Paulo Porto700 metros.

    comprimento x largura ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  14.  # 14

    Terreno em matosinhos, a maior preocupação mesmo está relacionada com o fato de ser uma zona que até há pouco tempo estava ilegal, tipo augi mas que entretanto a maioria das casas foram legalizadas e o proprietário diz que o terreno está legal e estive a falar com vizinhos que dizem que tiveram que legalizar tudo este ano, mesmo aparecendo tudo ok no pdm da câmara como zona residencial , mesmo na câmara terem-me dito que era uma zona proeminanantemente residencial e o arquitecto da câmara ter estado a ver o Google maps e dizer que podia construir lá, E mesmo na certidão predial estando terreno para construção fiquei com um pé atrás.
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    comprimento x largura ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo Porto

    +_ 20 de frente, profundidade deve ser 35, ainda não mandei fazer levantamento topográfico.
  16.  # 16

    Colocado por: Paulo Porto+_ 20 de frente, profundidade deve ser 35,

    Se o arquitecto da Câmara diz que se pode construir, e com essas medidas, de certeza que faz aí uma casa com 4 frentes ... se estiver errado garanto-lhe que vou lá ao tal museu ... de olhos fechados :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  17.  # 17

    Colocado por: Paulo Portoto a maioria das casas foram legalizadas e o proprietário diz que o terreno está legal e estive a falar com vizinhos que dizem que tiveram que legalizar tudo este ano, mesmo aparecendo tudo ok no pdm da câmara como zona residencial , mesmo na câmara terem-me dito que era uma zona proeminanantemente residencial e o arquitecto da câmara ter estado a ver o Google maps e dizer que podia construir lá, E mesmo


    Terreno adquirido mas numa visita ao terreno pós compra, vem um vizinho ter comigo e a dizer que o terreno que comprei estava ilegal e perguntando a quem tinha comprado, quando respondi o nome do proprietário ele disse que não estava em nome dedte devido a processo em tribunal que o terreno tinha voltado ao nome do anterior proprietário.
    aquilo era um terreno que foi dividido pelo tribunal e ninguem os tinha conseguido ainda legalizar que os advogados de todos estavam a tratar do assunto para legalização das casas deles, mas o que se identificava como o proprietário nunca tinha comparecido.

    Perguntei ao vendedor a quem comprei o terreno e ele disse que não tinha nada a ver com essa legalização, que tratou do processo fez um destaque do terreno e o que me vendeu era o unico legalizado ali, e que incusivamente o anterior proprietário já havia falecido.

    mas fiquei com alguma desconfiança e queria sossego neste aspeto, pergunta pode alguem vender um terreno se dele não for efetivo proprietário? presumo que não deixariam isso acontecer na conservatória, (quer nas finanças que na conservatoria do registo predial aparecia o terreno em nome de quem mo vendeu)
    Pode existir alguma taxa a pagar desta legalização que me possa ser imputada? na escritura diz sem dividas ou onus obviamente e refere terreno para construção (que o tecnico da camara já me tinah referido pessoalmente que podia lá construir.
    como é que eu consigo ver se efetivamente está tudo legal? eu presumo que sim por não terem referido nada na conservatória.
    sei que as casas naquela zona estavam ilegais, mas aquele terreno não tem qualquer construção, estando entre terrenos de casas construidas.
  18.  # 18

    onde é que posso esclarecer se o terreno poderá ter algum problema de registo?
  19.  # 19

    Colocado por: Paulo Portoonde é que posso esclarecer se o terreno poderá ter algum problema de registo?

    Na conservatória ....

    Se estiver tudo bem na conservatória e nas finanças, não vejo motivo para preocupações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  20.  # 20

    fiz a escritura a semana passada no notário e no dia seguinte enviaram-me a certidão permanente, no portal das financas aparece em meu nome, presumo que nos dias de hoje não fosse possivel passar para meu nome se tivesse alguma coisa pendente e o terreno não estivesse a 100% em posse do vendedor.

    não há mais nenhum passo a dar para aprovação do projeto, ou ainda tenho alguma coisa a fazer?
    Sei que aquilo era uma augi, mas isso das augi só se refere quando já tem construção e a mesma não foi licenciada, correto?, é que esse não é o meu caso o terreno não tem la nada, para já.
    no meu ponto de vista só tenho que meter o projeto na camara e a mesma aprovar o mesmo respeitando o pdm que aparece que é para construção, bem como na conservatória e finanças.
 
0.0238 seg. NEW