Iniciar sessão ou registar-se
    • ajcr
    • 29 junho 2017 editado

     # 1

    Bom dia,

    À volta da casa, existe um muro de pedra como nas fotos abaixo do texto, venho saber aqui, técnicas para ajudar na manutenção do muro, arrancar as ervas daninhas.

    Queria saber, produtos não tóxicos que fazem o efeito parecido com roundup.
    Não posso e nem devo usar este produto nos muros que estejam perto das pastagens, jardins ou terras por cultivar.
    Por exemplo, há um muro, está perto da pastagem do meu vizinho que costuma por as vacas e há outro muro mais alto, que está perto da terra onde tem culturas, como batata branca, doce, tomateiros, girassóis, pepino e courgettes.

    Dá trabalho, arrancar manualmente as ervas nos muros à volta de casa e não tenho tido tempo para ocupar, tirando a erva em todo muro e na calçada de pedra.

    Deixo aqui as fotos para terem noção do trabalho por fazer.
    https://goo.gl/photos/bkR6cEgV68JphBha9
    https://goo.gl/photos/4fxxsnCWPLKAM5DJ9
    https://goo.gl/photos/GSVuaitFDZJjnAeU9
    https://goo.gl/photos/eppDfUzYr9REVuEa9 - não foi possível arranjar uma foto que mostrasse a calçada toda, mas é aquela calçada que está à volta da casa.

    Já tentei o que me aconselharam a pulverizar com água do mar, ou com a lixívia pura / misturada com água doce.

    Tenho lido na net, exemplos como vinagre ou bicarbonato sódio (ainda não testei), mas pretendo de ter aqui a vossa ajuda para ajudar a facilitar o trabalho na remoção das ervas.

    Abraços.
  1.  # 2

    Colocado por: ajcrágua do mar

    A concentração salina da água do mar é relativamente baixa. Plantas mais resistentes poderão aguentar.
    Se a ideia é não crescer nada nesses pontos, sugiro espalhar sal diretamente junto às raízes. Talvez regar depois muito ligeiramente, com pouca pressão de água para o sal não sair do sítio, tipo com um regador, para o sal se entranhar.
    Esteriliza o terreno mas de tóxico não tem nada.

    http://homeguides.sfgate.com/kill-weeds-rock-salt-38330.html
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 29 junho 2017

     # 3

    Colocado por: mhpinto
    A concentração salina da água do mar é relativamente baixa. Plantas mais resistentes poderão aguentar.
    Se a ideia é não crescer nada nesses pontos, sugiro espalhar sal diretamente junto às raízes. Talvez regar depois muito ligeiramente, com pouca pressão de água para o sal não sair do sítio, tipo com um regador, para o sal se entranhar.
    Esteriliza o terreno mas de tóxico não tem nada.

    http://homeguides.sfgate.com/kill-weeds-rock-salt-38330.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ajcr


    Para por em cima da calçada, deve dar.
    Mas, para os muros de pedra será mais difícil de por o sal nas fendas.
  2.  # 4

    Colocado por: ajcrPara por em cima da calçada, deve dar.
    Mas, para os muros de pedra será mais difícil de por o sal nas fendas.

    Concordo.
    Talvez fazer uma pasta com o sal e um pouco de água?

    EDIT: E uma boa dose de paciência, também deve dar jeito ;)
    • ajcr
    • 29 junho 2017

     # 5

    Paciência, eu tenho para os dois Rottweilers, manter a relva cortada por causa dos roedores, pois, à volta da casa, é só terras de pastagem e com erva alta.
    Algumas obras em casa para terminar,
    Agora, arrancar erva a mão nos murros, seria preciso de uma infinita paciência.

    Add 1 cup of rock salt to 1 gallon of hot water. Stir until the salt is dissolved. Pour the herbicide into a plastic spray bottle. Apply to crabgrass and broadleaf weeds. Reapply five days later. Complete the treatment with a third application five days after that
    .

    Para poder pulverizar num tanque de 15 litros, diluir o sal, talvez 5 sacos (aqueles sacos de sal para cozinha) em água, daria o efeito ?
  3.  # 6

    Colocado por: ajcrAgora, arrancar erva a mão nos murros, seria preciso de uma infinita paciência.

    Eu referia-me à paciência para aplicar a pasta de sal nos muros.

    Colocado por: ajcrPara poder pulverizar num tanque de 15 litros, diluir o sal, talvez 5 sacos (aqueles sacos de sal para cozinha) em água, daria o efeito ?

    O princípio aqui parece-me básico: quanto maior a concentração de sal, maior a eficácia e mais tempo passará até mais alguma coisa conseguir nascer ali, daí eu lhe ter sugerido usar o sal diretamente ou em pasta. Fazer uma solução para pulverizar deve resultar, mas será obrigatoriamente menos eficaz, pois a concentração será muito mais baixa. Para ter uma ideia, pense que 1 kg de sal deve encher mais ou menos um recipiente de um litro. Se encher um recipiente de um litro com água e lhe juntar sal, não consegue deitar mais que 2 ou 3 colheres de sopa que depois aquilo satura e por mais que deite já não dissolve mais, fica-lhe tudo no fundo e não dá para pulverizar. A diferença é enorme.
    Claro que pulverizar é muito mais rápido, mas terá muito provavelmente de repetir o processo com muito mais frequência (daí o site dizer para repetir ao fim de 5 dias, duas vezes), pelo que se somar o trabalho total de um e outro processo se calhar até perde menos tempo com a pasta. Mas se quiser optar pela pulverização, pois então o que recomendo é o que disse atrás, vá pelo máximo: junte sal até a água saturar, ou seja, até a água já não conseguir dissolver mais sal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 30 junho 2017

     # 7

    Vou fazer a pasta de sal para aplicar nos murros.
    Estou a ver se encontro na net, uma forma de poder aplicar a referida pasta, usando algo como pistola de aplicação (ex. a pistola de silicone ).
  4.  # 8

    Tem duas soluções:
    - Herbicidas.
    - Trabalho braçal.

    Escolha.
  5.  # 9

    Colocado por: ajcrVou fazer a pasta de sal para aplicar nos murros.
    Estou a ver se encontro na net, uma forma de poder aplicar a referida pasta, usando algo como pistola de aplicação (ex. a pistola de silicone ).

    A ideia da pasta não a tirei de lado nenhum, foi o mero senso comum a trabalhar, mas como na net parece que há sempre alguém que já teve a mesma ideia que nós, pode ser que encontre :)
    Sem ser essa da pistola de silicone, que é interessante, assim de repente não me surge nenhuma ideia brilhante que lhe possa tornar a tarefa menos árdua. Talvez uma seringa de pasteleiro, mas duvido que funcione melhor e o mais certo é já ter uma pistola de silicone enquanto que a seringa teria provavelmente de a comprar.
    Casa não funcione, isso com uma espátula será sempre a aviar, já dizia Einstein.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 30 junho 2017

     # 10

    Colocado por: BelhinhoTem duas soluções:
    - Herbicidas.
    - Trabalho braçal.


    Não posso e nem quero por herbicidas tóxicas no muro perto das pastagens para não ter problemas com vizinhos ao adoecer as vacas.
    Ponho é no muro que está lado da estrada.
    Trabalho braçal, já faço no muro onde tem sebe de azáleas, assim vou mondando-as e ao mesmo tempo no muro.

    Para ter noção dos muros à volta das pastagens:
    https://goo.gl/photos/xkswj9BXDARMAoS88
    • TZW
    • 1 julho 2017

     # 11

    Tem um ar tão natural, aproveitava o tempo livre para contemplar o cenário.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
  6.  # 12

    Isso faço nos domingos. Para mim, os domingos são para fazer absolutamente nada.
    • TZW
    • 4 julho 2017

     # 13

    Dê uma aparadela de vez em quando com uma máquina de fita, a erva aí é como o cabelo...
  7.  # 14

    Máquina de fita = roçadora com fio?
    Concordam com este comentário: TZW
    •  
      aacc
    • 7 julho 2017

     # 15

    Correcto

    Colocado por: ajcrMáquina de fita = roçadora com fio?
    Concordam com este comentário:TZW
  8.  # 16

    Numa discussão na rede social "Facebook" sobre da Câmara Municipal da Horta ter usado herbicidas para ervas nas calçadas na cidade, falaram no uso da monda térmica e também no uso de um maçarico portátil com tubo longo.
    A monda térmica não é universal, mas, tentei encontrar um maçarico pequeno que tivesse um tubo longo para queimar.
    Só encontrei aqui na ilha, um pequeno com tubo normal, por 45€ com duas bilhas.
  9.  # 17

    Colocado por: ajcrSó encontrei aqui na ilha, um pequeno com tubo normal, por 45€ com duas bilhas.


    Esta semana estava no lidl à venda uma coisa dessas mas apenas com um pequena botija.
  10.  # 18

    o Lidl não faz envios para Ilhas dos Açores.
  11.  # 19

    Colocado por: ajcrNuma discussão na rede social "Facebook" sobre da Câmara Municipal da Horta ter usado herbicidas para ervas nas calçadas na cidade, falaram no uso da monda térmica e também no uso de um maçarico portátil com tubo longo.
    A monda térmica não é universal, mas, tentei encontrar um maçarico pequeno que tivesse um tubo longo para queimar.
    Só encontrei aqui na ilha, um pequeno com tubo normal, por 45€ com duas bilhas.

    Isso não deve durar muito. Tratando-se de erva, à primeira chuvada deve ficar tudo na mesma.
  12.  # 20

    Bom dia,
    Tenho muita erva para remover na calçada à volta da casa e nos muros.
    Tanto trabalho para um fim de semana.
    Estou a pensar de por a lixívia na calçada e nos muros para ajudar a facilitar o trabalho.

    Como estou a pensar de comprar um soprador de ar quente eléctrico para tirar tinta nas portas de madeira, será que este equipamento podem ajudar a queimar as ervas daninhas?
 
0.0213 seg. NEW