Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Tenho uma casa numa aldeia da região centro que uso de vez em quando para passar uns dias e gostaria de trocar o esquentador a gás por um Termoacumulador elétrico.
    Eu quero um Termoacumulador de 300 litros tendo em conta que a familia é grande .
    Existem várias marcas no mercado mas tendo em conta que eu não conheco os produtos apenas vou colocar aqui um dos que encontrei será este um bom investimento tendo em conta o custo e benefiçio?
    Junker ES 300 6 3000W JU L0X-NNFVX
    http://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_1984
    Por vezes tenho medo do uso do gás mas tambem tenho de ter em conta o consumo de inergia e será que será possivel um dia mais tarde conectar a um painél solar ou uma bomba de calor?
    Neste momento eu só queria usar para aqueçer pela inergia elétrica mas no futuro talvez !
    Tendo em conta que não é para usar muitas vezes durante o ano gostaria se possivél uma opinião pois também não queria fazer um investimento elevado.
    E sem tem outros modelos de Termoacumuladores de 300 litros no mercado quais seriam a melhor opção para mim!
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: tiagogalvaolimaEu quero um Termoacumulador de 300 litros tendo em conta que a familia é grande .

    quantos são!? e vão tomar banho todos no mesmo dia e de seguida!!?
    E depois só tem duas pessoas na casa e tem de gastar energia a aquecer 300l!!?quando só necessitaria de 75l ou menos!!!
    Outra opção poderia ser uma cascata de TE....

    Ou outras soluções. por exemplo solares....
    Veja também a promo da EDP para AQS através de Bomba de calor...
    Se já tem gás e um esquentador.. mais vale manter isso.é a solução mais económica.
    Concordam com este comentário: tmmc
  3.  # 3

    Somos 5 pessoas e costumamos tomar banho no final da tarde 19.00h e durante o resto do tempo não fica ninguem a usar a casa .
    Eu também não queria investir muito dinheiro mas queria ficar bem servido com água sufiçiente para os dias em que uso a casa.
  4.  # 4

    80 a 100l, com resistencia de 2kw ou mais, serve perfeitamente para 5 pessoas
  5.  # 5

    Colocado por: Ivo F.80 a 100l, com resistencia de 2kw ou mais, serve perfeitamente para 5 pessoas

    acho dificil.... so meter no o termoestato no máximo e ter uma torneira termoestatica e redutores de caudal.. e serem rápidos no banho ;)
    a situação de verão é uma.. de Inverno é outra.... atenção.
  6.  # 6

    Agora uma coisa que eu reparei na descrição destes termoacumuladores Junkers usa inergia trifásica para funçionar e eu tenho corrente manofásica 6,9 kw mesmo usando um de 150 litro não iria funçionar certo?
    E se colocar uma bomba de calor o investimento não seria maior?
  7.  # 7

    E que tem contra o esquentador?
    • tmmc
    • 29 junho 2017

     # 8

    Colocado por: Pedro Azevedo78E que tem contra o esquentador?


    🔥🔥🔥
  8.  # 9

    O esquentador a gás já tem 10 anos não controla bem o caudal da água quente na verdade tenho medo que aconteçer algum açidente com o gás.
    • tmmc
    • 29 junho 2017 editado

     # 10

    Colocado por: tiagogalvaolimaAgora uma coisa que eu reparei na descrição destes termoacumuladores Junkers usa inergia trifásica para funçionar e eu tenho corrente manofásica 6,9 kw mesmo usando um de 150 litro não iria funçionar certo?
    E se colocar uma bomba de calor o investimento não seria maior?


    Quanto menos potencia tiver mais cuidado tem de ter para nao sobrecarregar o termocumulador se nao vai a vida.

    Bomba de calor é um investimento maior como é logico.

    Eu no seu lugar querendo gastar pouco e manter a segurança comprava um esquentador em condiçoes e ficava resolvido
  9.  # 11

    Pois eu também tenho os mesmos receios. Tenho um apartamento no Algarve onde só vou uma vez por mês - no Verão mais algumas vezes. Tem um esquentador a gaz de garrafa bem como o fogão. Já andei a estudar mudar tudo para elétrico, mas se calhar é pouco racional. Por exemplo um termoacumulador que só funciona uma vez por mês é bem capaz de dar problemas.
    Uma instalação a gaz bem mantida se calhar nem é problema de maior.
  10.  # 12

    Este esquentador quando eu usava a água da rede publica até funcionava + ou -mas em março passado coloquei um balão no poço que tenho no terreno quando estamos no banho e o balão dispara a pressão aumenta na rede e o caldal da água quente fica descontrolado já chamei foi ele que instalou o esquentador disse que não podia fazer mais nada o esquentador está regulado.
    • ik
    • 29 junho 2017

     # 13

    Colocado por: tiagogalvaolimaEste esquentador quando eu usava a água da rede publica até funcionava + ou -mas em março passado coloquei um balão no poço que tenho no terreno quando estamos no banho e o balão dispara a pressão aumenta na rede e o caldal da água quente fica descontrolado já chamei foi ele que instalou o esquentador disse que não podia fazer mais nada o esquentador está regulado.


    Ponha uma válvula redutora de pressão à entrada do esquentador regulado para 3 bar
    Concordam com este comentário: tmmc
    • TZW
    • 29 junho 2017 editado

     # 14

    Colocado por: tiagogalvaolimaEste esquentador quando eu usava a água da rede publica até funcionava + ou -mas em março passado coloquei um balão no poço que tenho no terreno quando estamos no banho e o balão dispara a pressão aumenta na rede e o caldal da água quente fica descontrolado já chamei foi ele que instalou o esquentador disse que não podia fazer mais nada o esquentador está regulado.

    Um canalizador resolve isso com pouca coisa ou não merece o titulo.
  11.  # 15

    Então será melhor chamar outro canalizador pois este nada resolveu caso consiga soluçionar o problema eu nem iria gastar mais dinheiro .
    Simplesmente eu tenho pouco conheçimento sobre estas coisas e tenho medo de mexer tentar inventar..
    A unica coisa que eu sei é que a pressão da água na rede está regolada para 4 bar no relogio do balão.
    • TZW
    • 29 junho 2017

     # 16

    Colocado por: tiagogalvaolimaEntão será melhor chamar outro canalizador pois este nada resolveu caso consiga soluçionar o problema eu nem iria gastar mais dinheiro .
    Simplesmente eu tenho pouco conheçimento sobre estas coisas e tenho medo de mexer tentar inventar..
    A unica coisa que eu sei é que a pressão da água na rede está regolada para 4 bar no relogio do balão.

    Mas tem muitas oscilações entre a pressão regulada como mínimo e máximo, e provavelmente é um pressostato dos mais simples que de simples só têm o preço porque em pouco tempo com oxidações, uso ou nem sei bem porquê aquela treta não mantem os valores iniciais e não tem controlo do fluxo, é tipo turbo de carros antigos.
    Qual é a sua zona, há pessoal aqui pelo fórum que percebe do assunto. Gás, Agua e bombas...
  12.  # 17

    Regule as pressões no balão.
    Reveja as tubagens de gás e o bom funcionamento do esquentador e fica com isso resolvido por tuta e meia.
    E com banhos ilimitados
  13.  # 18

    A zona onde tenho a casa é na região de Viseu mas o balão está regulado para 4 bar é um balão de 150 ou 200 litros e a saida é de uma polegada tem um T em que deriva 3/4 e vai para dentro de casa.
    Agora se eu colocar a válvula redutora de pressão à entrada do esquentador em questão de estética fica á vista .
    E se fosse colocada entre ao T de uma polegada e o tubo de 3/4 que vai para casa será que o funçionamento seria igual ?
    Colocando uma válvola tipo esta !
    https://loja.momel.pt/product.php?productid=26764
    • ik
    • 29 junho 2017

     # 19

    Colocado por: tiagogalvaolimaA zona onde tenho a casa é na região de Viseu mas o balão está regulado para 4 bar é um balão de 150 ou 200 litros e a saida é de uma polegada tem um T em que deriva 3/4 e vai para dentro de casa.
    Agora se eu colocar a válvula redutora de pressão à entrada do esquentador em questão de estética fica á vista .
    E se fosse colocada entre ao T de uma polegada e o tubo de 3/4 que vai para casa será que o funçionamento seria igual ?
    Colocando uma válvola tipo esta !
    https://loja.momel.pt/product.php?productid=26764


    Sim uma valvula dessas mas a metade do preço dessa

    Melhor ainda é meter este aparelho a controlar a bomba, vi aqui no forum.. http://www.hidraulicart.pt/loja-online/controladores-de-pressao/controlador-de-press-o-controlmatic-rm/
  14.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradasacho dificil.... so meter no o termoestato no máximo e ter uma torneira termoestatica e redutores de caudal.. e serem rápidos no banho ;)
    a situação de verão é uma.. de Inverno é outra.... atenção.


    O assunto já está muito debatido, e não existe consenso, dada a relatividade do seu uso, mas no meu caso, apesar de instalar painéis solares, bombas de calor e afins... O que tenho em casa em um "cilindro" de 50l com 3kw de resistência, chega pra 5, sem ter de andar a correr, enquanto o que sai do banho se prepara e veste já o piloto se apagou
 
0.0218 seg. NEW