Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Tenho junto ao passeio do meu terreno duas árvores daquelas gigantes (como há na avenida da liberdade), cuja proas estão todas dentro do meu quintal, é lixo, é folhas, é os carros que ficam todos colados com a goma que sai das árvores.

    Fui à junta de freguesia e disseram-me o ano passado que era com a camara de Sintra. Já fiz mais de 5 reclamações e até agora nada.

    Não sei mais o que posso fazer.

    Existe alguma possibilidade de cortar as ramas que estão dentro do meu quintal ?

    Obrigada
    • RCF
    • 5 julho 2017

     # 2

    Colocado por: citadpExiste alguma possibilidade de cortar as ramas que estão dentro do meu quintal ?

    Sim, existe.
    O Código Civil, nos art.º 1366 e seguintes, esclarece esse assunto.
    Deve começar por notificar o proprietário da árvore (o que já terá efetuado) pedindo para cortar a copa das árvores que invadem a sua propriedade. Se ele não o fizer, você pode exercer ação direta, isto é, pode você próprio cortar a copa que invade o seu terreno.
    • RCF
    • 5 julho 2017

     # 3

    Artigo 1366.º do Código Civil

    1. É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado judicial ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.
  2.  # 4

    Muito obrigada pelo esclarecimento.

    Pensava mesmo que seria proibido o mesmo.

    Tenho as reclamações do pedido de corte/poda das arvores desde Novembro de 2016. E até lá nada.

    Obrigada pela ajuda!!
  3.  # 5

    Tenha em atenção se há passarada na arvore, sem contar que o corte deverá ser feito durante o periodo de dormência da arvore. O ideal será esperar pelo inverno.
    • RCF
    • 5 julho 2017

     # 6

    Ainda assim, recomendo que envie nova informação, se possível por carta registada, com referência à Lei e dando o prazo de 3 dias para eles cortarem.
    Só depois, corte.
  4.  # 7

    Eu imputava os custos... E informava previamente
 
0.0128 seg. NEW