Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Antes de mais gostaria de agradecer a todos quantos participam neste extraordinário fórum e que fazem dele, através da sua participação, uma fonte de informação tão abrangente e interessante para aqueles que como eu são amadores nestas áreas.

    Muitas foram a vezes que me socorri deste fórum para retirar dúvidas e ler posts, que muito me ajudaram na implementação de pequenas obras que fui fazendo.

    E desta vez não foi diferente. Consultei exaustivamente todos os tópicos e post's do fórum e neste momento sinto-me informado mas com algumas dúvidas, pelo que resolvi colocar o meu primeiro post.

    Problema:
    Incómodo causado pelos vizinhos do prédio do lado - sobretudo de condução aérea (vozes, TV, etc)

    Estrutura existente:
    Parede em alvenaria rebocada, estucada e pintada que divide a minha casa do meu vizinho do prédio do lado com uma dimensão de cerca de 3,80m x 2,60m.
    Neste quarto existe teto falso com uma caixa de ar de cerca de 25cm (à qual só consigo aceder através dos buracos dos spots de luz e onde não planeava intervir...)

    Eventual Solução:
    Depois de muito analisar o fórum, concluí que uma solução económica e eficiente será a construção de uma parede em pladur "forrada" no seu interior com um material que promova o desejado isolamento acústico. Para a situação em causa, disponho de cerca de 7 - 8 cm para implementar a solução.

    Quanto aos materiais apurei o seguinte:

    1 - Pladur - Com cerca de 1cm a aplicar com perfis aparafusados diretamente à parede

    2 - Isolante sonoro para Perfis - Qualquer coisa tipo fonodan ou tecsound band acoustic insulation a colar na área do perfil que vai aparafusar na parede bem como na área do perfil que vai contatar com o pladur

    3 - Isolante acústico próprio (tipo "green glue") a aplicar em todo o perímetro do pladur a instalar

    3 - Materiais isolantes a instalar como forro da parede de pladur:
    3.1 - Aglomerado negro de cortiça (5cm)
    3.2 - Corkoco (5cm)
    3.3 - Lã de rocha (5cm)
    3.4 - Paineis SONODAN PLUS (Danosa)
    3.5 - Tela acústica MAD 4 (Danosa) + painel de espuma de poliuretano AGLOMEX de 5 cm

    Aqui é que a coisa fica difícil, uma vez que não consigo formar uma opinião acerca de qual o material que promoverá um melhor isolamento.

    A ajuda que peço a todos os que queiram contribuír será:

    1- Qual será a melhor solução das 5 apresentadas (Aglomerado negro de cortiça, Corkoco, Lã de rocha, Paineis SONODAN PLUS ou Tela acústica MAD 4 + painel de espuma de poliuretano AGLOMEX)?
    2- Qual a melhor referência do material corkoco (pelo que percebi a % de fibras de coco e de cortiça varia consoante o modelo de placa)?
    3- Qual a melhor referência de Lã de rocha para este caso? 150kgs/m3?
    4- A green glue (ou outro produto semelhante) deverá ser aplicado em todo o perímetro da parede de pladur antes do barramento das placas? Esta green glue é passível de ser pintada?
    5- Estarão as espessuras dos materiais isolantes (5cm) bem dimensionadas?
    6- O fato de não estar a pensar intervir no teto falso existente na divisão onde irei construír esta parede (e quando digo não intervir digo não colocar material isolante uma vez que para tal teria de "destruír parcialmente" o teto para fazer passar o material isolante) irá comprometer o significativamente o isolamento acústico?

    Desde já agradeço todos os comentários e sugestões bem como eventuais alternativas às agora apresentadas!

    A todos um bem haja!

    Fernando Alves
  2.  # 2

    Eu no seu caso optaria por criar uma nova parede em gesso cartonado, desacoplada da existente uma vez que toda e qualquer fixação sólida entre a placa de gesso e a parede de alvenaria irá funcionar como ponte acústica (o som propaga-se pela vibração).
    Ou seja, poderá criar uma parede afastada (canal + montante) sendo que o principal isolamento acústico ficará "entalado" entre ambas e neste caso a melhoria acústica será melhorada.

    Em termos de isolamento acústico a utilizar, pode optar pela lã de rocha colada à parede de alvenaria e adicionalmente a tela MAD 4 no verso da placa de gesso cartonado. Ou a utilização da manta acústica SONODAN colada directamente na parede de alvenaria.
    Obviamente que algum ruído irá ser transmitido pela laje de piso e laje de tecto, sendo que neste ultimo caso como tem um tecto falso o plenum não estará isolado e a propagação do som será mais evidente.
    O ideal seria fazer a divisória desacoplada entrar no tecto falso e pregar directamente à laje.
  3.  # 3

    Caro Fernando,

    Estou interessado no mesmo tópico e tenho procurado informação sobre a green glue. Aparentemente muito boa.

    A green glue, é aplicada, normalmente entre duas placas de gesso cartonado. Por outras palavras: aplica gesso cartonado nas paredes que pretende isolar, aplica a green glue, e aplica outra camada.

    Inquiri a marca ácerca deste assunto e informaram que, caso a primeira parede seja direita (lisa) poderá ser dispensada a primeira camada de gesso cartonado.

    A green glue nunca seca, torna-se num material visco elástico. O som ao passar pela green glue (especialmente os graves) fazem o material vibrar e esta energia é dissipada sob a forma de calor.

    Li boas reviews ácerca do produto. Não faço ideia o quão eficiente será e, penso, dependendo do caso, ficará melhor combinado com outras soluções.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Ola a todos

    Tambem ando a pesquisar solucoes para isolamento acustico.

    Vi estas placas no merlin:

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento/Isolamento-acustico/16332470.aspx

    Penso que sejam as placas flex acoustic e pelo que diz no site têm uma atenuacao bastante superior a outros produtos que andam por ai, no site do fabricante têm um descritivo sobre a aplicacao em que referem para colar directo á parede e colocar placas de pladur a tapar, dao para chao, paredes e tectos, alguem conhece ou tem opinioes sobre este produto?

    É comparavel com o green blue que referem acima?

    Ja agora uma duvida para quem ja aplicou este tipo de solucoes, colamos as placas acusticas, e o pladur como fixa a estas placas?
  5.  # 5

    Caro Fernando,

    Estou interessado no mesmo tópico. Muito bom resumo. Cheguei exactamente às mesmas conclusões.
    Qual foi a sua decisão final?

    Obrigado
 
0.0145 seg. NEW