Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.
    Após procurar no fórum por algum tópico que me ajudasse a esclarecer as minha dúvidas, como não encontrei, venho pedir ajuda a quem me conseguir dar umas luzes sobre o que fazer.
    Os meus avós faleceram no inicio dos anos 2000 deixando uma casa. Na altura por os irmãos/herdeiros não terem uma boa relação nada foi feito em relação ao imóvel tendo ficado vários anos ao abandono.
    Anos mais tarde, a câmara municipal obrigou a realização de obras uma vez que estava em tão mau estado que começou a danificar as casas ao lado.
    Para não se perder o imóvel, um dos herdeiros demonstrou interesse em ficar com a casa pedindo aprovação aos outros. Todos concordaram excepto um, o cabeça de casal. Este desapreceu do mapa e ao invés de se tomar as devidas acções legais, o interessado uma vez que tinha a aprovação dos outros decidiu fazer as obras na mesma e mudar-se para a dita casa.
    Nisto já se passaram bastantes anos, a situação continua igual mas nada foi feito. Ninguém recebeu a parte da casa, o cabeça de casal continua desaprecido, os outros herdeiros continuam desinteressados excepto o meu pai que gostaria de tomar alguma atitude mas não sabe o que fazer. Não temos documentos nenhuns, nem a escritura da casa, riforosamente nada.

    Peço desculpa pelo texto extenso mas se me puderem ajudar sobre por onde começar ficaria agradecido.

    Cumprimentos,
    Tiagoribeiro6
  2.  # 2

    "Desaparecido"?
    Têm de ir ao programa do senhor Henrique Mendes.
  3.  # 3

    tenho a ideia que é possível mudar a cabeça de casal de uma herança, mas acho que é preciso o acordo de todos os herdeiros, estando um deles desaparecido/incontactável não sei como se processa.

    quem ficou com a casa e fez as obras, arriscou bastante, na prática a casa não é dele.
  4.  # 4

    Colocado por: Palhava"Desaparecido"?
    Têm de ir ao programa do senhor Henrique Mendes.


    O próprio senhor Henrique Mendes também desapareceu.
    • RCF
    • 6 julho 2017

     # 5

    Colocado por: tiagoribeiro6Boa noite a todos.
    Após procurar no fórum por algum tópico que me ajudasse a esclarecer as minha dúvidas, como não encontrei, venho pedir ajuda a quem me conseguir dar umas luzes sobre o que fazer.
    Os meus avós faleceram no inicio dos anos 2000 deixando uma casa. Na altura por os irmãos/herdeiros não terem uma boa relação nada foi feito em relação ao imóvel tendo ficado vários anos ao abandono.
    Anos mais tarde, a câmara municipal obrigou a realização de obras uma vez que estava em tão mau estado que começou a danificar as casas ao lado.
    Para não se perder o imóvel, um dos herdeiros demonstrou interesse em ficar com a casa pedindo aprovação aos outros. Todos concordaram excepto um, o cabeça de casal. Este desapreceu do mapa e ao invés de se tomar as devidas acções legais, o interessado uma vez que tinha a aprovação dos outros decidiu fazer as obras na mesma e mudar-se para a dita casa.
    Nisto já se passaram bastantes anos, a situação continua igual mas nada foi feito. Ninguém recebeu a parte da casa, o cabeça de casal continua desaprecido, os outros herdeiros continuam desinteressados excepto o meu pai que gostaria de tomar alguma atitude mas não sabe o que fazer. Não temos documentos nenhuns, nem a escritura da casa, riforosamente nada.

    Peço desculpa pelo texto extenso mas se me puderem ajudar sobre por onde começar ficaria agradecido.

    Cumprimentos,
    Tiagoribeiro6


    O seu pai que vá a um Notário e coloque o assunto. Eles deverão, melhor que ninguém, apontar-lhe uma possibilidade para resolução da situação.
  5.  # 6

    Colocado por: ClioII

    O próprio senhor Henrique Mendes também desapareceu.

    Se o cabeça de casal morreu é uma coisa.
    Se está vivo,têm de se mexer para o encontrar.O pior é se ele estiver no estrangeiro.
  6.  # 7

    A última vez que soubemos de alguma coisa foi precisamente que tinha ido para o estrangeiro mas penso que já não deverá estar por lá. Também já tentámos na sua morada mas já não vive lá.

    Já estou a ver que será difícil uma vez que apenas o meu pai está interessado em resolver a situação. Já reparámos que o meu tio (que vive na casa) também não é do seu interesse a resolução do problema porque devido a todo este desinteresse por parte dos outros conseguiu uma casa sem qualquer custo.

    Na altura em que decidiu ficar com a casa, como a casa estava en ruinas, iria apenas dar a cada irmão o valor correspondente do valor do terreno. Seria um valor mínimo que mesmo assim nunca chegou a dar.
    Uma questão que tenho é se caso isto seja tratado o valor a dar a cada irmão será o tal valor do terreno ou um valor baseado no estado atual da casa.

    Desde já agradeço todas as respostas e conselhos.

    Cumprimentos.
  7.  # 8

    Tem que requerer a abertura de inventário.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  8.  # 9

    Desculpe perguntar mas qual o interesse no assunto agora?

    Se o que diz é que nem o seu Tio que arriscou em agarrar em algo que estava em ruinas, de ter gasto dinheiro a recuperar, não tem interesse na resolução do assunto, porque está o seu Pai preocupado com isso, e vc tb?

    Quer obter a sua parte de uma ruina?
  9.  # 10

    Então mas o seu pai na altura não concordou que o seu tio ficasse com a casa?
  10.  # 11

    Sim, gostariamos que o nosso pai recebesse a parte a que tem direito. Apesar do valor ser minimo apenas queriamos que a pessoa em questão não conseguisse mais uma vez levar a dele avante. É uma pessoa que em diversas situações ao longo dos anos teve actos de má fé e este foi apenas mais um.

    Mas já deu para perceber que a melhor forma seria tratar de tudo com um advogado e isso seria muito despendioso e não justificaria pelo valor a receber. Seria apenas por uma questão de "justiça familiar".
  11.  # 12

    Concordou recebendo a parte a que tinha direito.
 
0.0176 seg. NEW