Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Venho por este meio solicitar a vossa singular ajuda para um esclarecimento.
    Tenho um frigorifico referência AEG 3130 Santo.

    Como vivo sozinho e o consumo de luz que tenho na minha habitação é algo exagerado decidi fazer um teste.

    O consumo de luz é de 6 (SEIS) Kilowatt por dia. (Frigorifico ligado 24 horas- Restantes Equipamentos em stand by)

    Desliguei o frigorifico por dois dias e fiz as leituras ao contador durante esses dias e o consumo passou para 1 (UM) quilowatt por dia. Voltei a ligar e o consumo disparou novamente para os 6 Kilowatts.

    Ou seja, o frigorifico consome 5 (CINCO) quilowatt por dia.

    Dá uma média de 150 kilowatt mês. Fazendo as contas dá perto de 400 euros / ano de consumo de luz. (!)

    Andei na web a ver se encontrava uma ficha técnica que me indicasse qual o consumo do aparelho mas não encontrei.

    Como seja alguem com formação nesta area pode ajudar a esclarecer? Está o aparelho bom e é mesmo este o consumo dele? Isto é normal para um frigorifico?

    É que sinceramente estou a achar um exagero.

    Nota: As borrachas das portas embora já algo velhas ainda vedam perfeitamente bem.

    Bem haja,
  2.  # 2

    O motor pára ? ou esta constantemente a trabalhar ?

    um frigorifico novo hj em dia tem um consumo tipico de 250kwh/ano ora esse está a consumir quase 10 vezes mais.


    Terá gas?
  3.  # 3

    Boas,
    Desde já muito obrigado pela pronta resposta.

    Ele pára sim. Distingue-se bem quando está a trabalhar.
  4.  # 4

    Gas não sei.. tem 13 anos e nunca mexi nisso por acaso.
  5.  # 5

    Colocado por: PsoaresGas não sei.. tem 13 anos e nunca mexi nisso por acaso.



    Forma gelo (uns piquinhos de gelo na parede interna do fundo não conta)?
  6.  # 6

    Está encastrado no mobiliário?
    Tem espaço para ventilação por trás e por cima?
  7.  # 7

    Já o descongelou por completo!!?, mas por completo é mesmo desligar por umas 72 horas.
    Já viu se tem gelo formado na traseira do mesmo?
  8.  # 8

    Sim, é um exagero esse consumo...
  9.  # 9

    Nós somos 2, e temos um consumo na ordem de 80kw por mês, e temos placa de indução.
    o nosso consome 255 por ano, tenta perceber se o teu está sempre a trabalhar.
  10.  # 10

    Acho que se pegares nele amanha e colocares no lixo já ficas a ganhar!!!
  11.  # 11

    De facto 400 euros de consumo anual dá, subtraindo-lhe os 150 eur de consumo que seria normal, para um frigorifico novo classe A, em 10 anos de consumo assim são 2500 eur deitados fora...
    • SVM
    • 7 julho 2017

     # 12

    Os meus pais tinham uma arca semelhante... Metia 400kw por mês na factura.
    Comprei um efergy para identificar a coisa...
    Assim que foi identificado a arca passou a fazer de salgadeira....

    Mas seja como for veja se não é gelo ou borrachas estragadas.

    Compensa largamente o investimento num novo com esses consumos.
    Abraço
  12.  # 13

    Se o frigorífico for igual ao da placa da imagem abaixo( que encontrei no Olx) , mesmo com o motor a trabalhar 24h iria gastar 3,6kw/dia


    ora se está a gastar 5, tem ai problemas graves nele. Livre se dele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Psoares
      920610541_4_644x461_frigorfico-combinado-aeg-santos-3130-mveis-casa-e-jardim.jpg
  13.  # 14

    Bom dia a todos,

    Agradeço a ajuda de todos e realmente todos os cuidados referidos e análises foram tidos em conta.
    Nunca esteve encostado à parede, e tem ventilação, tubagens, escoador sempre limpos, sem cotão na parte detrás, as borrachas vedam bem, liga e desliga, não forma gelo aos picos, mas tinha que o descongelar de 3 em 3 meses porque na parte do congelador fazia imenso gelo ao ponto de bloquear as gavetas.
    E pronto eu vivo sózinho e sempre tive cuidado com estas coisas mas agora no ultimo ACERTO de luz levei uma bofetada valente (600 euros de Novembro 2016 a Maio 2017) e lá andei a ver como é que era possível tanta luz gasta..

    Com tudo ligado em casa em stand by (PS3 e PS4, relogios de cabeceira, caldeira de água, 3 TV´s, box meo, e um aquario de peixes) o consumo é de 1 KW dia.
    Ligo o frigorifico... dispara logo para 6 ao dia.

    Ontem fui ao Jumbo ver Frigorificos e realmente todos eles dizem nas caracteristicas consumos anuais de 230 a 260 Kw..
    Ou seja este já entregou a alma ao criador. Pena que só dei conta tarde demais, porque 600 paus de luz dava para outro Frig :(
    Essa é a parte que doi mais. Mal empregado dinheiro catrino.. belos camarões não era?..

    Mas pronto, vou comprar um Bosch ou um Samsung. Ja lá andei a ver gostei de dois modelos destas marcas pela arrumação que dão.

    Muito obrigado a todos pela ajuda.
  14.  # 15

    Aproveitando este tópico, tenho um combinado encastrado da Balay e tenho a sensação que está quase sempre a trabalhar... Seria fácil movê-lo para fazer alguma limpeza por trás (nunca deve ter sido feita em 9 anos de funcionamento). É preciso remover as portas primeiro ou qualquer coisa assim? Ele refrescar, refresca bem, mas tenho sempre aquele zumbido na cozinha... ou isso ou não me lembro de quando está parado, porque não chateia ;-)

    Cumprimentos
  15.  # 16

    Viva, reutilizando este topico desse Outubro que o meu consumo de eletricidade aumentou 100kwh por mês. Era na casa dos 300 e agora vai nos 400...

    Comecei pelos eletrodomésticos mais antigos, como tenho uma arca pequena e um 2o frigorifico coloquei uma tomada inteligente a medir consumo e cheguei a conclusão que consomem ambos 1900wh/dia.

    Queria perceber se acham este consumo normal ou se é exagerado, pois não percebo muito disto...

    Reduzindo para um intervalo de 1h, em pico o consumo chega aos 100wh, as vezes passa, as vezes não chega a metade, mas tudo somado da os tais 1900 que referi.
  16.  # 17

    O que alterou para justificar essa mudança?
    Normalmente um frigorifico gasta pouco menos que 1kw/dia e uma arca um pouco mais pelo que acho um consumo normal.
  17.  # 18

    Obrigado pela resposta. O ponto é esse, não alterou nada... desconfiei destes 2 aparelhos por serem os mais antigos, mas aparentemente então ainda estão dentro do aceitável. Vou me virar para o frigorífico principal (este que testei é um secundário).

    Há forma de aferir o consumo sem usar uma tomada inteligente ? É que este frigorífico está encastrado a tomada é de difícil acesso...
 
0.0223 seg. NEW