Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho em vista a construção da minha moradia em breve, e temos em projecto aquecimento a pellets e radiadores invés de piso radiante. A caldeira a pellets ficaria na casa das máquinas (junto à garagem) e para além disso teremos uma lareira na sala.

    A minha questão: é possível deixar de lado a caldeira, e apostar somente num recuperador de lareira que funcione a pellets e que aqueça o restante da casa através dos aqyecedores? Aliava a lareira ao aquecimento - funcionalidade - ao conforto e estética da chama na lareira na sala...

    Alguma ideia de valores?
  2.  # 2

    Atenção ao barulho das caldeiras a pellets e à "estética" das mesmas na referida "chama", que não é propriamente igual a lareira/salamandra a lenha.
    • LeaR
    • 10 julho 2017

     # 3

    Bem, estava à espera de mais ajuda... Pode ser que amanhã esteja tudo mais activo que no fim-de-semana :D andou tudo na passeata.

    Já me falaram da MCZ modelo Vivo 80 Hydro. Conhecem? Pessoalmente prefiro a VIVO 90, em formato panorâmico.
  3.  # 4

    Se meter recuperador fica sem lareira na sala!
  4.  # 5

    Colocado por: Kazuza148Se meter recuperador fica sem lareira na sala!


    ??????
  5.  # 6

    Colocado por: Learodtrução da minha moradia em breve, e temos em projecto aquecimento a pellets e radiadores invés de piso radiante. A caldeira a pellets ficaria na casa das máquinas (junto à garagem) e para além disso teremos uma lareira na sala.

    A minha questão: é possível deixar de lado a caldeira, e apostar somente num recuperador de lareira que funcione a pellets e que aqueça o restante da casa através dos aqyecedores? Aliava a lareira ao aquecimento - funcionalidade - ao conforto e estética da chama na lareira na sala...

    Alguma ideia de valores?


    Sim, eu tenho uma salamandra a pellets na minha sala, e com isso asseguro o aquecimento central por radiadores de toda a casa.
  6.  # 7

    O recuperador aquece a sala. Dependendo do tamanho da sala, até pode nem ser preciso meter o piso radiante na sala.
    Eu tenho recuperador a pellets, ligado aos radiadores. Tenho uma sala de 40 m2 e o recuperador sozinho consegue manter a sala a 20 ºC e ainda aquecer os quartos e cozinha via radiadores.

    Na sala tenho os radiadores todos desligados, pois o recuperador por si só mantém a sala bem quente.

    A caldeira não me parece boa ideia.

    Quanto ao modelo MCZ VIVO, tive para meter esse, mas depois descobri o "Bronpi Alpes" que tem a mesma potência, feito em Espanha e é MUITO mais barato (2500 euros). Ficou-me em 3000€ já com instalação e ligação ao sistema de aquecimento central. O MCZ era mais 1000€ se não estou em erro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aprendiz07
    • LeaR
    • 10 julho 2017

     # 8

    @marcoaraujo, é isso mesmo que procuro. A minha sala terá cerca de 46m2, e provavelmente o recuperado aquecerá a sala por si só... Que tem a dizer do seu recuperado? É barulhento?

    Que manutenção requer? Parece-me que tem mais ou menos a mesma capacidade de cerca que o MCZ. Um saco e pouco de pellets de cada vez.

    Nunca tinha ouvido falar desses, comprou pela fabricante e depois arranjou quem instalasse?
  7.  # 9

    Não faz ruído absolutamente nenhum, até porque é um recuperador hidrico.
    Os que fazem barulho penso que são aqueles recuperadores com ventiladores para distribuirem o ar para outras divisões através de condutas.

    Quanto ao aquecer a sala por si só, depende do isolamento que tiver. Eu na sala tenho lã-de-rocha (65mm nas paredes e 80mm no tecto). No meu caso o recuperador consegue sozinho aquecer a sala, só pelo calor/radiação que emite na combustão dos pellets.

    A manutenção é transversal a todos os recuperadores a pellets, seja de que marca for. Uma vez por ano, no verão. O meu instalador leva-me 70 euros pela manutenção anual.

    Uma das vantagens do modelo que referi (Bronpi Alpes) é que tem garantia de 5 anos da marca, enquanto o MCZ só tem 2 anos de garantia.

    Não comprei ao fabricante. Comprei a um instalador autorizado pelo fabricante (de Palmela). Se for da grande Lisboa ou Margem Sul posso passar-lhe o contacto.
    • LeaR
    • 10 julho 2017

     # 10

    Obrigado pelas informações. Em isolamento creio que estarei seguro... ETICS 100mm e XPS na placa do tecto (agora não sei de que espessura).

    Sou da zona de Viseu/Guarda, terei de procurar um instalador dessa marca para a minha zona. Tem isso ligado a algum termóstato?
  8.  # 11

    Colocado por: LearodTem isso ligado a algum termóstato?


    Aquilo trás um telecomando com termostato incorporado.
    • LeaR
    • 10 julho 2017

     # 12

    Por acaso gostava de ligar um termóstato NEST em casa. É que assim era programável e dava para aceder remotamente... Não faço ideia se dê.
    • LeaR
    • 18 julho 2017

     # 13

    Ora bem, tendo em conta que terei perto de 100 elementos de radiador em casa + 2 toalheiros, aconselharam-me:

    - Ecoforest Super Insert 24kW
    - Ecoforest Super Insert 30kW
    - Moretti Aqua Slot Glass 20 kW
    - Ungaro Yncas
    - MCZ Vivo 80
    - MCZ Vivo 85

    Alguém com conhecimento das mesmas?

    @marcoaraujo, o vendedor da Bronpi disse-me logo que para 100 elementos, a caldeira Alpes não tinha potência suficiente. Ficou descartada.
  9.  # 14

    Colocado por: Learod@marcoaraujo, o vendedor da Bronpi disse-me logo que para 100 elementos, a caldeira Alpes não tinha potência suficiente. Ficou descartada.


    A caldeira Alpes tem 5 níveis de potência. 1 é o mais fraco, 5 o mais forte, 3 o médio.
    Eu tenho 114 elementos ligados a essa caldeira. A caldeira nunca a meto acima do nível 3 (potência média) e tenho a casa sempre a 21ºC no inverno, quando na rua estão 3ºC

    Esse vendedor que contactou é um nabo dos grandes.


    Colocado por: LearodMCZ Vivo 80


    O Vivo 80 tem EXACTAMENTE a mesma potência que o Alpes, sendo que o Alpes até tem maior rendimento (91% do Alpes contra 90% do Vivo 80).
    Como é que o vendedor tem lata para dizer que o Alpes não tem potência suficiente, mas o Vivo 80 já tem ?????


    Colocado por: Learod- Ecoforest Super Insert 24kW
    - Ecoforest Super Insert 30kW
    - Moretti Aqua Slot Glass 20 kW


    O Moretti 20 kW dá para 150 elementos
    O Ecoforest 24 kW dá para 180 elementos
    O Ecoforest 30 kW dá para 220 elementos

    Se você só tem 100 elementos, para que raio vai comprar estas caldeiras? Isto é o mesmo que comprar um Ferrari só para circular no centro urbano da cidade.


    Epah, troque de vendedor rapidamente !!!!
      Untitled.png
    • LeaR
    • 18 julho 2017

     # 15

    marcoaraujo, o vendedor não foi o mesmo obviamente... cada marca teve o seu representante. o da Bronpi deixou muito a desejar sim.

    o da MCZ disse que dava aqueles modelos, logo suspeitei quando o da Bronpi disse que não dava.

    o Moretti já me deram preços, e os Ecoforest são enormes e com um desing muito modernos para o que pretendo.

    Quem lhe vendeu a sua Bronpi Alpes?
  10.  # 16

    Colocado por: Learod
    1. Quem lhe vendeu a sua Bronpi Alpes?


    Quem me vendeu é um representante de Palmela. Mas julgo que actua em todo o distrito de Setúbal e de Lisboa.
    Foi 5 estrelas essa pessoa.

    Você é de onde?
    • LeaR
    • 18 julho 2017

     # 17

    Sou do distrito da Guarda... Mas podia ligar-lhe ou contactar por email para pedir uma opinião.
  11.  # 18

    Colocado por: LearodSou do distrito da Guarda... Mas podia ligar-lhe ou contactar por email para pedir uma opinião.


    Aquecer uma casa na Guarda no inverno é uma tarefa muito mais árdua do que aquecer uma casa em Palmela, julgo que não é preciso explicar porquê. Eventualmente os vendedores da sua área poderão ter razão em sobredimensionar o aquecimento, mas isso já vai depender muito das áreas a climatizar e do isolamento existente na habitação (de pouco ou nenhum até excelente).
  12.  # 19

    Colocado por: ClioIIAquecer uma casa na Guarda no inverno é uma tarefa muito mais árdua do que aquecer uma casa em Palmela, julgo que não é preciso explicar porquê


    Acho que ser na Guarda ou em Palmela, neste caso particular vai dar ao mesmo:

    Colocado por: LearodEm isolamento creio que estarei seguro... ETICS 100mm


    Numa casa com 100mm de ETICS na Guarda, basta a mesma caldeira que seria necessária numa casa no Algarve com 50mm de ETICS
    • LeaR
    • 18 julho 2017

     # 20

    Vivo no distrito da Guarda, mas com 100mm de ETICS...

    Julgo que qualquer recuperador a partir de 20kW chegue para a moradia.
 
0.0193 seg. NEW