Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos.
    Por motivos diversos (sessão de compras no OLX) acabei por ficar proprietário de 3 plotters da HP.
    Uma designjet 100 (que comprei nova em 2003), uma 120 e depois uma 130nr (ambas compradas no OLX este ano, e ambas avariadas, e ambas traziam tinteiros selados extra).
    Como a 120 teve um arranjo muito fácil acabei depois por comprar a 130nr.
    O que queria no final era uma plotter com drivers para o windows 10 e com rolo (que no fundo era a 130nr). E vendia as outras duas (a 100 e a 120).

    Posto esta introdução, vamos ao tópico.

    A 130nr ligava e logo ia abaixo. E nunca dizia que erro tinha, simplesmente morria. Tirava a ficha, esperava 10 segundos, voltava a ligar. E voltava a morrer, podia ser logo no arranque, podia ser já na impressão de teste. Mas raramente ela conseguia cuspir papel.
    Contactei uma empresa de reparação de plotters relatando o problema. Disseram que o erro seria da CPU e que a HP não fornecia peças, portanto, não a poderiam reparar (foi aqui que pensei que o dinheiro que tinha dado por ela era todo prejuízo). Ainda vi o preço da CPU no ebay mas tipo dar 100€ e talvez ficar com a plotter avariada não era a minha onda.
    Mas depois de muito testar e procurar na net descobri um tópico de discussão que indicava que um problema comum destas plotters (100, 110, 120 130) era a PSU (fonte de alimentação, power suply unit). E não só indicava isso como indicava que componentes deveriam ser trocados. Ou seja, no fundo, como estas plotters passam anos ligadas à corrente (e muito desse tempo a funcionar) os condensadores costumam ir à vida. Comprei os tais condensadores, montei a PSU e liguei a plotter, e eis que ela funcionou, e até agora sem problemas.

    Conclusão, apercebi-me que as outras duas, ainda que muito raramente, tinham o mesmo problema, pois por vezes iam abaixo. Eu sempre achei que seria feitio. Mas acabo por perceber que não era. É a PSU. Isto porque eu como tinha 3 plotters, troquei peças entre elas, e quando troquei a PSU da 120 com a 130nr, esta ficou melhor mas não ficou boa. Ou seja, a PSU estava em melhor estado mas também estava a ir à vida.

    Conclusão mais prática:
    Caso tenham uma destas plotters e ela vá abaixo sem dar erro pode ter um problema na PSU. Ela é muito boa a encontrar erros nas peças (antes, para descartar o que poderia estra a funcionar mal, eu ía desligando os fios da CPU, e ela sabia o que tinha desligado e dava o respectivo erro).
    O investimento foram 3 condensadores, 2 deles custaram 0,25€ cada e o outro custou 4,00€. Mas vi em algumas lojas a 2,50€.
    É preciso alguns conhecimento de como dessoldar e soldar componentes, mas nada como pesquisar no youtube.
    Podem pesquisar na net por "hp designjet ultra low end printer service manual" que existem em PDF manuais que explicam tudo e mais um par de botas.
    http://www.lbrty.com/tech/Manuals_DN/DN_10PS_130PSsm.pdf
    Até mesmo como desmontar quase na integra a plotter. Têm esquemas com a identificação de todas as peças da plotter. Foi aí que percebi que todas estas plotters partilham a mesma PSU.

    Podem ver este tópico que explica especificamente como arranjar a PSU
    https://www.hardwareinsights.com/repairing-hp-designjet-110-plus-dpsn-130ab/

    O artigo fala em 4 condensadores mas um deles eu não tive coragem de lhe tocar. Esta montado numa segunda placa da PSU e tem montes de componentes SMD (daqueles colados à placa). Achei que para dessoldar o condensador, ia dessoldar metade da placa.

    Agora não tenho aqui os condensadores que comprei, mas depois coloco uma foto deles. E como ainda tenho de reparar uma segunda PSU depois tiro fotos da reparação e coloco aqui. Comprei os condensadores numa loja de electrónica normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, MikeMelga, ADROatelier
  2.  # 2

    De modo a deixar este tópico completo, aqui vão as fotos.

    Foto da fonte de alimentação (PSU) aberta onde se vê um dos condensadores (o verde) que será substítuido
      IMG_8148.JPG
  3.  # 3

    Estes são os 3 novos condensadores que comprei. Um deles não tem a voltagem igual ao da fonte de alimentação, tem uma superior. Na loja disseram que não teria problemas. O outro valore é que teria de ser igual.
      IMG_8152.JPG
  4.  # 4

    Imagem da placa - local do condensador grande. Para facilitar a dessoldagem, por vezes é mais fácil adicionar solda nova à antiga e depois dessoldar tudo.
      IMG_8153.JPG
  5.  # 5

    Os dois condensadores pequenos antigos. Num deles percebe-se que calor foi coisa que teve com fartura.
      IMG_8154.JPG
  6.  # 6

    Local na placa dos 3 condensadores. Percebe-se pela coloração da placa que calor por aqui também há muito.
      IMG_8155.JPG
  7.  # 7

    Esta imagem não é minha, mas queria só indicar o local da fonte de alimentação quando se tiram os plásticos todos de protecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMGuerreiro
      IMG_8155b.JPG
  8.  # 8

    Boa noite paulovalente,
    Gostaria de saber,se possivel, quais são as tensões, de Saída da PSU DPSN-130AB A,da Plotter HP DesignJet 110plus. Qual a tensão que se podem medir em cada terminal (7) na sua régua de terminais.
  9.  # 9

    Colocado por: Ernesto CalBoa noite paulovalente,
    Gostaria de saber,se possivel, quais são as tensões, de Saída da PSU DPSN-130AB A,da Plotter HP DesignJet 110plus. Qual a tensão que se podem medir em cada terminal (7) na sua régua de terminais.


    Eu encaro-me como um bricoleiro de eletrónica. Ou seja, percebo alguma coisa e fico por aí.

    Eu não medi as tensões, o que fiz foi seguir o artigo em inglês (que está o link acima) e troquei os condensadores.
    Alguns deles, como está nas imagens, dava para perceber que tinham morrido.
    E também, pelo trabalho que dá chegar à PSU e pelo custo dos condensadores, é troca-los todos.
    Só aquele maior é um pouco mais caro (tipo quase 5€) os restantes não chegam a 1€ cada. Na Mauser encomenda-os a todos e recebe-os em casa.

    Entretanto, também para actualizar o tópico, a plotter voltou a ter os mesmos sintomas.
    Fiquei um bocado lixado tendo em conta que tinha passado 3 anos aprox. da reparação. Comprei novos condensadores, mas quando abri a PSU, percebi que era outro , que não tinha sido trocado. Foi aquele alto ao pé dos fios da ventoinha (na 1ª imagem, o do canto superior esquerdo).

    Reforço, pelo custo dos condensadores, que são baratíssimos, eu trocava todos os que conseguisse. E ficava com plotter para mais uns anos.
    E este problema, também já percebi, é comum nestas plotters o que acaba por ser bom sinal. Pois estamos a falar de plotters com 10 ou mais anos de usos que ainda trabalham no duro. São de boa construção. É pena é os drivers da HP não serem atualizados.

    Também fica como referencia que no eBay encontra estas PSU's à venda (penso que recondicionadas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  10.  # 10

    Já vi que o link para o manual deixou de funcionar.

    https://shared.swissparts.ch/Manuals/HP/Plotter/HP%20Designjet%2030-111.pdf

    Este testei agora e funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  11.  # 11

    Já agora, para um verdadeiro serviço público (coisa que os arquitectos até fazem muito).
    Sobre a designjet 130 (e 130nr), apesar dos drivers oficiais HP serem até ao windows vista, ainda funciona com o windows 10. Usando os mesmos drivers.
    A diferença é deixar o windows encontrar a plotter e dizer depois manualmente onde estão os drivers. Pois ele (windows) diz que está pronta a funcionar, mas não imprime. Tem de se atualizar manualmente para os drivers do vista.

    O único senão é não ter os utilitários (mas a plotter permite fazer diretamente carregando nos "únicos" 3 botões que tem) e não dar para imprimir em perfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barnabé
  12.  # 12

    Obrigado PauloValente,
    Abri a minha PSU não tem sinais visiveis de avaria e na sua saida tem, em aguns dos terminais, os 3,3V e os 32V conforme a mesma referencia o que leva a crer que a avaria esteja a montante desta.
  13.  # 13

    Colocado por: Ernesto CalObrigado PauloValente,
    Abri a minha PSU não tem sinais visiveis de avaria e na sua saida tem, em aguns dos terminais, os 3,3V e os 32V conforme a mesma referencia o que leva a crer que a avaria esteja a montante desta.


    Eu tenho muito a ideia de a plotter ser bastante inteligente a detetar problemas. Só se o problema for da CPU.
    Quando lhe fiz uma manutenção, experimentei testar os vários "periféricos" e a plotter identifica bem o erro respectivo.

    Já agora, encontrei isto.
      Stitek.jpg
  14.  # 14

    Obrigado
    Eu vou desistir porque entrtanta já comprei outra e esta já está á bastante tempo parada. Os tinteiros devem estar secos.
  15.  # 15

    Já agora (vou-me lembrando aos poucos), aquela sequência dos 3 bips iniciais (2 rápidos + 1) quando se liga a plotter, fica ligeiramente diferente, com tempos mais alongados, isto quando começa a ter problemas na PSU.
    Aconteceu-me assim da 1ª vez e agora também.
 
0.0197 seg. NEW