Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Gostaria de partilhar uma dúvida que estou a viver neste momento.
    Os meus pais estão divorciados, tenho uma irmã menor com 15 anos.
    Os meus pais possuem de uma casa que é o meu pai que se encontra a pagar ao banco. Estou a viver na casa e tenho interesse em ficar com ela.
    Os meus pais podem vender me a casa sem estar liquidada ao banco? Doa la a mim? E se eu der a parte correspondente à minha irmã? Obrigada
  2.  # 2

    Olá Catiapsi,

    Os seus pais podem vendê-la a si, logo que pague a dívida ao banco e que haja consentimento dos demais herdeiros.
    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catiapsi
  3.  # 3

    Eu pago a dívida ao banco o problema que o banco me impõe é de ter uma irmã menor e tenho que pedir autorização ao tribunal...
  4.  # 4

    Colocado por: CatiapsiEu pago a dívida ao banco o problema que o banco me impõe é de ter uma irmã menor e tenho que pedir autorização ao tribunal...

    Sim de facto é necessário uma certidão emitida pelo tribunal mas penso que não seja assim tão difícil obter essa certidão. Nunca tive nenhum casos desses por acaso.
  5.  # 5

    Essa autorização disseram me que pode demorar meses?! Verdade?
  6.  # 6

    Não sei dizer mas haverá aqui alguém que já tenha passado por algum processo desses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catiapsi
  7.  # 7

    Basicamente você quer é comprar a parte da sua irmã já que a outra é sua por herança certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catiapsi
  8.  # 8

    Sim exatamente e pagar o que falta ao banco..
  9.  # 9

    penso que não poderá contornar o procedimento normal quando há menores ao barulho, ou seja tem que ser o tribunal inclusive a validar a avaliação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catiapsi
  10.  # 10

    Porque tem os herdeiros que dar o consentimento? A questão dos herdeiros não se coloca apenas quando um já faleceu? Se os 2 estão vivos, o bem não é deles? Não podem estes decidir o que bem querem fazer sem qualquer participação dos herdeiros?
  11.  # 11

    Colocado por: RibeiroSantosPorque tem os herdeiros que dar o consentimento? A questão dos herdeiros não se coloca apenas quando um já faleceu? Se os 2 estão vivos, o bem não é deles? Não podem estes decidir o que bem querem fazer sem qualquer participação dos herdeiros?

    Está um bocado confusa a sua questão.
  12.  # 12

    A minha questão é: o que tem a menor a ver para o caso? Do meu ponto de vista, não há herança nenhuma.
  13.  # 13

    Colocado por: RibeiroSantosPorque tem os herdeiros que dar o consentimento? A questão dos herdeiros não se coloca apenas quando um já faleceu? Se os 2 estão vivos, o bem não é deles? Não podem estes decidir o que bem querem fazer sem qualquer participação dos herdeiros?

    Pode parecer estranho, estando os pais ainda vivos.Mas a lei protege os potenciais herdeiros quando o bem transita para um herdeiro em igualdade de categoria.
    Se os país vendessem a uma pessoa fora da família já nem se punha a necessidade do aval por parte dos filhos ou filha.
  14.  # 14

    Colocado por: Palhava.Mas a lei protege os potenciais herdeiros quando o bem transita para um herdeiro em igualdade de categoria

    Quer isso dizer que quando os pais vendem a um dos filhos, e se não seguirem uma série de procedimentos legais, o(s) outro(s) herdeiros pode(m) futuramente exigir a sua parte? Um dos casos que me estou a lembrar, é o caso de quando os pais davam (agora é menos usual) os terrenos ao filhos, para por exemplo, construírem casa.
  15.  # 15

    Colocado por: RibeiroSantos
    Quer isso dizer que quando os pais vendem a um dos filhos, e se não seguirem uma série de procedimentos legais, o(s) outro(s) herdeiros pode(m) futuramente exigir a sua parte? Um dos casos que me estou a lembrar, é o caso de quando os pais davam (agora é menos usual) os terrenos ao filhos, para por exemplo, construírem casa.


    Sim pode acontecer isso
  16.  # 16

    Tenho uma casa doada pela minha avó, e o meu avô e a minha mãe tiveram que autorizar...
  17.  # 17

    Colocado por: Obras em casaTenho uma casa doada pela minha avó

    A sua avó doou a casa a quem?
  18.  # 18

    Colocado por: RibeiroSantosA sua avó doou a casa a quem?


    A mim, directo. Na escritura todos assinaram: os meus avós, a minha mãe e eu.
  19.  # 19

    Colocado por: RibeiroSantosA minha questão é: o que tem a menor a ver para o caso? Do meu ponto de vista, não há herança nenhuma.


    pode ser uma forma de deserdar o/s filho/a/s ainda em vida.... e como sabe a nossa lei nao permite que os pais possam deserdar filhos.
 
0.0195 seg. NEW