Iniciar sessão ou registar-se
    • silvaf
    • 16 julho 2017 editado

     # 1

    Boa noite,

    Em Janeiro de 2015, arrendei o meu apartamento por um ano (renovável pelo mesmo periodo) e assim me tornei "senhorio". O arrendamento foi feito a um amigo de um amigo, por um valor substancialmente inferior ao de mercado (150 euros em vez de 350 euros, por um T2 em Aveiro) e até sem o mês de avanço.

    Como já passaram 2 anos e meio, tenho interesse em aumentar a renda para um valor mais ajustado à realidade. Pelo que entendo da lei, não posso fazer aumentos de renda para além dos legalmente estabelecidos.

    Li sobre aditamentos de contrato, mas apenas em relação a diminuir valores de renda.
    Existe algo que eu possa fazer, para aproximar o valor de renda do mercado?

    Obrigado,
  1.  # 2

    Colocado por: silvafPelo que entendo da lei, não posso fazer aumentos de renda para além dos legalmente estabelecidos.

    Pode fazer todos os anos os aumentos que quiser, se o inquilino não aceitar pode sempre rescindir o contrato, visto que só tem a duração de um ano.
  2.  # 3

    Com que prazo arrendou?
    Se foi por um ano, renovável, ao terminar o contrato (no fim do prazo já renovado) pode colocar a renda no valor que pretender .
    Depois, ou o inquilino aceita ou sai.

    Atenção aos prazos necessários para fazer a comunicação da não renovação do contrato.
  3.  # 4

    Colocado por: Picareta
    Pode fazer todos os anos os aumentos que quiser, se o inquilino não aceitar pode sempre rescindir o contrato, visto que só tem a duração de um ano.


    Pelo que li o aumento de renda em 2017 estabelecido por lei é de 0,54%, pelo que não posso aumentar mais do que isso.
    Estou errado?

    Colocado por: JOCORCom que prazo arrendou?
    Se foi por um ano, renovável, ao terminar o contrato (no fim do prazo já renovado) pode colocar a renda no valor que pretender .
    Depois, ou o inquilino aceita ou sai.

    Atenção aos prazos necessários para fazer a comunicação da não renovação do contrato.


    Arrendei por um ano, renovável. Isso significa que fará 3 anos em Janeiro de 2018. Não fiz qualquer aumento até esta data.
    Peço desculpa, mas não entendo como posso comunicar um aumento de renda ao mesmo tempo que cumpro o prazo de comunicação de não renovação...
  4.  # 5

    Colocado por: silvafEstou errado?

    Está.
    O seu contrato tem o prazo de um ano, isso significa que ao fim de um ano, ou ao fim de qualquer renovação, pode mandar o inquilino embora, ou renegociar o contrato.

    Colocado por: silvafPeço desculpa, mas não entendo como posso comunicar um aumento de renda ao mesmo tempo que cumpro o prazo de comunicação de não renovação...

    Telefona ao inquilino e diz-lhe: a partir do próximo ano a renda será X€/mês, se ele não aceitar, dentro do prazo que tem para a não renovação do contrato, envia carta registada a dizer que não pretende a renovação do contrato.
  5.  # 6

    Ja falou com o inquilino? explique lhe a situacao e o que vai fazer verbalmente. depois veja s esta ou nao receptivo a aceitar. se nao estiver é so dizer que nao tem tensoes de renovar contrato e quando ele sair volta a colocar o imovel no mercado pelo valor que pretende. o inquilino sabendo que nao consegue uma casa como a sua pelo valor actual ate pode aceitar esse aumento
    • size
    • 16 julho 2017

     # 7

    Necessita, imperiosamente, de obter o acordo do arrendatário para o aumento da renda que pretende.
    As partes podem acordar um novo valor, devendo para isso proceder a uma adenda ao contrato. --> https://forumdacasa.com/discussion/31839/susbtituicao-de-contrato-de-arrendamento/
    Se não obtiver acordo do arrendatário, poderá opor-se à próxima renovação do contrato, no sentido de obter um novo arrendamento pela renda que pretende.
  6.  # 8

    Colocado por: sizeNecessita, imperiosamente, de obter o acordo do arrendatário para o aumento da renda que pretende.

    ....antes de Janeiro de 2018.
    • size
    • 16 julho 2017

     # 9

    Colocado por: Picareta
    ....antes de Janeiro de 2018.


    Exacto, 120 dias antes do novo termo do contrato.
 
0.0138 seg. NEW