Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas, em primeiro lugar quero pedir desculpa por nao me ter apresentado no forum mas nao descobri a secção para o efeito.
    o meu nome é iago ferreira e ando a ver ideias e preços para construcção de uma casa, num terreno que comprarei talvez daqui a um ano.
    como sou uma pessoa que não gosto muito de creditos e menos ainda de pagar grandes prestações, estou a pensar construir uma coisa bem barata. vivo num t1 com 43m2 e muito sinceramente, nunca me faltou espaço cá em casa.
    a ideia seria fazer uma casa com talvez uns 60m2, cerca de 25 para o quarto e o resto divididos por uma casa de banho e uma sala com cozinha junta (kitchenet?).
    agora, a questão é que sou um curioso, e consigo realmente fazer todo o tipo de acabamentos numa construção, e tenho tempo, disposiçao e vontade, mais que suficientes para os fazer. outra questão é que viveria perfeitamente feliz com os materiais vendidos no aki, ikea, etc., sendo por isso relativamente facil fazer um grande corte no orçamento.
    Ora, posto isto, pergunto: É realmente possivel a nivel legal, ser eu a construir tudo menos a estrutura? É possivel fazer uma previsão de valores para este projecto? Os preços do construtor serão inflacionados pelo facto de nao ser ele a fazer o resto( "se não construo tudo, levo-te mais dinheiro pelo pouco que faço") ?

    agradeço todas as respostas, cumprimentos
  2.  # 2

    Tiago, devia começar por ler o forum, onde todas as suas questões estão respondidas. Até parece brincadeira, abrir mais um tópico a perguntar preços de construção!

    Coisas da Casa
  3.  # 3

    caro colega, realmente ja leio o forum à uns dias, e ja li todo o tipo de respostas ao tipo de perguntas que fiz. no entanto nesses topicos nao se responde, discute-se! todos dao uma opiniao diferente e por unicamente um motivo: cada um tem ideia da casa que tem/gostaria de ter.
    eu por sinal, estou a especificar tudo sem sequer ponderar a ideia de alterar para melhor (a nivel de qualidade) a minha ideia de construçao.
    se calhar o erro que cometi foi na escolha do titulo para o topico, mas explico novamente então: o que eu gostava era de explicações sobre "o porque dos preços", e "o porque das ideias anti-AKI", e principalmente o "ser possivel construir com as proprias maos".
    peço desculpa então por qualquer incómodo causado.

    cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: tiago_ferreirase calhar o erro que cometi foi na escolha do titulo para o topico, mas explico novamente então: o que eu gostava era de explicações sobre "o porque dos preços", e "o porque das ideias anti-AKI", e principalmente o "ser possivel construir com as proprias maos".
    peço desculpa então por qualquer incómodo causado.

    Tenha calma, agora estou sem tempo, logo à noite já lhe respondo. A malta anda nervosa, compreenda que de vez em quando, custa muito estar a ajudar e ouvir certas m****s, como se andássemos aqui à procura de trabalho
  5.  # 5

    Tiago,
    Legal não sei se será... Precisa de um alvará para construir...
    Mas está mesmo apto a fazer levantamento de paredes, execução de rebocos, fazer telhados (ou fazer impermeabilização no caso de telhado plano), assentamento de cerâmicos, etc, etc, etc??
    Se sim, garanto-lhe que como é óbvio vai poupar ( ou melhor, não gastar, pois e seu tempo vale dinheiro..) bastante, pois como se lê bastante por aqui, a mão de obra tem um peso significativo no custo de uma obra.
  6.  # 6

    PauloCorreia, agradeço desde já a disponibilidade, e compreendo que muitos de vós (veteranos aqui no forum) tnham aturado de tudo e mais alguma coisa, e mesmo assim continuam a ajudar. Certamente todos nós ficaríamos chateados se, sabendo preços de cór e salteado, nos viessem dizer que se pode gastar menos e que somos isto e aquilo, etc.
    por isso mesmo é que venho perguntar mais ou menos o mesmo que os outros mas de forma diferente: não me incomoda nada viver numa casa com materiais do aki, o ikea, ou ainda material de refugo, desde que não fique com aspecto de barraca obviamente.
    e principalmente, a maior diferença entre a construçao que pretendo fazer, e as demais que por aí vejo, é sem duvida a dimensão, eu não estou interessado em fazer um castelo, nem um hotel, portanto chega um quarto para mim e para a namorada, uma sala para ver televisao, uma cozinha e uma casa de banho. Em relação a trabalhos exteriores, queria apenas comprar uma daquelas embalagens de semente de relva e ficar com uma especie de campo de futebol (lol), e nada daqueles jardins de 100mil euros com calçadas que parece o marques de pombal.
  7.  # 7

    Colocado por: PauloCorreiaA malta anda nervosa, compreenda que de vez em quando, custa muito estar a ajudar e ouvir certas m****s, como se andássemos aqui à procura de trabalho

    Paulo, não se irrite... Parece-me que é mesmo isso que certas pessoas querem, não percebo lá muito bem porque!
    Quem quer e precisa (ou precisou) de ajuda, sabe muito bem que se pode contar consigo... Sem "interesses".
    Atenção que mesmo aos foristas que directamente têm interesses na área, acho que no geral o comportamento de todos eles aqui no fórum é excelente! Pelo menos os que por aqui ANDAM. Não aqueles que vêm aqui uma vez, largam umas "bombas" e desaparecem...
    Se só houvesse gente de fora da área por aqui como era? Quem respondia e ajudava?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Azevedo78Tiago,
    Legal não sei se será... Precisa de um alvará para construir...
    Mas está mesmo apto a fazer levantamento de paredes, execução de rebocos, fazer telhados (ou fazer impermeabilização no caso de telhado plano), assentamento de cerâmicos, etc, etc, etc??
    Se sim, garanto-lhe que como é óbvio vai poupar ( ou melhor, não gastar, pois e seu tempo vale dinheiro..) bastante, pois como se lê bastante por aqui, a mão de obra tem um peso significativo no custo de uma obra.


    A minha ideia passava pela construção em estrutura de aço leve, com pladur, etc, mas "incorporado" numa estrutura de betão igual as que são utilizadas nas casas normais. por isso é que digo que consigo consruir o resto. o telhado sería precisamente plano, com um revestimento posteriormente aplicado por mim, evitando assim erguer a estrutura de um telhado tradicional. a nivel de electricidade e canalisação também tenciono ser eu a executar os serviços.

    ja agora, para uma casinha assim modesta, qual seria o preço da construção da estrutura?

    cumprimentos.
  9.  # 9

    Colocado por: tiago_ferreiraa nivel de electricidade e canalisação também tenciono ser eu a executar os serviços.

    Acho que isso ainda complica mais... Não é preciso para a instalação eléctrica ser um instalador perfeitamente habilitado a isso?
    Quanto a custos, vai mesmo ter de esperar pela ajuda do Paulo Correia....
  10.  # 10

    não me incomoda nada viver numa casa com materiais do aki, o ikea


    Tiago, mas pode viver. E também consegue com materiais de qualidade. As grandes superficies também vendem materiais bons e por vezes, "arrebentam" com os preços dos outros todos à volta, resultado de comprar em enormes quantidades.
    Agora, existem outros materiais mais fracos que por vezes não garantem a mesma qualidade.

    Conheço o caso de um individuo que tinha uma misturadora no lavatório de uma churraqueira (ao sol e chuva). Ao fim de poucos meses, a torneira começou a pingar... Sabe-se lá quanta água foi gasta até descobrirem a fuga, mas enfim...
    Ele pegou na torneira e na factura, chegou à loja e foi informado que tinha que escolher outra, porque eles já não tinham nada daquela marca, que era chinesa e por avariar muito deixaram de vender... (o serviço parece-me que foi excelente, mas se em vez de uma torneira, fosse uma cabine de duche ou um pavimento flutuante, percebe-se o impacto...)

    O IKEA tem excelentes produtos ao preço que disponibiliza. Por exemplo, eles têm uma linha de cozinhas menos acessível, com materiais de boa qualidade e 25 anos de garantia. Mas depois misturam com pequenas ferragens de preços e qualidade inferior. Ou seja, tem um móvel espectacular, mas depois ao abrir as portas faz barulho... (por exemplo)

    Acho que o mais importante, é escolher o que gosta. Porque se vai meter algo na sua casa, que não gosta... todos os dias vai olhar e arrepender-se! vai ser até ao dia de arrancar fora! :)

    E sim, estou a pensar ir a algumas dessas grandes superficies comprar determinados produtos... :)
    Coisas da Casa
  11.  # 11

    Boas

    É realmente possivel a nivel legal, ser eu a construir tudo menos a estrutura?

    Não é legal.

    a nivel de electricidade e canalisação também tenciono ser eu a executar os serviços

    Atenção que no final da obra vai precisar de um termo de instaladores certificados declarando que fizeram a instalação conforme as disposições legais.

    cunps
    José Cardoso
  12.  # 12

    então pergunto de outra forma, no total dos trabalhos, o que é que legalmente nao posso fazer?

    cumprimentos
  13.  # 13

    Creio que sem alvará não pode é fazer nada...
  14.  # 14

    Boas

    Carro tiago_ferreira aconselho a leitura deste post:
    https://forumdacasa.com/discussion/5003/alvara-de-construcao/#Item_9

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

    nao fazer nada, salvo seja. certamente ninguem me proíbe de pintar, de meter os azulejos na casa d banho e aplicar as loiças da mesma, montar a cozinha, aplicar o pavimento, etc.
    mas pelo que estou a ver há muitas leis (para mim, algumas são infundadas).

    tenho então uma questão diferente:
    Alguma lei que me proíba de comprar meia dusia de contentores daqueles que se usam para escritório nas obras, e os meter num terreno, todos juntos, fazendo assim uma "casa"?
  16.  # 16

    tiago tem de pelo menos licenciar a casa e para isso precisa de projectos de arquitectura e engenharia, e alguem com um alvará de construção, para construir.
    os custos podem é se reduzir no que quiser fazer e nos materiais.
    já falamos de contentores, num topico mas se alguma câmara o deixar fazer isso vai ter que pagar alguma taxa de certeza.
  17.  # 17

    Tiago

    não sou perito na matéria mas haverá concerteza uma forma legal de fazer as coisas, informe-se melhor pois eu penso que pela via da administração directa da obra, poderá fazer alguma coisa.
  18.  # 18

    bom, realmente eu nao fazia ideia de todos esses problemas a nivel legal, mas por exemplo, na minha casa , se eu partir uma janela, suponho que posso mudar o vidro, certo? e se ao tirar a janela do sitio, tive azar e empenei o aro, certamente poderei substituilo sem a ajuda de um engenheiro/projecto/licença, etc, certo? e o mesmo se passará com portas, certo? ou ainda, posso mudar um telhado todo se for telha a telha(tive azar, todos os dias um puto me partia uma telha diferente e eu substituí), mas se tirar todas de uma vez nao, certo?
    então pergunto, nao haverá sempre volta a dar? (uma vez que a lei tambem nos dá a volta?)

    caro amigo marco1 desculpe a minha ignorancia mas o que é administraçao directa da obra? destingue-se de que outra(as) modalidades?
    • eu
    • 17 junho 2009

     # 19

    Caro tiago, reparei que tem a ideia que os materiais do AKI são baratos. Nada de mais errado !!!

    Relativamente a materiais de marca conhecida, consegue preços muito mais baixos em lojas da especialidade, por vezes a metade do preço.

    Quanto aos materiais realmente baratos do AKI, a grande maioria é uma porcaria que não vale nada. AKIs e lojas do género só são boas para desenrascar...
  19.  # 20

    Tiago
    Tem uma solução.
    Dos projectos, direcção técnica, fiscalização e coordenação de segurança ninguem o livra.
    Para construir a obra, pede uma licença faseada ou seja diz que não vais cionstruir a obra toda ao mesmo tempo. Num perido constroi a estrutura noutro o arvoramento e por aí fora.
    Como a obra é faseada os valores da estimativa orçamentar são mais baixos.
    Faz a sua inscrição no INCI para obter um título de registo que mais não é que uma autorização para poder fazer obras cujo valor não seja superior a 10% do limite das obras para os alvarás de classe 1
    Arranja um seguro e já pode fazer grande parte dos trabalhos na sua obra, com excepção daqueles em que é preciso autorizações especiais como seja o gás electricidade telefones etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
 
0.0216 seg. NEW