Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu pai faleceu herdei de uma casa à um mes com 4 frações 3 eståo alugadas rendas de 25€ 30€ 60€
    O meu pai fazia recibos sem contratos eu vivo em frança.
    Queståo continuar a fazer recibos rendas antigas ? Novos contratos , aumentar as rendas , fazer obras profundas indemnizaçao inquelinos
    Cumprimentos
    Obrigado
  2.  # 2

    Você é que tem de decidir o que vai fazer.

    Mas os inquilinos mesmo sem contrato podem vir a ter direitos a assegurar.

    Recebe tão pouco e vai ter que gastar bastante possivelmente na recuperação do imóvel.


    Veja os prós e os contras.
    Qual o orçamento de obras necessárias.
    Quando dinheiro vai ter que gastar?Advogado e Obras.

    Poderia vir a pedir muito mais pelos alugueres?
  3.  # 3

    Agradeço concordo alteraçao de renda
  4.  # 4

    decedir que os inquelinos paguem por conta bancaria como estou em França
    Elles nåo pagaråo a pessoa em Portugal como eu nåo fiz recibos ?
    O recibo posso fazer depois ?
  5.  # 5

    À tambem um outro assunto a fraçao que nåo está alugadas o inquelinos de cima tem a chave et ocupa dis que o contador EDP é ele que alimenta por cima
    E que para dar a chave tenho que pedir o contador para ele ?
  6.  # 6

    Tive um espaço comercial arrendado por mais de 2 anos, em que a renda nunca andou em dia. Sairam, mas não pagaram, ficou 9 meses em atraso, quando sairam dizeram q não tinham dinheiro e q só iriam pagar a segurança social e finanças. deixaram várias dividas a fornecedores, mas a minha é a maior.
    Já falei c advogados q não me dão muita esperança, porque a firma n tem nada em seu nome. Mas os responsáveis andam por ai, a comprar carro e a fazer a sua vida, enquanto eu fico com um calote de milhares. Não me consigo convencer...
    Concordam com este comentário: joaosantos
  7.  # 7

    Colocado por: Mario SolhoO meu pai faleceu herdei de uma casa à um mes com 4 frações 3 eståo alugadas rendas de 25€ 30€ 60€
    O meu pai fazia recibos sem contratos eu vivo em frança.
    Queståo continuar a fazer recibos rendas antigas ? Novos contratos , aumentar as rendas , fazer obras profundas indemnizaçao inquelinos

    Só pelo facto de o anterior proprietário/senhorio ter morrido não significa que o herdeiro e novo proprietário/senhorio possa aumentar as rendas.
    Em princípio continua tudo na mesma com a excepção de os inquilinos passarem a pagar as rendas ao novo senhorio.


    Colocado por: Mario SolhoO meu pai fazia recibos sem contratos eu vivo em frança.

    Os contratos eram bastante antigos e eram apenas verbais (não escritos) mas valem o mesmo como se fossem escritos.
    Os recibos já eram passados no Portal das Finanças? Você sabe?


    Colocado por: Mario SolhoQueståo continuar a fazer recibos rendas antigas ?

    A partir do momento em que você recebe as rendas DEVE passar os respectivos recibos.


    Colocado por: Mario SolhoNovos contratos

    Os contratos anteriores mantêm-se.


    Colocado por: Mario Solhoaumentar as rendas ,

    Provavelmente você poderá aumentar rendas (se calhar o seu pai já as poderia ter aumentado e "esqueceu-se"), mas não basta querer, tem de saber COMO ...


    Colocado por: Mario Solhofazer obras profundas indemnizaçao inquelinos

    Depende de vários factores.

    Você conhece BEM a situação legal do imóvel ?
    Sabe se tem licença de utilização ou se porventura é uma construção feita clandestinamente há décadas e ainda não foi legalizada?
    Sabe a idade dos inquilinos? Algum deles tem INVALIDEZ igual ou superior a 60%?

    Pelo menos estas dúvidas terão que ser respondidas para depois poder ter respostas mais concretas.
  8.  # 8

    Colocado por: Mario Solhodecedir que os inquelinos paguem por conta bancaria como estou em França

    Sim, isso é o mais fácil de conseguir. Você comunica-lhes que é o novo senhorio (se eles tiverem dúvidas você envia-lhes cópia dos documentos necessários) e dá-lhes o NIB para depositarem mensalmente as rendas.
    Depois de receber deve passar-lhes o correspondente recibo (que deve ser feito no Portal das Finanças), o que também não é nada difícil para si.


    Colocado por: Mario SolhoElles nåo pagaråo a pessoa em Portugal como eu nåo fiz recibos ?
    O recibo posso fazer depois ?

    Se já lhe pagaram algumas rendas deve passar-lhes agora os recibos (se ainda não passou).


    Colocado por: Mario SolhoÀ tambem um outro assunto a fraçao que nåo está alugadas o inquelinos de cima tem a chave et ocupa dis que o contador EDP é ele que alimenta por cima
    E que para dar a chave tenho que pedir o contador para ele ?

    Provavelmente terá que fazer algumas obras (pelo menos de electricista). Terá que ver bem qual é a situação.
    Esse inquilino tem o direito de ter contador só para ele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mario Solho
  9.  # 9

    Está em propriedade total ou em propriedade horizontal?
    Por que não vender o prédio?
    Liberta-se de muitos trabalhos que no futuro dará poucos ganhos.
  10.  # 10

    Está em propriedade total
    Como aumentar rendas à um inquelinos com mais de 65 à nos ?
  11.  # 11

    Colocado por: Mario SolhoComo aumentar rendas à um inquelinos com mais de 65 à nos ?

    Veja na NET o site do "Portal da Habitação". Tem lá quase tudo aquilo que precisa.

    Se não domina suficientemente a língua portuguesa (parece que já estará em França há anos), muito provavelmente irá precisar de alguém que o ajude no processo das rendas.
    Se calhar em Agosto vem de férias; nesse caso fale com alguém da sua confiança que domine mais ou menos este assunto.

    Entretanto, depois de ver o Portal da Habitação, tome nota das dúvidas que continuará a ter e coloque-as aqui.
  12.  # 12

    Ė verdade como não domino à lingua ( Falo mais o normal Tipo férias) e tudo mais
    Conplicado em assuntos, que eu não estou ó Corrente
    Mais uma pergunta para fazer recibos electronicos no portal das finanças eles pedem
    Contratos que eu não tenho?
    Obrigado das suas resposta assim já comprende um pouco mais .
    E o mesmo tempo consigo escrever em português mais o menos com muintas falta
  13.  # 13

    Colocado por: Mario SolhoMais uma pergunta para fazer recibos electronicos no portal das finanças eles pedem
    Contratos que eu não tenho?

    Pelo menos precisa de ter o NIF (número de contribuinte) dos inquilinos.

    Se eu estivesse no seu lugar, quando falasse com os inquilinos e lhes desse o NIB da sua conta bancária para pagamento das rendas, então pedia-lhes o NIF para depois passar os recibos.

    Tem a certeza de que o seu pai não comunicou às Finanças esses contratos ?
    Tem a certeza de que o seu pai não declarou às Finanças as rendas recebidas ?
  14.  # 14

    Pense que não à contratos ? Tenho que fazer e aumentar as rendas au mesmo tempo?
  15.  # 15

    As rendas declaradas também não Sei ?
    Posso pedir por correio uma Fotocopia da cartas de identidade assim tenho
    As informaçoes idade dos inquelinos Nif
  16.  # 16

    E contratos que forão feitos com o meu pai?
  17.  # 17

    Colocado por: Mario SolhoE contratos que forão feitos com o meu pai?

    Tudo o que foi feito no passado continua válido.
    Só tem que legalizar os arrendamentos.
    Se fosse para a justiça para os despejar,mesmo sem haver contrato escrito,eles conseguiam fazer prova que habitam nas casas há muitos anos.A data dos contratos de electricidade e água e recurso a testemunhas são exemplos de provas.
  18.  # 18

    Vá pedir ajuda a um solicitador ou advogado para o ajudar a clarificar tudo e a redigir os documentos.
    Onde fica o prédio?
 
0.0215 seg. NEW