Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 julho 2017 editado

     # 1

    Vivam,

    Finalmente vou avançar com um projeto em que ando a pensar há alguns anos e só agora vou ter tempo de o implementar. Basicamente é colocar na entrada de água da rede da minha vivenda um regulador de pressão, um contador com gerador de impulsos para monitorizar os consumos de água e um filtro de água (além do filtro de rede que já existe).

    Isto exige algumas modificações na caixa de entrada (não é a do contador, é outra que ficou no lado interior do muro) que já existe e cheguei à conclusão que o sistema mais flexível e fácil de utilizar por um leigo para interligar os componentes será tubo de aço inox (22mm) e respetivos acessórios de aperto cónico.

    Como sou um leigo, pergunto: há algum truque especial na utilização destes acessórios, ou é mesmo só apertar? Deve ser apertado com muita força? Deve ser usada alguma pasta nos acessórios ou aperta-se sem nada?

    Agradeço desde já as respostas construtivas...
    •  
      larkhe
    • 25 julho 2017 editado

     # 2

    Se usar serrote para cortar o tubo Depois de cortar o tubo direitinho deve limar a ponta do tubo onde vai entrar o anel conico, a zona onde o mesmo vai ficar não deve ter trilhadelas ou sujidade.


    O ideal seria usar um cortador de tubo

    Que ferramenta tem disponivel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 25 julho 2017 editado

     # 3

    Colocado por: larkheQue ferramenta tem disponivel?

    Para corte, serra de metal. Para aperto, tenho (quase) todo o tipo de chaves: quais são as ideais?
  1.  # 4

    O preço dos acessórios é que é um pouco para o elevado, mas é inox :) a reguladora de pressão também coloquei uma e também foram 60 ou 70 €, mas acho que não está a fazer nada... Tem pressão muito alta?

    Já agora para que o segundo contador? :)
    •  
      larkhe
    • 25 julho 2017 editado

     # 5

    Colocado por: eu
    Para corte, serra de metal. Para aperto, tenho (quase) todo o tipo de chaves: quais são as ideiais?


    Chave de bocas na medida certa seria o ideal, mas ja sei que vai usar uma chave inglesa ( ou francesa conforme a zona do pais)

    chave inglesa

    Para cortar o tubo o ideal seria usar isto

    cortador tubo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 25 julho 2017 editado

     # 6

    Colocado por: dedaoTem pressão muito alta?

    Sim, já chegou a atingir 7 bar no inverno e tenho receio que rebente com algumas máquinas ou com o depósito dos painéis solares...

    Colocado por: dedaoJá agora para que o segundo contador? :)

    Vou ligá-lo a um sistema domótico que vai monitorizar o gasto de água ao longo do dia, semana, mês, ano... etc...

    Mas a principal função é gerar um alarme SMS em caso de fugas: tenho um medo do caraças de haver uma fuga ou avaria no sistema de rega automática durante as férias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • eu
    • 25 julho 2017

     # 7

    Colocado por: larkhePara cortar o tubo o ideal seria usar isto

    Isto corta tubos em aço ? Brutal...
    • eu
    • 25 julho 2017

     # 8

    Colocado por: larkhemas ja sei que vai usar uma chave inglesa

    Não, só em último caso. Detesto esse tipo de chaves...
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
    •  
      larkhe
    • 25 julho 2017 editado

     # 9

    Colocado por: eu
    Isto corta tubos em aço ? Brutal...


    Sim até uma certa espessura .....


    Mas acho que quem o poderá ajudar mais será o James e o Sergio Rodrigues , eles é são Profissionais dos tubos.
  2.  # 10

    Coloca um pouco de vaselina na rosca para fazer o aperto mais facilmente, você vai precisar de um acessório de correr ou tipo porca louca caso contrário vai se ver negro para fazer o último encaixe a não ser que tenha folga na caixa ou alguma porca la
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, larkhe
  3.  # 11

    Colocado por: Sergio RodriguesColoca um pouco de vaselina na rosca para fazer o aperto mais facilmente, você vai precisar de um acessório de correr ou tipo porca louca caso contrário vai se ver negro para fazer o último encaixe a não ser que tenha folga na caixa ou alguma porca la


    Uma junção de sede conica na ponta não dará esse efeito de espaço?
  4.  # 12

    Dá mas tem que ter folga na mesma porque precisa de espaço para a colocar e depois encostar á outra peça
  5.  # 13

    O ideal era uma peça igual ou parecida com esta da esquerda, que é uma peça de correr com oring facilita o trabalho
      JCH2O.KIT.0.75.0.50.png
    • eu
    • 25 julho 2017 editado

     # 14

    O contador tem um acessório de aperto em cada extremidade (como na imagem), portanto terei o trabalho facilitado nesse aspeto.

  6.  # 15

    Pode não ter, o contador está lacrado na porca junto ao primeiro passador da rua? Você ao fazer o trabalho vai reparar no que eu disse em relação ao espaço, por ex para colocar a porca tem que a apertar na rosca ao apertar vai estar a aumentar o espaço entre a porca e o selo, depois vai ter que a desapertar um pouco, mas com um pouco de jeito vai la, pode ir buscar espaço ao resto das peças, veja lá se não fica é sem água em casa lol
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 25 julho 2017 editado

     # 16

    Colocado por: Sergio RodriguesPode não ter, o contador está lacrado na porca junto ao primeiro passador da rua?

    Estou a falar do contador que eu comprei (é semelhante ao da figura, mas é a versão com saída de impulso elétrico). E este trabalho vai ser feito numa caixa própria na parte de dentro do muro, não é na caixa do contador da câmara...

    Mas mesmo assim, certamente que não vai ser fácil, principalmente porque tenho pouca experiência e , como em tudo, a experiência é fundamental.

    Sim, um dos meus receios é que faça "mierda da gruessa" e ainda fico sem água na casa ;)
  7.  # 17

    Colocado por: eu
    Estou a falar do contador que eu comprei (é semelhante ao da figura, mas é a versão com saída de impulso elétrico). E este trabalho vai ser feito numa caixa própria na parte de dentro do muro, não é na caixa do contador da câmara...

    Mas mesmo assim, certamente que não vai ser fácil, principalmente porque tenho pouca experiência e , como em tudo, a experiência é fundamental.

    Sim, um dos meus receios é que faça "mierda da gruessa" e ainda fico sem água na casa ;)


    Pq nao monta isso tudo numa rampa com bypass? são mais duas ou tres torneiras e mesmo quando precisar de limpar o filtro nunca fica sem agua.
    • eu
    • 25 julho 2017

     # 18

    Colocado por: Anonimo06082021
    tem necessidade desse segundo filtro?

    Esporadicamente a água aparece castanha (*), com sedimentos finos que passam pelo filtro de rede. Como uso a água da rede para cozinhar, gostava de evitar andar a comer terra e sabe-se lá mais o quê...

    Quanto aos microns, não sei, mas é um filtro para sedimentos finos e com carvão ativado para absorver também alguns químicos...


    (*) Apesar de o discurso oficial dizer sempre que a água da rede pública tem boa qualidade, normalmente referem-se apenas à ausência de bactérias, pois sedimentos é coisa que não falta
    • eu
    • 25 julho 2017

     # 19

    Colocado por: larkhe
    Pq nao monta isso tudo numa rampa com bypass?

    O que eu não preciso é de complicar ainda mais o sistema ;)
    • shc
    • 25 julho 2017

     # 20

    use mas é multicamada com acessórios de aperto.
 
0.0225 seg. NEW