Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Encontra-se em discussão pública, até 5 de Julho, o projecto de Decreto-Lei que regula o exercício da actividade de ccordenação em matéria de segurança e saúde na construção.
    Podem aceder ao seu conteúdo através de www.dgeep.mtss.gov.pt, clicando depois em BTE digital e em separata nº 2.
    Em resumo esta actividade vai ser (por força da revisão do DL 73/73) exclusiva de arquitectos engenheiros e agentes técnicos de arquitectura e engenharia
  2.  # 2

    ai é? eu até discordo nesse campo, há tecnicos que até estudaram para isso e vão ficar sem emprego.
    desde que existissem bons cursos acho que qualquer pessoa que estuda-se e fosse reconhecida na sua competência devia poder fazer esse trabalho.
  3.  # 3

    Fernando
    Creio que se deve estar a referir aos Tec sup de higiene e segurança no trabalho.
    Eu sou TSHST e garanto-lhe que no curso que frequentei eu era o única da área da construção. Tive desde professores primários até advogados.
    Apesar de todos eles hoje estarem habilitados com um CAP não creio que nenhum tenha capacidade para fazer coordenação de segurança numa obra.
    Faltas-lhe os conhecimentos técnicos das artes de construção para poder decidir sobre as melhores medidas de segurança a implementar.
    Por outro lado há hoje em obra por exemplo mutos engenheiros quimicos e de ambiente que por força da sua permaN~encia em obra os considero bastante habilitados para fazer coordenação de segurança.
    Como na revisão do 73/73 não podemos ser radicais e deveria ser analizado casao a caso
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilvaFernando

    Faltas-lhe os conhecimentos técnicos das artes de construção para poder decidir sobre as melhores medidas de segurança a implementar.


    Concordo que sejam pessoas da área da construção, mas não por este motivo.
    Que eu saiba (posso estar enganada!), quem faz coordenação de sedurança não decide as medidas a implementar. Faz sim a ponte entre o dono de obra e o construtor (responsável pelas medidas de segurança da sua empresa), podendo, obviamente sugerir alterações.

    Também concordo que o vazio legal que existia quanto às qualificações específicas de um coordenador de segurança, fazia com que pessoas com um "simples " CAP TSHST, sem nenhuma preparação específica desempenhassem estas funções.

    Mas como dizia o outro "isto é um gajo a falar!"
  5.  # 5

    Oli
    O coordenador de segurança é resp. por validar a adaptação do PSS feita pelo construtor.
    Não vejo um advogado (pelo menos os do meu curso) abilitado a identificar se os andaimes ou as proteções colectivas propostas pelo construtor para determinado trabalho são as mais indicadas.
    Mas como toda a gente sabe isto até que a coordenação de sgurança chegue à maiorias da obras ainda vai demorar mto
  6.  # 6

    sim tambem acho que os cursos/certificados de hoje não serão muito fiáveis, deveriam apostar mais nisso, sim eu sei que existem muitas pessoas de outros ramos conheço inumeros casos,
    se está a falar da elaboração do PSS, claro esse deve ser feito por arquitectos e engenheiros, mas a cordenação e cumprimento do plano não veria problema a ser outras pessoas a faze-lo desde que haja cursos crediveis (o problema é esse).
  7.  # 7

    Colocado por: Fernando Gabrielsim tambem acho que os cursos/certificados de hoje não serão muito fiáveis

    Aplica-se a mais cursos. Se fosse só nos TSS, estávamos nós felizes

    Colocado por: Fernando Gabrielse está a falar da elaboração do PSS, claro esse deve ser feito por arquitectos e engenheiros,

    Então porquê? Se para assinar projectos de arquitectura, só as pessoas devidamente habilitadas o podem fazer, porque razão, hão-de os arquitectos e os engenheiros, que de base, não têm habilitação para tal, o hão-de fazer? Os as habilitações só servem quando interessam? Obviamente se tiverem um curso a reconhecê-los, podem fazê-lo, agora se não tiverem, não é o facto de andarem nas obras que os habilita.

    Aliás, eu penso que sou perfeitamente habilitado a a elaborá-los, porque:

    Tenho largas dezenas de PSS, os quais nunca li
    Sei fazer copy paste
    sei substituir os nomes do anterior projecto
    Sei paginar, criar cabeçalhos e rodapés
    sei imprimir

    PS: Brincado
  8.  # 8

    e quem se responsabiliza se acontece alguma coisa? são pessoas que não pertencem a uma ordem profissional , não têm seguro, e são pessoas que têm menos experiencia de obra, por isso disse que devia ser feito apenas por isso.
    eu por mim pode ser alguem que tenha tirado um curso credivel a esse nivel, o problema é a responsabilidade depois.
    eu volto a dizer que sou daquelas pessoas que acha que não é preciso um curso/canudo para saber fazer bem uma coisa, mesmo arquitectura e engenharia, mas isso é a minha ideia, agora não há milagres têm de se estudar e aprender sozinho, como para ser empreiteiro não há curso por exemplo, aprender-se em obra e com os outros, e depois tirar um alvará.
    é quase copy paste, sim
    mas não é só esses passos, tem que ver o que a obra vai levar em maquinaria etc acrescentar e tirar
    mas assumo que é quase um copy paste é a realidade :)
    agora ao fazer um pss não deixa de haver uma responsabilidade por trás, pelo menos para mim
  9.  # 9

    A elaboração de PSS (coordenador em projecto) assim como a coordenação em obra tem cada um a sua responsabilidade em termos legais como em ética para todo profissional, penso que para exercer uma actividade existem vários factores importantes, todo inicio seja ele qual for possui a sua dificuldade, quando se tem o conhecimento mesmo que em alguns dos casos seja autodidáctico e com o sem experiencia.
    Penso que seria idóneo que só pessoas ligadas ao ramo da construção quando se trate de segurança, higiene e saúde no trabalho da construção, esteja no mínimo envolvido nessa actividade, como já se referiu aqui para ser empreiteiro não á manual, só experiencia e dedicação, não todos são bons na mesma arte, mesmo tendo o título. Aqui se trata de fazer cumprir o plano já elaborado com possível acrescentos em pró do desenvolvimento desta aplicação, não é necessário grandes estudos para isso, se já se tem o conhecimento base e bem fundamentado, só precisa-se como em tudo assunto, estar sempre actualizado e informados, mostrando interesse no que se faz, tudo se aprende nesta vida se sé tem interesse, penso que se uma pessoa tirou o CAP de Segurança, Higiene e saúde no trabalho seja o que melhores condições possua neste tema, por o que faz todo sentido que sejam os que teriam de exercer o cargo de coordenador em segurança em obra, já que sendo exercida a tempo inteiro “pouco comum na realidade” estaria mais capacitado.
    Os copy-paste existem sem, mas a elaboração de um bom plano de segurança, higiene e saúde passa por o estudo dos factores de risco envolvidos neste caso na construção a executar, por tanto não deviam de ser todos iguais, a base é igual mas a aplicação varia no mínimo um pouco por se tratar de locais e obras diferentes.
    A segurança tem más ramos em que se aplique do que na construção, nas industrias, entre outros, porque em todos os casos este tema esta na moda.

    Rosa Souto
  10.  # 10

    mr2010ve
    Presumo que seja da área da segurança por tal seja bem vinda a este antro de "infieis"
    Contaremos com a sua contribuição para evangelizar este "primitivos"

    : )))
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaFernando
    Creio que se deve estar a referir aos Tec sup de higiene e segurança no trabalho.
    Eu sou TSHST e garanto-lhe que no curso que frequentei eu era o única da área da construção. Tive desde professores primários até advogados.
    Apesar de todos eles hoje estarem habilitados com um CAP não creio que nenhum tenha capacidade para fazer coordenação de segurança numa obra.
    Faltas-lhe os conhecimentos técnicos das artes de construção para poder decidir sobre as melhores medidas de segurança a implementar.
    Por outro lado há hoje em obra por exemplo mutos engenheiros quimicos e de ambiente que por força da sua permaN~encia em obra os considero bastante habilitados para fazer coordenação de segurança.
    Como na revisão do 73/73 não podemos ser radicais e deveria ser analizado casao a caso



    Por favor, vejam minha opinião ao projecto lei em ficheiro anexo. Nela justifico a não necessidade da engenharia ou arqueitectura, antes da formação base em higiene e segurança no trabalho.

    Cumprimentos a todos
  12.  # 12

    Alexandra
    Partilho da sua opinião.
    Eu que tantas vezes aqui apregoei que as Ordens se limitavam a cobrar cotas sem se preocupar em defender os reais interesses dos seus associados, tenho que dar a mão á palmatória pois fica aqui provado que relamente quando querem sabem e podem defender esses interesses.
    Este projecto de lei bem como a recente proposta de revisão do 73/73 demonstra o peso que tem o lobi das ordens em portugal.
    Para "defender" uma classe aniquilasse enviando para o desemprego muitos milhares de profissionais que até ao momento estavam devidamente capacitados e creditados para exerçer as suas funções.
  13.  # 13

    Boa Tarde,
    Alguém me pode esclarecer relativamente ao facto de ser obrigatório ter um técnico de segurança em obra permanentemente quando hajam trabalhos com risco elevado, por exemplo trabalhos com risco de queda em altura. É que tenho a sensação que vi em alguma legislação esta situação.
    Agradeço o apoio.

    Obrigada

    Fiuipa
  14.  # 14

    Fiuipa
    Não conheço qualquer tipo de legislação que obrigue a tal.
    Essa exigência pode contudo estar contemplada no caderno de encargos ou contrato de adjudicação da obra, por imposição do Dono de obra
 
0.0154 seg. NEW