Iniciar sessão ou registar-se
    • ClioII
    • 1 agosto 2017 editado

     # 1

    No passado inverno tive uma situação que correu muito bem (dentro do género) mas podia ter corrido muito mal.

    No 5º piso de um prédio estava uma mesa de jardim vulgaríssima em plástico branco muito descansada. Num dia de tempestade, o vento achou divertido brincar com a mesa: levantou-a no ar e fê-la estatelar-se em mil pedaços na rua, uns 16 metros mais abaixo.

    Não acertou em ninguém, não acertou em nenhum carro. Portanto, correu bem.

    Como evitar que a mesa voe?

    Estive a ver umas mesas de plástico baratuchas que têm 4 pernas largas e ocas. Lembrei-me de encher as 4 pernas com argamassa de cimento, para as transformar em 4 pesos. Uma argamassa de 1 parte de cimento para 6 de areia deve bastar, acho. O tampo, em vez de ficar apenas encaixado nas pernas, seria de alguma forma aparafusado.

    O que me dizem?
  1.  # 2

    Meta somente areia seca, que chega muito bem e um dia se quiser consegue remover...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  2.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasMeta somente areia seca, que chega muito bem e um dia se quiser consegue remover...


    Já me lembrei disso, no entanto as pernas são abertas em cima mas em baixo também têm um buraco do tamanho de uma moeda de um euro.
    • ik
    • 1 agosto 2017

     # 4

    Meta a moeda a tapar o buraco
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 5

    se não quiser gastar dinheiro na moeda poe um plastico mais grosso que depois por compressão a areia já não sai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  4.  # 6

    compre um chapeu de sol com uma base em cimento e prenda o bicho a base. juntao o util ao agradavel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 7

    Colocado por: PedroGomescompre um chapeu de sol com uma base em cimento e prenda o bicho a base. juntao o util ao agradavel


    Já me lembrei disso, mas tenho um certo receio. É que a casa está arrendada e eu já sei que o cuidado na manutenção, em fechar e recolher o guarda-sol em dias de vento, etc e tal... vai ser ZERO! :) E o guarda sol ainda é mais susceptível ao vento que uma mesa carregada de pedras. Um guarda sol pode não levar a base junto, mas pode soltar-se da base ou separar-se do pé inferior (o pé normalmente tem duas partes).
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasMeta somente areia seca, que chega muito bem e um dia se quiser consegue remover...


    Ainda assim acho que prefiro a argamassa. Uma movimentação menos cuidadosa vai encher o terraço de areia, que depois vão nos pezinhos para dentro de casa para o soalho... :) Uma "pedra" dentro dos pés não se vai andar a espalhar.
  7.  # 9

    Resumindo: as perguntas eram:

    - Encher os pés da mesa de massa vai resultar? A resposta parece ser sim...

    - Um traço de 6 de areia para 1 de cimento Portland vai chega?

    O que me dizem desta última?
  8.  # 10

    não se esqueça que o plástico dessas mesas, com o bater do sol, torna-se quebradiço, e com o peso adicional mais facilmente poderá partir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 11

    Também pode colocar um chão em madeira e prende a mesa e as cadeiras s esse chão. Depois nas pontas uns vasos com flores pra dar peso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 12

    Mais simples..se quer uma coisa solida, compre gesso.
    Misture agua e gesso, despeje e já está assim não complica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  11.  # 13

    E uma coisa dessas que desmonte no inverno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  12.  # 14

    Colocado por: BelhinhoE uma coisa dessas que desmonte no inverno?


    Casa arrendada a estudantes, ninguém quer saber! ;)
  13.  # 15

    Obrigado a todos pelas sugestões, todas são válidas e trazem pontos de vista interessantes!
  14.  # 16

    Um peso (tijolo, balde com areia, etc) preso algures à mesa com uma corda :P
    Concordam com este comentário: nmex2
  15.  # 17

    Colocado por: ClioIIAinda assim acho que prefiro a argamassa. Uma movimentação menos cuidadosa vai encher o terraço de areia, que depois vão nos pezinhos para dentro de casa para o soalho... :) Uma "pedra" dentro dos pés não se vai andar a espalhar.

    Em vez de areia é usar brita ou algo parecido cujos componentes sejam grandes o suficiente para não caber nos buracos. Se necessário na parte de cima mete um bocado de trapo ou outra coisa bem apertada para impedir que a coisa saia lá de dentro de qualquer forma. Ganha a vantagem da reversibilidade, para além de que quase de certeza lhe fica mais barato e é muito mais simples, rápido e limpo de fazer.
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • nmex2
    • 2 agosto 2017 editado

     # 18

    Colocado por: tiagottxUm peso (tijolo, balde com areia, etc) preso algures à mesa com uma corda :P
    Concordam com este comentário:nmex2


    gostei ;) e a corda tanto maior se queira um papagaio/kite de longo alcance ou um mais para o curto :)

    se alguém perguntar, responde : "a mesa, é para fazer sombra ao tijolo, o tijolo é para evitar que a sombra fuja" :)
  16.  # 19

    Colocado por: nmex2

    gostei ;) e a corda tanto maior se queira um papagaio/kite de longo alcance ou um mais para o curto :)

    se alguém perguntar, responde : "a mesa, é para fazer sombra ao tijolo, o tijolo é para evitar que a sombra fuja" :)



    Ahahahhaha! :D
  17.  # 20

    Foi solução à tuga!

    Naturalmente que o enchimento dos pés com areia será uma das melhores hipóteses, semelhante ao enchimento de bases para colunas de hi-fi. Ganha firmeza e estabilidade ;)

    Se os pés tiverem aberturas que permitam o escoamento da areia, uma solução usando uma mangueira fina ou manga termo-retráctil poderá acolher bem a areia e ser selado para que a mesma não saia e a manga/mangueira seja inserida dentro dos pés da mesa.
 
0.0209 seg. NEW