Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas !

    Herdei este sistema de osmose inversa OSMOHM de uns tios que ja faleceram.

    Isto deve ter sido comprado ha uns 15 ou 20 anos, costou uma fortuna na altura, e deve estar parado pelo menos ha 10 anos.

    Tenho várias perguntas:

    >Isto funciona mesmo, ou estes sistemas são banha da cobra ? Já li algures que são porreiros, mas que desmineralizam demasiado a agua ... sera ?

    >Caso volte a usa-lo, tendo este sistema estado parado uns 10 anos , que cuidados deverei ter ? Trocar os filtros e lavar tudo muito bem é suficiente, ou deverei ter mais cuidados ?

    Obrigado





    •  
      GMCQ
    • 6 agosto 2017

     # 2

    Bem gostava de poder ajudar mas não pesco nada disso. Já tentou ver junto da marca (ainda existem?) a ver o que eles dizem?
  2.  # 3

    Se estiver a funcionar, funciona... Isso é adequado para tratar agua não proveniente da rede...
    Se a ága provier da rede pública.. o UV, é completamente desnecessário...
    Isso pode precisar de um cartucho de membrana de osmose novo.... Ver as condições da lampada UV... etc...
    Os filtros desees cartuchos devem ser adequados ao tipo de agua quye irá tratar...
    Convém contactar o fabricante e/ou representante.
  3.  # 4

    Boas!

    Eu vivo em Santarem , e uso agua da rede.

    No entanto a agua cá de santarém é da pior que já experimentei no pais em termos de sabor , para alem que muitas vezes tem bastante cloro

    Mas o pior é mesmo o calcário, é uma agua extremamente calcaria , o que se nota bastante na casa de banho, nos residuos que ficam na loiça, no jarro fervedor, etc

    Estava com a esperança que este aparelho pudesse ajudar
    • eu
    • 6 agosto 2017

     # 5

    Comece por tentar obter documentação sobre esse sistema e veja que operações de manutenção são necessárias.

    Se esteve parado tanto tempo, terá que substituir todos os filtros.
    • joni
    • 6 agosto 2017

     # 6

    Por norma, tal como foi indicado, esse tipo de sistemas só costuma ser indicado para águas fora da distribuição da rede publica. Funcionar? Funciona. Ao filtrar a água pelos vários componentes cria-lhe água destilada e desmineralizada, o que não é propriamente bom, porque tem que voltar a remineralizar a água para proteger as tubagens (mas o seu sistema já deve ter tal incluído). Honestamente? aposte numa coisa simples assim http://www.lightinthebox.com/pt/ativado-torneira-uso-purificador-de-agua-de-agua-de-carvao-para-cozinha-torneira-do-filtro-purificador-de-agua-da-torneira_p4691445.html?currency=EUR&litb_from=paid_adwords_shopping&utm_source=google_shopping&utm_medium=cpc&adword_mt=&adword_ct=200909370225&adword_kw=&adword_pos=1o1&adword_pl=&adword_net=g&adword_tar=&adw_src_id=7853714198_858212045_43384793957_pla-325170988546&gclid=EAIaIQobChMIguuy0uTC1QIVBAlpCh0rKgebEAQYASABEgIbBvD_BwE
    • joni
    • 6 agosto 2017

     # 7

    Para o que pretende, vai ser demasiado dispendioso, sem necessidade, porque vai purificar água que já está purificada, só valeria a pena se quisesse desligar-se da rede
    • eu
    • 6 agosto 2017 editado

     # 8

    Colocado por: joniporque vai purificar água que já está purificada

    Vocês confiam mesmo na qualidade da água da rede?

    Eu montei um simples filtro de sedimentos à entrada da canalização da minha vivenda e após uma semana o filtro está assim:



    Ainda não percebi se aquilo é terra, partículas metálicas ou algo pior. Acho que vou mandar analisar.
    • LuB
    • 6 agosto 2017 editado

     # 9

    inda não percebi se aquilo é terra, partículas metálicas ou algo pior. Acho que vou mandar analisar.

    A àgua da rede é bem melhor que a que sai desses aparelhómetros.
    E o que vê, esse depósito são os sais menerais que a água contém (calcio, ferro, magnésio, flúor, e por aí fora). Eles elementos fazem falta, para os nossos ossos e para equilíbrio do metabolismo em geral.

    O que o aparelho faz é destilar a água... empobrece-a, entende?
    • eu
    • 6 agosto 2017

     # 10

    Colocado por: LuBE o que vê, esse depósito são os sais menerais que a água contém (calcio, ferro, magnésio, flúor, e por aí fora)

    Você consegue dizer isso só de olhar para a foto?

    Fantástico...

    Colocado por: LuBO que o aparelho faz é destilar a água...

    Não destila nada, aquilo só retém partículas sólidas e só as maiores de 25 microns...
  4.  # 11

    ja ouvi em varios sitios que estes aparelhos desmineralizam um bocado a agua... será ?
    • eu
    • 6 agosto 2017

     # 12

    Não são estes filtros que fazem isso... Os sais minerais estão dissolvidos na água e passam à vontade por estes filtros.
    • joni
    • 7 agosto 2017

     # 13

    Os que desmineralizao a agua são os de osmose inversa.
    Quanto aos cedimentos na agua. Os valores máximos. Salvo erro eram de 1500 mg por litro
  5.  # 14

    Colocado por: LuB
    A àgua da rede é bem melhor que a que sai desses aparelhómetros.
    E o que vê, esse depósito são os sais menerais que a água contém (calcio, ferro, magnésio, flúor, e por aí fora). Eles elementos fazem falta, para os nossos ossos e para equilíbrio do metabolismo em geral.

    O que o aparelho faz é destilar a água... empobrece-a, entende?

    deve ser deve,,,ja agora vou juntar um bocado de terra do jardim ao copo de água que assim fica rica em minerais,
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 7 agosto 2017

     # 15

    Colocado por: joniSalvo erro eram de 1500 mg por litro

    Tem a certeza? 1,5 grama por litro é muita coisa...
    • joni
    • 7 agosto 2017

     # 16

    Dec_lei 236 sobre a qualidade da água para consumo humano http://www.apambiente.pt/_zdata/ARHN/Dec-Lei_236_1998.pdf
    Sim, o valor é esse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • joni
    • 7 agosto 2017

     # 17

    á que reparar que não chega a ser um oitavo de um pacote de açucar dissolvido numa garrafa de água de um litro
    • eu
    • 7 agosto 2017

     # 18

    Colocado por: joniá que reparar que não chega a ser um oitavo de um pacote de açucar dissolvido numa garrafa de água de um litro

    Essa quantidade de terra e ferrugem num litro de água parece-me demais... mas se a lei estipula isso...
    • joni
    • 10 agosto 2017

     # 19

    • joni
    • 10 agosto 2017

     # 20

    O único dado preocupante foi o aparecimento casual de bactérias coliformes numa das amostragens, o motivo pode ser variado, inclusive má limpeza do ponto de recolha (torneira). mas como não voltou a aparecer na repetição das análises não foi considerado preocupante
 
0.0212 seg. NEW