Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    As portas corta fogo do prédio onde habito para acesso à garagem deixaram de fechar "automaticamente".
    Até há uns meses atrás as portas, por acção da gravidade, fechavam-se "sozinhas" após a sua abertura.

    As portas não estão perras e movem-se sem nenhuma dificuldade (abrem e fecham). Mas como há pessoas que não as fecham após a sua abertura, é como se elas não existissem pois em caso de fogo não irão actuar.

    Têm alguma ideia do que possa ser? E como posso solucionar a situação?

    Imagino que isto seja um problema de desgaste de alguma das peças da dobradiça. Ou que haja alguma forma de regular a porta, nomeadamente nas peças que formam as dobradiças para que a porta feche de forma autónoma.

    Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

    1. Caso seja mola do tipo interior, em que não se possa dar força à mola:

    Provavelmente poderá estar calcinado a parte interior da mola.
    Aconselho lubrificar a parte onde fica a mola e as dobradiças todas. ( isso é um trabalho que deve ser feito regularmente )

    caso nao solucione, poderá sempre optar por colocar uma mola aérea.

    2. Caso seja uma porta mais recente em que é possível dar força à mola ( são as quem tem junto à dobradiça superior uns furos ):

    Neste caso bastará dar foça à mola.

    Se não funcionar, poderá optar por uma mola superior.
  3.  # 3

    Caro Nielsky,

    Desculpe a minha ignorância, mas a mola que refere encontra-se onde?

    A porta não tem nenhuma mola como no portão de entrada do prédio. A mola encontra-se dentro das dobradiças?

    É verdade que a dobradiça tem um tipo de cilindro, mas sempre pensei que fizesse parte da protecção da porta.
    Então quer dizer que este cilindro tem uma mola lá dentro que efectua força para a porta fechar. Correcto?
    E se tiver uns furos posso roda-los. Certo?

    Os cilindros da porta em questão têm um furo por baixo. Deve ser esse a que se refere? Como posso roda-los? Com uma chave sextavada?

    Obrigado.
  4.  # 4

    Sr. Gouveia,

    poderá dar força à mola caso a dobradiça seja deste tipo:
    Dobradiça porta corta-fogo

    se a dobradiça for do tipo inteiriça ( que vai ao longo da porta ) a única solução é colocar uma mola aérea.
  5.  # 5

    O estranho é terem avariado todas ao mesmo tempo!!!
  6.  # 6

    Boa tarde.

    Já desvendei o mecanismo da dobradiça e as portas já estão a fechar como deve ser.

    Para quem estiver interessado, deixo a explicação a seguir:

    - O fundo do cilindro tem um furo que com uma chave sextavada adequada se consegue rodar, dando força à mola;
    - Os dois furos em cima devem ter um género de um parafuso que sai (não aparece na foto) e que deve ser colocado após a passagem da extremidade da mola que passa sempre que se dá voltas à mola. Existem dois furos, mas só um é que é utilizado conforme a força que se pretenda dar à porta :)

    No meu caso a espécie de parafuso tinha desaparecido, alguém dos vizinhos os tirou!!! Se calhar para manter as portas abertas para facilitar algum tipo de descarga da garagem para as escadas do prédio. Explicando assim porque é que as portas deixaram de funcionar misteriosamente. Enfim, um artista.

    A verdade é que tive de colocar um parafuso qq em vez de um "pisco" adequado agora é esperar que não salte ou que não desapareça novamente.

    Obrigado a todos pelas dicas.
 
0.0126 seg. NEW