Iniciar sessão ou registar-se
    • srma
    • 9 agosto 2009

     # 81

    Acerca da arquitectura no Porto, encontrei este resumo de uma tese de mestrado que é interessante, se por acaso alguem tiver acesso ao documento completo, ou souber como se pode fazer para aceder ao documento, agradecia informação. Obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  1.  # 82

    Colocado por: srmaAcerca da arquitectura no Porto, encontrei este resumo de uma tese de mestrado que é interessante, se por acaso alguem tiver acesso ao documento completo, ou souber como se pode fazer para aceder ao documento, agradecia informação. Obrigada


    excelente referência srma, estive à procura e só encontrei esse resumo, a única hipotese seria contactar o autor, mas não sei se ele colocava à disposição o trabalho.
    parece realmente mesmo muito interessante.
    • srma
    • 9 agosto 2009

     # 83

    O que vale é não desistir. Encontrei o documento da bd da biblioteca digital da universidade de coimbra, vou-lhes enviar um email para saber se é possivel aceder ao documento completo.
  2.  # 84

    Colocado por: srmaO que vale é não desistir. Encontrei o documento da bd da biblioteca digital da universidade de coimbra, vou-lhes enviar um email para saber se é possivel aceder ao documento completo.

    eu podia tentar com o colega mas não sei a resposta sinceramente, nestas coisas tanto pode existir abertura como o contrario, por razões de publicação etc.
    • srma
    • 9 agosto 2009

     # 85

    Se tiver interesse, depois dou novidades. Se o trabalho fôr público, penso que é "disponibilizavel" pela Universidade.
  3.  # 86

    Não sei bem onde pôr esta fotografia que tirei o mês passado no Vale do Vouga. Acho que a vou pôr aqui, juntamente com outras recuperações desarrincadas que já cá estão (por acaso tirei uma fotografia, màzota a um grupo de canastros que quase pareciam o Soajo, uns quilómetros mais abaixo):
      fornelo2.JPG
  4.  # 87

    lobito quer a minha opinião sobre essa recuperação, é um exemplo do que não se deve fazer :/
    • lobito
    • 2 setembro 2009 editado

     # 88

    Eu gostei :-)

    Como não sou arquitecta, posso dar-me a esses luxos... ;-)
  5.  # 89

    Salvas as devidas reservas por só estar aqui esta foto nesta perspectiva, a casa com aquele acrescento pseudo-minimal, parece-me um aborto arquitectónico.
    • lobito
    • 2 setembro 2009 editado

     # 90

    Não, continua para trás, bastante até, mas as fotografias estão más ;-)

    E pelos vistos melhor fora que esta estivesse também :-))
  6.  # 91

    Colocado por: J.FernandesSalvas as devidas reservas por só estar aqui esta foto nesta perspectiva, a casa com aquele acrescento pseudo-minimal, parece-me um aborto arquitectónico.


    pois :/ está muito mal resolvido a conjunção existente novo, são estes projectos que me deixam um pouco desanimado com colegas
  7.  # 92

    a meu ver bastava não ter prolongado o volume branco até á construção antiga, ou seja ter feito a ligação com um vão naquele ponto ou um material mais neutro, "libertando" "soltando" de alguma forma o edificio antigo.
  8.  # 93

    havia várias maneiras João, essa era uma delas, mas a escolhida é sinceramente má, "nem carne nem peixe"
    poderia-se ter optado por um solido formalmente parecido com o antigo...por exemplo também
  9.  # 94

    Bom, acho que vou acabar por pôr o resto das fotografias para poderem desfazer à vontade! Mas agora, quando voltar a casa.

    Provavelmente o que eu gostei aqui foi da varanda mesmo, cujas proporções acho muito harmoniosas (o que nem sempre acontece com estes caixotes que há agora). Por outro lado, comecei por ver a casa do outro lado, à ida para baixo, em que o que se vê é a parte antiga (a qual não tinha graça nenhuma à partida) e chamou-me a atenção a intervenção, muito pouco vulgar para aqueles lados. Ao voltar para cima andei à volta para ver.
    • lobito
    • 4 setembro 2009 editado

     # 95

    Eis:
      IMG_1326.JPG
      IMG_1327.JPG
  10.  # 96

    nestes casos tem de se tomar uma atitude entre conseguir algo mais harmonioso com o que existia ou então partir para algo novo e assumir essa postura, não digo que o projecto novo da ampliação esteja mal até me parece bem, mas agora misturar as coisas sem cuidado estraga tudo mesmo.
  11.  # 97

    Já agora Fernando como resolveria este projecto?
  12.  # 98

    Colocado por: zedasilvaJá agora Fernando como resolveria este projecto?


    ia buscar mais referencias ao existente ou seja a casa em pedra, material, forma, alinhamentos, mas tentando ter uma linguagem nova na mesma.
    tenho aqui um exemplo de mais ou menos disso em projecto meu, passe a pub

    as primeiras 3 imagens são do existente, espaço em granito de um piso e atrás um acrescento que andaram a fazer clandestinamente.
      Untitled-4.jpg
      aumentar piso (17).jpg
      aumentar piso (2).jpg
      aumentar piso (5).jpg
  13.  # 99

    Percebi. Eu pessoalmente tb não gosto.
    Creio que o autor teve como intenção criar aqui duas "linguagens" novo e antigo sendo que cada uma é independente da outra.
    A ideia não me desagrada contudo pareçe que não foi mto bem conseguida.
    Acho que falta alí um "corte" que defina onde acaba o antigo e começa o novo.
  14.  # 100

    Colocado por: zedasilvaPercebi. Eu pessoalmente tb não gosto.
    Creio que o autor teve como intenção criar aqui duas "linguagens" novo e antigo sendo que cada uma é independente da outra.
    A ideia não me desagrada contudo pareçe que não foi mto bem conseguida.
    Acho que falta alí um "corte" que defina onde acaba o antigo e começa o novo.


    falta sem dúvida uma ligação e isso faz toda a diferença, é isso que estraga ou melhora um projecto de recuperação, ampliação.
 
0.0308 seg. NEW