Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Provavelmente tendes razão. Mas devo dizer que o seu projecto, Fernando, tem para mim qualquer coisa de "duro" que o outro não tem.

    Acho que é sempre o eterno problema das proporções (que os materiais tradicionais, por natureza, ajudavam a resolver por constituírem um espartilho natural). Penso eu de que.
  2.  # 102

    o aspecto duro"" que diz lobito tem a ver com a recuperação de uma casa em granito inserida no contexto da arquitectura do planalto transmontano, tem a ver com o granito, com a implantação e custos, cada projecto é um projecto, aqui não se pode alargar, e mesmo assim não acho que tenha ficado duro"", pois isso é uma coisa tomada sempre em atenção por mim, o equilibrio, mas eu sou suspeito de falar :)
    eu sinceramente acho duro"" é a obra que colocou aqui essa sim tem um aspecto, pesado, 2X pesado, novo/existente.
  3.  # 103

    A mim não me incomoda o novo/existente.
    O que me incomoda neste projecto em particular é que pareçe que não existe uma fronteira definida entre um e outro.
    Começamos no existente e quando demos por ela já vamos no novo sendo que essa passagem nem é suficientemente suave nem completamente abrupta.
    A técnica do Fernando tb não me desagrada, resumidamente ele vai buscar elementos do existente sejam eles formas materiais textura e dá-lhe uma linguagem "nova"
    Mas como em todos os projectos cada caso é um caso
  4.  # 104

    Colocado por: zedasilvaA mim não me incomoda o novo/existente.
    O que me incomoda neste projecto em particular é que pareçe que não existe uma fronteira definida entre um e outro.
    Começamos no existente e quando demos por ela já vamos no novo sendo que essa passagem nem é suficientemente suave nem completamente abrupta.
    A técnica do Fernando tb não me desagrada, resumidamente ele vai buscar elementos do existente sejam eles formas materiais textura e dá-lhe uma linguagem "nova"
    Mas como em todos os projectos cada caso é um caso


    o problema é mesmo a falta de sensibilidade que não existiu neste projecto para conjugar o novo e o existente, o antigo e o novo podem conviver mas se querem que seja sincero, é preciso estudar muito mas muito bem essa associação, é das coisas mais dificeis de se fazer.
    no meu projecto, é um caminho, ir buscar materiais, formas, espaços, aberturas ao existente, até é a mais barata no geral, mas tem de ser feito com cudidado como tudo em recuperação.
  5.  # 105

    Ah, o granito para mim não é duro, é quase como o ventre da mãe! ;-)

    Mas como tenho visto muito poucas intervenções destas, reconheço que posso não ter o olho suficientemente educado...
  6.  # 106

    eu sou mesmo quase feito"" de granito"" hehe apesar de gostar tanto ou mais do calcario ;)

    agora lembrei-me da divisão do pais em rochas as mais predominantes, caracterizadoras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
      mapa_geol.gif
      legenda_geol.jpg
  7.  # 107

    Óptimo, andava mesmo à procura dum mapa como esse. Agora como é que eu vou conseguir comparar este com um mapa mais pormenorizado?
  8.  # 108

    Vou partilhar o conhecimento que tive hoje no terreno.
    descobri mais uma arquitectura-tipo, Portuguesa que desconhecia por completo.
    "as casas gandarezas"

    "A casa gandaresa é uma tipologia que designa um tipo de construção com características muito peculiares e próprias da zona compreendida entre o Rio Vouga e o Rio Mondego.
    Esta apresenta-se para a rua com um motivo típico de janela-porta-janela-portão.
    As suas caracteristicas revelam as vivências das gentes destes lugares (sobretudo no século IXX e XX, período em que esta tipologia se vulgarizou), revelam a forma como se encarava o espaço público e o recolhimento do espaço privado. A organização da casa diz muito do que seriam as zonas de trabalho e zonas de descanso, o que seriam as zonas sujas e as zonas limpas.
    A casa é normalmente constituida por paredes de adobes (blocos de barro arenoso aos quais se juntavam palha e depois eram enformados e secos ao sol), as coberturas eram geralmente de duas águas com telha-vã e o sistema de suporte desta era as asnas em madeira .
    A casa gandaresa é também conhecida como casa-pátio, sendo ainda vulgarizada como casa agrícola, onde se desenvolvem actividades relacionadas com o trabalho da terra e a criação de animais.
    Esta transporta ainda significados que derivam de uma vivência do espaço segundo padróes culturais muito fortes, onde a fachada que dá para a rua teria de apresentar um melhor acabamento pois é esta a fachada nobre e no fundo representativa da família que habita o lugar, a sala torna-se também uma divisão de real importãncia pois só se utiliza em dias importantes. O espaço tem assim claramente uma hierarquia de uso e importância na utilização da casa.
    A imagem exterior como cartão de visita, o patio interior como espaço de trabalho, a planta em “U” que destingue claramente as duas zonas da casa geram, entre muitas outras caracteristicas, uma forma de habitar um espaço segundo as necessidades próprias do lugar. Criando um organismo vivo onde o HABITAR se concretiza."
    Dóris Pereira

    http://www.prof2000.pt/users/maia/index.html

    o que me saltou mais à primeira vista desta casa, foram as molduras dos vãos trabalhados e únicos, desenhados em vários arcos, a utilização da azulejaria, e as portadas interiores em que as almofadas são pintadas de cores fortes.
    pelo que sei predominam na zona de Vagos, Mira e Cantanhede.


    ________________________
    fernando gabriel arquitecto
    website
      POSTAL.JPG
      casa2.jpg
  9.  # 109

    Colocado por: lobitoÓptimo, andava mesmo à procura dum mapa como esse. Agora como é que eu vou conseguir comparar este com um mapa mais pormenorizado?


    não percebi lobito? quer comparar com outro mapa?
  10.  # 110

    Sim quero ver onde se encontra exactamente a casa que estou a comprar. Parece-me que esta um bocado na fronteira, por isso preciso de comparar com o google earth ou isso
  11.  # 111

    Engraçado, ja andei por essa zona de Vagos, etc, mas não fazia ideia de que havia um patio por detras.
  12.  # 112

    Colocado por: lobitoSim quero ver onde se encontra exactamente a casa que estou a comprar. Parece-me que esta um bocado na fronteira, por isso preciso de comparar com o google earth ou isso


    lobito andei à procura mas não encontrei nada especifico
    encontrei outro mapa, mapa geologico de portugal
      CartaGeológicadePortugal.jpg
  13.  # 113

    Ao menos este tem a linha do comboio, e como eu estou mesmo à beira... ;-) Mas é mesmo o que eu penso, estou na fronteira (o que é natural, porque estou num vale)
    • srma
    • 7 setembro 2009

     # 114

    Este género de casas, com um bom projecto de adaptação às necessidades actuais, dão belissimas habitações. É engraçado, mas olhando a fachada não se advinha o espaço interior.
  14.  # 115

    Colocado por: srmaEste género de casas, com um bom projecto de adaptação às necessidades actuais, dão belissimas habitações. É engraçado, mas olhando a fachada não se advinha o espaço interior.


    dão sim senhor, na minha opinião são lindissimas na sua simplicidade,
    é verdade srma pelo bloco de fachada não dá ideia do resto da parte da lavoura dedicada à lavoura
    • srma
    • 7 setembro 2009

     # 116

    E eu que sempre adorei claustros, dava uma coisa quase do género.
    • AnaT
    • 8 setembro 2009

     # 117

    Colocado por: lobitoAo menos este tem a linha do comboio, e como eu estou mesmo à beira... ;-) Mas é mesmo o que eu penso, estou na fronteira (o que é natural, porque estou num vale)


    Oh lobito, onde vê a "linha do comboio"? Apesar do piscar de ollho, não percebi se está mesmo a brincar...
  15.  # 118

    Colocado por: srmaE eu que sempre adorei claustros, dava uma coisa quase do género.


    pois eu também, claustros e pátio/jardim também é um dos meus gostos
    acho que tem a ver com a circulação à volta de um ponto, e sertirmos que estamos a controlar esse ponto mas ao mesmo tempo vê-lo de diferentes perspectivas.
    estou muito filosofico metafisico :)
      1201385006.jpg
  16.  # 119

    Colocado por: AnaT
    Colocado por: lobitoAo menos este tem a linha do comboio, e como eu estou mesmo à beira... ;-) Mas é mesmo o que eu penso, estou na fronteira (o que é natural, porque estou num vale)


    Oh lobito, onde vê a "linha do comboio"? Apesar do piscar de ollho, não percebi se está mesmo a brincar...


    lobito não é comboio é indicaçao de uma falha"" geologica.
  17.  # 120

    Ups! :-)))
 
0.0369 seg. NEW