Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito Boa tarde a todos,

    Agradecia imenso se alguém me pudesse ajudar numa questão, uma vez que não tenho qualquer experiência neste ramo..
    O mês passado comecei a negociar uma moradia que custa 122500€, a imobiliária fez o CPCV em que já dei um sinal de 10000 e os restantes 112500 seriam pagos no acto da escritura.
    Ontem o agente imobiliário disse-me que o proprietário o contactou e que tinha uma proposta para me fazer que era baixar 2500€ no preço e fazer a escritura por 95000€.. (ele disse-me que isto poderia ter a ver com mais valias)
    Com mais valias ou menos valias acredito que nunca saírei beneficiado com isto certo?
    Alguém com experiência neste tipo de situação?

    Muito Obrigado
  2.  # 2

    Vou ficar por aqui,tambén quero saber.
  3.  # 3

    Colocado por: CelsompmCom mais valias ou menos valias acredito que nunca saírei beneficiado com isto certo?


    Pode sair agora beneficiado com 2500€ amenos, e com o IMT e imposto de selo mais baixo.....

    No entanto quando decidir vender.... as mais valias que deveriam ser pagas pelo vendedor agora, vão passar para Si... ou seja se vender por 122500 na altura o estado vai contabilizar 122500 - 95000 - despesas .... que seja 25000€.... e aplicar imposto sobre isso... que é mais de 5000€......

    Se vender e fizer o mesmo que o seu vendedor está a fazer.... pode ser que tenha sorte...

    se fosse eu.. fazia pelo valor real....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Celsompm
  4.  # 4

    Baixar o preço?
    Aproveite.
  5.  # 5

    Essa diferença pode ser o suficiente para ele passar para um escalão mais baixo quando for pagar o IRS referente a 2017.
    Prefere dar-lhe a si do que ter de pagar ao estado depois.
  6.  # 6

    desde que o preço escriturado seja o preço pago, força nisso, aproveito o desconto
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosdesde que o preço escriturado seja o preço pago, força nisso, aproveito o desconto

    tem que ler o post #1 novamente :-))
  8.  # 8

    À 6 anos atrás escriturar por 95 mil significava não pagar uns impostos quaisquer por quem compra.
  9.  # 9

    Tabelas IMT 2017 em www.economias.pt/tabelas-imt

    deve ser por causa da isencao do IMT ou pagar menos percentagem de IMT, para quem compra.
  10.  # 10

    Quem paga o IMT é o comprador!
  11.  # 11

    Colocado por: costa3333

    Pode sair agora beneficiado com 2500€ amenos, e com o IMT e imposto de selo mais baixo.....

    No entanto quando decidir vender.... as mais valias que deveriam ser pagas pelo vendedor agora, vão passar para Si... ou seja se vender por 122500 na altura o estado vai contabilizar 122500 - 95000 - despesas .... que seja 25000€.... e aplicar imposto sobre isso... que é mais de 5000€......

    Se vender e fizer o mesmo que o seu vendedor está a fazer.... pode ser que tenha sorte...

    se fosse eu.. fazia pelo valor real....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Celsompm


    Só há mais valias se não houver reinvestimento num prazo de 3 anos após a venda... Eu aproveitava o desconto de 2500€ e escriturava por 95.000€. A unica implicação é se no futuro vender a casa por mais de 95.000€ terá de reinvestir o valor total da venda para não ter de pagar mais valias...para isso basta comprar outra casa de valor igual ou superior à venda que poderá fazer.
  12.  # 12

    Colocado por: Celsompmnunca saírei beneficiado com isto certo?
    Sairá, porque vai comprar mais barato :) o que, do meu ponto de vista, é sempre bom.

    Atenção que se vai recorrer a um empréstimo, veja se este novo valor não vai baixar o montante que lhe emprestam.

    Não sei quais são os limites, mas até pode ser que com este novo valor se enquadre no escalão para pedir isenção do IMI.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 13



    Sim vou recorrer a empréstimo, o banco empresta até 80%, o valor do empréstimo é segundo o valor da escritura ou consoante a avaliação do imóvel pelos peritos do banco?

    Obrigado
  14.  # 14

    Colocado por: Celsompm

    Sim vou recorrer a empréstimo, o banco empresta até 80%, o valor do empréstimo é segundo o valor da escritura ou consoante a avaliação do imóvel pelos peritos do banco?

    Obrigado


    Avaliação do imóvel pelos peritos.
    O IMI nada tem a ver com o valor da escritura...para o IMI entra a avalição das finanças onde no calculo não está o valor escriturado
  15.  # 15

    Colocado por: turnipAvaliação do imóvel pelos peritos.

    De certeza?
    Eu quando comprei o meu apartamento fiz uma marosca dessas pois o capital disponível era muito curto e tudo o que fosse reduzir o esforço naquela fase era bem-vindo e isso em termos de IMT ainda pesa. Que conste que foi o próprio banco que mo sugeriu como sendo algo absolutamente normal. Mas para isso o empréstimo teve de ser sido dividido em dois: um à habitação, pelo valor da escritura, e outro "multi-opções", pelo valor restante. Ambos os créditos tinham exatamente as mesmas condições. Ou seja, eles emprestaram dinheiro conforme a avaliação mas em termos formais o crédito à habitação só refletiu o valor da escritura.
    Concordam com este comentário: turnip
  16.  # 16

    Boa tarde,

    Penso que a minha dúvida já foi respondida em cima no #14!

    Estou numa situação mais ou menos parecida mas nada a haver lol, então imaginem que compro uma casa por 120 mil(que está em construção mas é vendida acabada com licença de habitação), mas a parte da cozinha e madeiras é por minha conta(custo de 15mil), logo a casa teria um preço total de 135 mil acabada, mas eu acordei em comprar pelos 120mil, logo a escritura será dos 120mil e não dos 135mil né??

    Sendo assim, a casa depois é avaliada em (já acabada e com licença) 140mil!!

    O banco irá emprestar os 80% sobre os 140mil e não os 120mil né?? Pelo menos é o mais lógico.

    Pois eu até posso fazer um bom negócio e comprar uma casa por 100mil e o avaliador dizer que a casa tem uma avaliação de 180mil!!
    Logo será registada por 100mil, mas o empréstimo é sobre os 180mil.

    Sei que depois em termos de IMT o valor que conta é o mais alto, da escritura ou da avaliação pelo AT né??

    Obrigado
  17.  # 17

    Colocado por: RcrdPrnt
    O banco irá emprestar os 80% sobre os 140mil e não os 120mil né?? Pelo menos é o mais lógico.

    Pois eu até posso fazer um bom negócio e comprar uma casa por 100mil e o avaliador dizer que a casa tem uma avaliação de 180mil!!
    Logo será registada por 100mil, mas o empréstimo é sobre os 180mil.


    sim é o mais usual, mas exista alguns bancos (poucos) que usam o menor dos valores da avaliação e da compra. Basta ler as informações dos créditos habitação nos sites dos bancos, que fica logo a saber quais os bancos que o fazem.
    • FFAD
    • 22 agosto 2017

     # 18

    se não planear vender brevemente, além da ilegalidade apenas tem vantagens para si.

    Poupa os 2.500 e poupa no IMT e IS...
    Concordam com este comentário: lprolog
  18.  # 19

    Colocado por: pauloagsantos

    sim é o mais usual, mas exista alguns bancos (poucos) que usam o menor dos valores da avaliação e da compra. Basta ler as informações dos créditos habitação nos sites dos bancos, que fica logo a saber quais os bancos que o fazem.


    Hum pois, já fui ler no meu banco que sou cliente á mais de 10 anos e é o menor valor dos dois, da avaliação ou escritura rrrrrr é a CGD.(que acho que está bastante mal mas pronto, eles é que tem o dinheiro)
  19.  # 20

    Colocado por: RcrdPrnt
    Hum pois, já fui ler no meu banco que sou cliente á mais de 10 anos e é o menor valor dos dois, da avaliação ou escritura rrrrrr é a CGD.(que acho que está bastante mal mas pronto, eles é que tem o dinheiro)


    é uma boa altura de sondar o mercado e trocar de banco ehehe
    Concordam com este comentário: lprolog, AssistentePT
 
0.0200 seg. NEW