Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pedra e madeira são elementos que envelhecem com a casa. Por isso se tornam únicos numa habitação. É preciso saber viver e conviver com isso.
    Concordam com este comentário: marco1, mhpinto, Jota5, eu, CMartin, Joao Dias
    • ik
    • 14 agosto 2017

     # 22

    Colocado por: Picareta
    Não me diga que javarda a bancada toda com vinho, azeite etc !!!

    Ainda hoje para abrir uma garrafa de vinho para o jantar pousei a mesma sobre uma pano.
    Concordam com este comentário:joaosantos,Joao Dias


    Javardo o que for preciso:)

    No fim posso lavar com qualquer detergente, vinagre se for preciso:)
    Concordam com este comentário: Marisa Ferraz, PattyPinto76
    • hand
    • 14 agosto 2017

     # 23

    Boa tarde Ana Ornelas.

    Posso partilhar a minha opinião pela experiência de ter uma bancada de mármore na cozinha de uma casa de férias.

    NÃO FAÇA ISSO :)

    A menos que utilize todo e qualquer cuidado com a bancada, como uma senhora anteriormente descreveu, o mármore ao fim de poucos anos vai estar todo manchado.
    É muito fácil dizer que se limpa a base dos copos ou que não se coloca nada quente porque há sempre uma base mas depois acontece o "dia a dia". Recebe uns amigos e alguém a ajudar a levantar a mesa pousa o copo sujo na base sem reparar... ou alguém a tirar algo do forno utilizou pegas muito finas e com o calor sente a necessidade de pousar rapidamente na bancada e não está lá a base.

    São coisas que acontecem, não todos os dias mas acontecem, e o estrago fica logo lá a rir-se para nós :|

    O nosso mármore era branco, muito bonito. Hoje em dia, com as manchas que se notam jamais teria ido para essa opção.

    Silestone não tenho experiência e não posso aconselhar. Granito tenho e é bastante melhor. Mas não se iluda com os comentários, também mancha.. só não é tão fácil e nota-se menos se for um granito muito "malhado".
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      mhpinto
    • 14 agosto 2017 editado

     # 24

    E a madeira, já ponderou? Mais barato há-de ser difícil, e se é para ter cuidados.
    Daqui por uns dias poderei confirmar melhor, mas na casa dos meus pais, que criaram uns quantos gandulos descuidados, têm mármore (pessoalmente não gosto) há mais de 30 anos e tenho ideia de não estar danificado. Se está, não se nota grande coisa, isso é certo. Haverá mármores e mármores e o deles não é dos mais uniformes na cor, o que poderá ajudar a disfarçar alguma imperfeição.
    • tnjp
    • 14 agosto 2017

     # 25

    E preços de silestones alguém consegue?
  2.  # 26

    Na minha bancada da cozinha coloquei uma placa de VIROC revestida e Microcimento! O resultado é muito bom...vamos lá ver se a durabilidade também...
  3.  # 27

    O quartz compac é um pouco mais barato que o Silestone.
  4.  # 28

    Peço desculpa pela minha ignoirâcia:o que é o "limado cortado e seus pingos"?
  5.  # 29

    Colocado por: PalhavaPeço desculpa pela minha ignoirâcia:o que é o "limado cortado e seus pingos"?

    Palhava, leia a correcção no #12. Será que já ficou mais claro, para si?
  6.  # 30

    Boa tarde,

    Apesar de acompanhar o fórum já há algum tempo por andar com obras em casa (e, nas pesquisas que vou fazendo, muitos resultados acabam por remeter precisamente para este fórum), apenas me registei agora por ter visto este tópico que, nesta altura, é um "tema quente" por aqui.

    Devido a um atraso na chegada da pedra de quarto que encomendei, tenho andado a ver alternativas no mercado que permitam cumprir os timings de entrega que estipulei e acabei por dedicar algum tempo a pesquisar sobre os diversos.

    O meu comentário não pretende ser uma verdade absoluta e é até colocado em jeito de "será mesmo assim?"

    Bom, silestone não é um tipo de pedra. É uma marca comercial da Cosentino. A pedra de quartzo, sendo designada por "engineered stone" e é um aglomerado de pedra à base de quarto o qual é "colado" com uma resina

    No nosso mercado, predominam duas marcas: A silestone da Cosentino e a Compac (que por acaso até tem uma fábrica em Abrantes, a antiga Silicália)

    Do que me foi possível apurar, nenhuma destas duas é a melhor do mundo, nem tão pouco a mais antiga. Esse lugar, parece-me ser ocupado pela CaesarStone, empresa israelita. O que até fará algum sentido dado que há uns anos, enquanto desenvolvia um trabalho precisamente na fábrica da Compac me foi explicado que a matéria prima vinha de Israel (qualquer coisa relacionada com a qualidade da areia Israelita)

    Também durante a pesquisa, verifiquei que mais importante que a marca, é o processo de fabrico (e o fabricante das máquinas). Ou seja, a pedra terá de ter uma percentagem de quartzo superior a 90%. Esta percentagem estará, pareceu-me, sempre assegurada quando as pedras sejam fabricadas com máquinas da Breton (fabricante italiano). As principais marcas usam esta maquinaria para a produção

    Ou seja, até aqui temos um mercado "inventado" por israelitas, com máquinas italianas e dominado por espanhóis...

    Posto isto, a conclusão a que cheguei é que a opção por uma de entre as marcas principais se irá basear na cor pretendida bem como na garantia oferecida (podem variar entre os 10 e os 25 anos)

    Será mais ou menos isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  7.  # 31

    A ideia que tentei transmitir, espero que corretamente, foi de que, não é por não ser silestone que a pedra de quartzo passa a ser "imitação". Aliás, não tendo sido a Cosentino que a inventou, o silestone será, por si, uma imitação.

    Existirão outras marcas no mercado com igual qualidade e preços diferentes aos praticados pela silestone (umas mais baratas, outras mais caras)

    Não podemos é comparar pedras de 2a qualidade, por exemplo, da compac com pedras de 1a qualidade da Silestone.

    No meu caso concreto, o preço do fabricante que me foi sugerido pelo empreiteiro da obra ficou cerca de 200/300 abaixo do Silestone para uma bancada de 4.2 metros.

    Comparando com marcas de automóveis, a Silestone e a compac serão a BMW e a Mercedes da indústria, o que não significa que fiquemos mal servidos com um Lexus.
  8.  # 32

    Sim eu já consegui identificar mais de 10...

    Não percebi o comentário
  9.  # 33

    Deu a sensação que estava alertar para o facto de haverem várias marcas quando eu comecei a minha intervenção referindo precisamente isso

    Acabei por focar nessas duas por serem as que mais visibilidade têm no nosso mercado

    Dai não ter percebido o comentário
  10.  # 34

    Colocado por: handBoa tarde Ana Ornelas.

    Posso partilhar a minha opinião pela experiência de ter uma bancada de mármore na cozinha de uma casa de férias.

    NÃO FAÇA ISSO :)

    A menos que utilize todo e qualquer cuidado com a bancada, como uma senhora anteriormente descreveu, o mármore ao fim de poucos anos vai estar todo manchado.
    É muito fácil dizer que se limpa a base dos copos ou que não se coloca nada quente porque há sempre uma base mas depois acontece o "dia a dia". Recebe uns amigos e alguém a ajudar a levantar a mesa pousa o copo sujo na base sem reparar... ou alguém a tirar algo do forno utilizou pegas muito finas e com o calor sente a necessidade de pousar rapidamente na bancada e não está lá a base.

    São coisas que acontecem, não todos os dias mas acontecem, e o estrago fica logo lá a rir-se para nós :|

    O nosso mármore era branco, muito bonito. Hoje em dia, com as manchas que se notam jamais teria ido para essa opção.

    Silestone não tenho experiência e não posso aconselhar. Granito tenho e é bastante melhor. Mas não se iluda com os comentários, também mancha.. só não é tão fácil e nota-se menos se for um granito muito "malhado".
    Concordam com este comentário:eu
    Depende do marmore
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  11.  # 35

    Temos mármore branco Estremoz desde 1989... Sem grandes stresses... Sim tem de se ter algum cuidado... Como já aqui foi descrito
    • ik
    • 17 agosto 2017

     # 36

    Faz confusão comprar um material para a banca e depois estar com coisinhas para não estragar! E estamos a falar de alimentos que podem manchar..

    Existe silestone com muita pinta e marmores nem se fala, mas na banca da cozinha só se for na cozinha dos outros :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  12.  # 37

    Colocado por: ikFaz confusão comprar um material para a banca e depois estar com coisinhas para não estragar!

    Também lhe deve fazer confusão, os cuidados para não estragar o soalho, as pinturas das paredes, as portas, os rodapés, as mobílias, etc.... ?
  13.  # 38

    Picareta por estranho que pareça, maioria das pessoa olha para a bancada da cozinha como um tanque de guerra. Aquilo tem que aguentar com tudo, se não, não é bom.

    Ja as paredes e chão bem como as portas, ui, ui.. Vê lá se não riscas isso..
    Concordam com este comentário: Picareta, issosoueu1, pokaontas, alexp
    • ik
    • 17 agosto 2017

     # 39

    Colocado por: Picareta
    Também lhe deve fazer confusão, os cuidados para não estragar o soalho, as pinturas das paredes, as portas, os rodapés, as mobílias, etc.... ?


    Picareta, por acaso não vou cortar limões nem pousar copos de vinho nas paredes e nos rodapés, no soalho nunca calhou ficar de tal maneira ao ponto de pousar o copo lá!


    A banca da cozinha tem que ser resistente a tudo, pelo menos em minha casa! o unico cuidado que tenho é com coisas que estiveram ao "lume"
    Concordam com este comentário: ricat, PattyPinto76
    • ik
    • 17 agosto 2017

     # 40

    Colocado por: callinasPicareta por estranho que pareça, maioria das pessoa olha para a bancada da cozinha como um tanque de guerra. Aquilo tem que aguentar com tudo, se não, não é bom.

    Ja as paredes e chão bem como as portas, ui, ui.. Vê lá se não riscas isso..


    Escrevemos ao mesmo tempo, mas é essa a minha opinião
 
0.0248 seg. NEW