Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 17 agosto 2017

     # 41

    Tenho granito e sem cuidados nenhuns está impecável. Não me cabe na cabeça ter cuidados com a bancada da cozinha! É zona de trabalho e faço tudo desde cortar limões directamente na bancada (não risca não mancha) a estender massas, a abrir vinhos, a pousar panelas quentes.. seja o que for! Para mim a bancada deve ser o mais resistente possivel, tanto à utilização como à limpeza.
    Concordam com este comentário: jcfcid, Jota5, skypt, eu, Ranger05, ricat, PattyPinto76
  1.  # 42

    Bom dia ... gosto desta discussão.. aqui vai a minha opinião: acho que com a bancada da cozinha se devem ter os mesmos cuidados que temos com qualquer outra parte da casa..eu tenho os cuidados normais: não coloco tachos quentes diretamente em cima da bancada, tenho uma tábua para cortar limões etc. Sou um pouco obcecada com a limpeza da bancada, admito, todos os dias depois do jantar, passo um pano em toda a bancada e espreito para ver se não ficou nenhuma migalhita ;) claro que as bancadas têm que ter qualidade mas acho que sobretudo o mais importante são os hábitos que se criam..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, Obras em casa, cponte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunes Campos
    • Anaa
    • 18 agosto 2017 editado

     # 43

    Sou um pouco obcecada com a limpeza da bancada, admito, todos os dias depois do jantar, passo um pano em toda a bancada e espreito para ver se não ficou nenhuma migalhita ;) claro que as bancadas têm que ter qualidade mas acho que sobretudo o mais importante são os hábitos que se criam..

    Tb limpo todos os dias a bancada e gosto de não ter a preocupação se estou a usar lixívia, cif ou algum outro produto mais abrasivo. O facto de ser uma superfície nada absorvente ou porosa torna o granito uma superfície muito higiénica. Ao contrário por exemplo das tábuas de corte (de madeira ou plástico) que por mais que se lavem absorvem a sujidade.
    Como tudo, depende dos hábitos ou mais ainda dos que se criam conforme a necessidade.
    Por outro lado, se não gostarem de granito tb acho que não devem escolher... o equilíbrio será dentro do mais resistente escolher o que esteticamente mais vos agrade.
    Concordam com este comentário: PattyPinto76
  2.  # 44

    Esta pedra mármore serve de bancada há 25 anos, um pouco suja e tal mas desmistifica para mim tudo o que dizem do mármore não servir para bancadas.
      20170527_121646.jpg
  3.  # 45

    Outra
      20170527_121657.jpg
  4.  # 46

    Colocado por: Pedro BarradasTemos mármore branco Estremoz desde 1989... Sem grandes stresses... Sim tem de se ter algum cuidado... Como já aqui foi descrito

    E antes num apartamento de 1973.... a bancada de cozinha, também em marmore branco estremoz... durou até à remodelação total desse mesmo apartamento em 2008. sim tinha uma ou outra mazela... foram 35 anos.... mas continuava com bom aspecto. poderia ser facilmente rejuvenescida com um polimento geral.

    EDIT: assim como na casa dos meus avós, bancadas e pias em mármore branco com veios rosa Estremoz ... ou numa mesa de cozinha de umas tias, daquelas com gavetas que servia para toda a obra que tinham para mais de 70 anos!!!
    Concordam com este comentário: jorgferr, CMartin
  5.  # 47

    Eu não sei qual a diferença de preços entre o mármore que coloquei e o silestone, mas se estivermos a falar duma diferença para metade ou mais pode ser uma diferença muito significativa no preço duma cozinha. Mas pronto entendo que a malta queira seguir as "modas"
  6.  # 48

    Apresento aqui o marmore da bancada da cozinha 1989. As manchas que se vêm não é sujo, é mesmo alteração do acabamento da superficie. Nada que uma nova polidela nde um marmorista não resolve-se e depois um selante de tratamento.
    O pavimento desta casa é tam´bem ele todo em marmore branco estremos, peças de 400x400 polido.
    Acusa os anos, mas não está com mau aspecto.
    As fotos são da bancada sobre a maquina de lavar roupa, e a zona de bancada mais utilizada entre o fogão e o lavaloiças.

    PS: Se repararem , não há rodatampo!!!!, somente um fino cordão de silicone transparente ( aplicado por mim, já depois em 1994) e neste caso o azulejo nem sequer topa sobre a pedra. A pedra somente enconta ao lambril de azulejo.
    Concordam com este comentário: CMartin
      014_marmore_20170825_004_1.jpg
      014_marmore_20170825_003_1.jpg
      014_marmore_20170825_002_1.jpg
  7.  # 49

    A questao é que totalmente branco nao ha nenhuma pedra natural, pelo menos que eu conheça... por isso se torna dificil fugir ao silestone dekton corian etc
  8.  # 50

    Colocado por: DR1982A questao é que totalmente branco nao ha nenhuma pedra natural, pelo menos que eu conheça... por isso se torna dificil fugir ao silestone dekton corian etc
    Pois mas o titulo é: "Tampo de cozinha, alternativas a Silestone por ser muito caro". Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal.
    Concordam com este comentário: DR1982, lprolog
  9.  # 51

    Tem o marmore branco "sivec".. mas haverá sempre veios.. Não tem necessáriamente de ficar mal..
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 52

    Os meus sogros têm a bancada original. Marmore branca com mais de 30 anos e impeccável.
    Tive granito sem razão de queixas mas tinha já algumas manchas. Tem de ser impermiabilizado, pois é poroso, pouco mas é. também pode estalar devido a imperfeições no interior da pedra.
    Agora tenho silestone, a principal razão da escolha foi a cor e as texturas que melhor ficavam na cozinha.

    Sinceramente, a não ser que seja para desmanchar porcos, qualquer tampo serve, até os de aglumerado. Não conheço ninguém, que tenha estragado uma bancada de forma irreversivel.
    • tnjp
    • 25 agosto 2017

     # 53

    Mas estamos a falar de que diferença de preço, entre o silestone e o granito? Sei que há vários tipos, de um e outro, mas regra geral qual a diferença?
  11.  # 54

    Colocado por: tnjpMas estamos a falar de que diferença de preço, entre o silestone e o granito? Sei que há vários tipos, de um e outro, mas regra geral qual a diferença?


    Depende do granito e da cor do silestone.
    No meu caso para a mesma bancada e o mesmo fornecedor os preços foram os seguites:
    Granito pinhel: 680
    Granito preto (acho que era o zimbabwe): 932
    silestone assim para o preto: 1116

    Não sabia da existência do marmore preto, senão provavelmente seria esse caso fosse marmore protugês. Valorizo a nacionalidade dos produtos.
  12.  # 55

    Colocado por: Anonimo06082021

    Marmore Nero Marquina

    julgo ser Espanhol.

    James entre corian, silestone, dekton totalmente branco etc qual seria a sua preferência ? Tendo em
    Conta a melhor relação preço/qualidade...
  13.  # 56

    Comprei silestone porque não havia nenhuma pedra portuguesa que ficasse bem na cozinha (Encaixar pedra em cozinhas de corte moderno não é fácil.)!

    Não sabia da marmore preta (que até ficava bem assim como o granito zimbabwe), mas se diz que não é portuguesa ficava na mesma.
  14.  # 57

    Colocado por: Anonimo06082021nos compósitos escolham o mais barato e a cor ou textura que mais gostarem.
    Não ha nenhum que se destaque? Que seja melhor, mais resistente?
  15.  # 58

    Colocado por: DR1982Não ha nenhum que se destaque? Que seja melhor, mais resistente?


    Há, os mais caros têm maior percentagem de quartzo. Mas não se preocupe com a resistência, até o tampo de quartzo com menos percentagem deverá ser tão ou mais resistente á quebra que a pedra.
    Escolha pela cor e textura e ignore o resto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  16.  # 59

    Colocado por: Anonimo06082021



    são aos montes.....não existem só esses!!


    Colocado por: Anonimo06082021 Pois acredito, mas estes sao os mais conhecidos, do que tenho lido por aqui em termos de qualidade o melhorzinho é Dekton, seguido de cercize, silestone e por fim corian é isso?



    são aos montes.....não existem só esses!!
  17.  # 60

    Posso dar o meu testemunho em relação ao corian.
    Esteticamente gosto muito, particularmente de se puder fazer o pio e o que mais se queira no mesmo material.
    Fácil de reparar/remendar: tinha a saída do gás pois fui obrigado a colocar e já que lá estava os da cozinha disseram para deixarmos a entrada que depois eles tapavam com corian (as costas tb são em corian). Assim foi e posso vos dizer que é quase impossível descobrir onde fizeram isso.
    Mancha relativamente fácil. Um copo com vinho no fundo colocado algum tempo lá mancha logo. Mas tb sai b fácil! No limite um pouco de lixívia e já tá.
    Resistência sinceramente não sei o que dizer... Nunca me pus aos saltos nele... Pouca resistência aos riscos. Se passar nele uma faca fica marcado. Mas mais uma vez tem uma coisa boa. É fácil de polir esses riscos.
    Temperaturas: nunca testei verdadeiramente. Nunca coloquei nada directo da placa para o tampo. Pouco depois é com água á mistura sim, no pio e sem problemas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
0.0297 seg. NEW