Iniciar sessão ou registar-se
    • rigsy
    • 15 agosto 2017 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Recentemente vi alguns painéis solares térmicos "tortos", ou seja, a base (ou o topo) do painel acompanha a inclinação do painel, não estando na horizontal. Faz algum sentido uma instalação destas? Haverá problemas associados a este tipo de instalações. Os que vi são de circulação forçada. Deixo uma foto para verem o que estou a falar.
      painel_torto.jpg
    • rigsy
    • 15 agosto 2017 editado

     # 2

    Foto de outro na mesma zona.
      painel_torto1.jpg
  1.  # 3

    O ideal é os painéis ficar virados para sul, mas se não for possível, pode ficar virados para sul/ este ou sul/oeste, por esse motivo é que vê assim os painéis em cima dos telhados... Tortos
  2.  # 4

    Colocado por: zinnaO ideal é os painéis ficar virados para sul, mas se não for possível, pode ficar virados para sul/ este ou sul/oeste, por esse motivo é que vê assim os painéis em cima dos telhados... Tortos


    Certo. Mas normalmente nessas situações, o topo do painel fica na horizontal, o que não acontece nestes casos...
    O que me faz confusão é o topo do painel não estar na horizontal.
  3.  # 5

    nao se chateie com isso
    •  
      skypt
    • 15 agosto 2017

     # 6

    o ficar torto, não faz mal nenhum,
    o importante/vital é estarem na direção correcta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 7

    Colocado por: rigsyMas normalmente nessas situações, o topo do painel fica na horizontal
    para ficarem "direitos e com inclinação adequada obrigam a estruturas adequadas que habitualmente ficam ainda mais horríveis, tecnicamente não acrescentam nada á instalação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 8

    Como tenho visto muitos com a tão estrutura para ficarem direitos, pensei que fosse necessário.

    É se forem termossifão? Também podem ficar assim ou têm de ficar na horizontal por causa do depósito?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  6.  # 9

    depende do tipo de termossifão
  7.  # 10

    Colocado por: skypto ficar torto, não faz mal nenhum,
    o importante/vital é estarem na direção correcta.
    pode nao ser preciso, poderiam ate ficar completamente "deitados" no telhado e atendendo a algumas coisas funcionaria na mesma
    •  
      skypt
    • 15 agosto 2017

     # 11

    que grande confuzão,
    quer saber sobre painéis fotovoltaicos (geração de electricidade),
    ou de aquecimento de águas (aí será diferente a resposta...) ??
  8.  # 12

    Colocado por: rigsyRecentemente vi alguns painéis solares térmicos
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  9.  # 13

    Colocado por: skyptque grande confuzão,
    quer saber sobre painéis fotovoltaicos (geração de electricidade),
    ou de aquecimento de águas (aí será diferente a resposta...) ??


    Aquecimento de águas quentes sanitárias.
    •  
      skypt
    • 16 agosto 2017

     # 14

    nesse caso a resposta é a contrária...
  10.  # 15

    Não sei, mas a pergunta passa por, "gostava de ter uma janela desalinhada na casa"? Eu não, é vejo o painel solar como um elemento que interfere com a estética da casa.
    Portanto no caso de o telhado não ter a melhor exposição solar, em vez de dois, recomendo colocar 3 ou 4 painéis.
  11.  # 16

    Colocado por: skyptnesse caso a resposta é a contrária...


    Como assim? Se for painel para aquecimento de água não pode estar "torto"? Qual a justificação?
    • rigsy
    • 16 agosto 2017 editado

     # 17

    Colocado por: callinasNão sei, mas a pergunta passa por, "gostava de ter uma janela desalinhada na casa"? Eu não, é vejo o painel solar como um elemento que interfere com a estética da casa.
    Portanto no caso de o telhado não ter a melhor exposição solar, em vez de dois, recomendo colocar 3 ou 4 painéis.


    E se o telhado estiver virado um pouco acima de nascente, mais concretamente 17º acima? Será que 4 painéis nessa orientação iriam servir de alguma coisa?

    Para além disso, considerando que será para uma moradia nova, esta orientação não iria levantar problemas com o certificado energético?

    Fica imagem com a orientação concreta.
      FireShot Capture 11 - Google Compass I Plot and Record Google Map Routes - http___googlecompass.com_.png
  12.  # 18

    Servem, no meu prédio temos 5 painéis a nascente e 4 a Poente, e à hora de almoço temos a água a 40 graus.
  13.  # 19

    Ter a cobertura perfeitamente alinhada a Sul é um milagre, a não ser que tenham terraços.

    Num ângulo de +/- 20º para cada lado do Sul eu não me importo nada de assumir uma perda de eficiência que por vezes nem chega a 10%, em vez de ter esses mamarrachos, que matam logo a arquitectura da casa, nem se vê mais nada, nem telhado... olha-se para ali e só se vê a cagada que ali ficou, autenticamente a meter nojo.

    O painel não precisa de ficar completamente assente sobre o telhado, mas a diferença de inclinações ainda se come, a diferença de azimutes é que não e a diferença de inclinação+azimute, para mim, não se justifica. O que se ganha pela energia perde-se no ardilo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zed
  14.  # 20

    se a estectica é algo de importante pode se colocar os paineis colocados á feição do telhado, se a baixa de rendimento for muita pode se colocar mais area de painel para colmatar as perdas, pode-se ainda colocar paineis em diferentes orientações, (nascente/poente) por ex, pode ainda colocar numa fachada perfeitamente a 90º por exemplo e mais uma vez colmatando o menor rendimento, pode ainda uma opção mais barata e um pouco mais estectica é colocar paineis horizontais que têm menor impacto visual, ou entao colocar paineis que pode ficar "deitados" no telhado a nascente por exemplo mas ficarem orientados a sul, ou seja ficam deitados mas com a orientação mais favoravel
    Concordam com este comentário: callinas, Pedro Barradas
 
0.0214 seg. NEW