Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola boa tarde,

    A minha inscrição no forum surgiu por ver algumas questões aqui colocadas que também têm o meu interesse, mas no entanto não consegui ficar esclarecido, sendo assim gostaria de uma opinião vossa para o meu caso.

    O que acontece é que eu vou herdar uma casa antiga em granito com cerca de 1300 m2 de terreno à volta, e tenho uma ideia de reconstruir/ampliar mas a longo prazo, a minha ideia era preparar a ampliação que tenho em mente pronta a habitar e depois a longo prazo reconstruir a parte mais antiga à minha ideia.

    A casa antiga fica em Amarante e já tem projecto, água de poço, e electricidade (a casa neste momento encontra-se habitada pelo caseiro).

    Tendo em conta que eu não quero ultrapassar a fasquia de 100000€ seguem as questões.
    1-Acham possivel eu conseguir colocar a parte ampliável pronta a habitar sem ultrapassar a fasquia?
    2-Em termos de licenças ficará mais caro?
    3-Ficará mais caro do que construir novo?
    4-Será que vale a pena?

    Para ficarem com uma ideia melhor vou colocar aqui alguns anexos (o projecto fui eu que idealizei sem ajuda de um arquitecto e através do paint peço desculpa por isso).

    1- Planta casa antiga
    2-Terreno
    3-Novo projecto

    P.S:. As medidas ainda não são definitivas tenho ideia de reduzir ainda mais, mas estão à escala.

    Obrigado
      16.jpg
      22.jpg
      3.png
  2.  # 2

    Fica aqui também a ultima imagem que já não dava para colocar na discussão.

    4- Terreno com novo projecto

    Obrigado
      4.png
  3.  # 3

    pq não recuperar primeiro o que está feito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gmsilva
  4.  # 4

    Colocado por: Slavikpq não recuperar primeiro o que está feito?


    Boas

    A ideia inicialmente até era essa só que o problema é que a placa que a casa tem vai ter que ir abaixo, porque na parte antiga só vou querer um piso então como tenho que colocar nova placa fazer nova canalização, electricidade e tudo o resto fica complicado fazer sem um crédito, então a ideia era pedir só o crédito para fazer a parte nova e o resto ia fazendo eu com o tempo assim reduzia o orçamento e ficava com a casa habitável.
  5.  # 5

    gostaria de ideias qualquer uma é bem vinda obg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xiko1988
  6.  # 6

    Colocado por: gmsilvagostaria de ideias qualquer uma é bem vinda obg

    http://vianafestas.com/pt/eventos-e-romarias/romaria-sra-da-agonia

    Cmps!
    • LuB
    • 17 agosto 2017 editado

     # 7

    Desculpe Gmsilva mas a parte nova só teria Cozinha escadas e Salão? Fala em ficar pronta a habitar? Não vejo nessa parte quartos nem Wc... Não sei se poderia apresentar um projecto para essa parte e fazer depois o resto, de forma a integrar tudo num conjunto como pretende. Também não sei se o banco financiaria nessas condições.
    Acontece que não percebo nada de arquitectura, se soubesse ajudava..
    Decerto algum arquitecto lhe responderá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gmsilva
    • LuB
    • 17 agosto 2017 editado

     # 8

    .
    m.arq (100 agradecimentos) há 47 minutos

    Pois:
      AAEAAQAAAAAAAAb7AAAAJDBlMWYwY2I4LTliZWMtNDE1Yy1hMzBiLWJkY2ViZmYyMzBlNw.jpg
  7.  # 9

  8.  # 10

    gmsilva

    desculpe a frontalidade mas isso é um disparate

    olhe pelo que vejo até houve mãos sábias no levantamento do existente porque se extraviou??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gmsilva
    • LuB
    • 18 agosto 2017 editado

     # 11


    m.arq
    Colocado por: LuB
    .
    http://vianafestas.com/pt/eventos-e-romarias/romaria-sra-da-agonia

    cumps!

    É para mim? Agradeço a sugestão! Muito bom esse programa ...

    Já agora aconselho-lhe a este!
      caldo de nabos.jpg
  9.  # 12

    Colocado por: marco1gmsilva

    desculpe a frontalidade mas isso é um disparate

    olhe pelo que vejo até houve mãos sábias no levantamento do existente porque se extraviou??

    Boas

    O que acontece é que a parte antiga, as caves só têm 210cm de altura sem qualquer tipo de electricidade e canalização, o piso superior pouco mais de 250cm tem de altura o que vai implicar subir a placa e como consequência a casa toda, por isso mesmo quero fazer da parte antiga somente um piso, logicamente não quero um piso com 400cm de altura por isso mesmo quero colocar a placa a 300cm de altura fazendo a parte nova por cima dessa placa aproveitando o resto da pedra para servir de gradeamento de protecção ao terraço
    Também por motivos de a casa estar mal colocada (estando virada totalmente para sudoeste), por esse mesmo motivo querer fazer praticamente uma casa por cima da parte antiga recolocando como mandam as regras.
    E não acho que o senhor que fez o levantamento tenha sido muito sábio pois colocou ângulos de 40º e de 50º nos respectivos cantos da casa complicando de certa forma uma possível reconstrução.

    Colocado por: LuBDesculpe Gmsilva mas a parte nova só teria Cozinha escadas e Salão? Fala em ficar pronta a habitar? Não vejo nessa parte quartos nem Wc... Não sei se poderia apresentar um projecto para essa parte e fazer depois o resto, de forma a integrar tudo num conjunto como pretende. Também não sei se o banco financiaria nessas condições.
    Acontece que não percebo nada de arquitectura, se soubesse ajudava..
    Decerto algum arquitecto lhe responderá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gmsilva


    Desculpe mas a parte nova tem tudo desde cozinha, salão, quartos e WC. Não percebo de que forma o senhor viu o esboço de projecto.

    PS. AS linhas vermelhas referem a parte antiga como piso inferior, sendo que o desenho só se refere a parte nova.
  10.  # 13

    Essas oções que descrve podem ser um absurdo, ou não.
    Faça o seguinte, contacte um arquitecto e faça um projecto com pes e cabeça.. Ainda poupa dinheiro no final... Ou pelo menso faça uma intervenção que seja adaptada à sua carteira, com respeito pelo existente epela paisagem.
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 14

    gmsilva

    faça como entender melhor para si, eu apenas dei a minha opinião e mantenho tudo o que disse
    o levantamento pela experiência que tenho deve estar certo, isso das placas ( lajes) é apenas mais uma questão do processo, a implantação correta não sei se isso é algo assim tão linear como diz
    em suma o que quer fazer com demolições aterros, muros de suporte etc também é caro e será mais um objecto ali pousado igual a tantas outras e não me parece uma implantação adequada face ao terreno e seu relevo.
  12.  # 15

    eu valorizava esse edificio, a sua historia, e ainda a sua carteira.
  13.  # 16

    100.00€ dá para fazer aí uma coisa jeitosa...
  14.  # 17

    Eu vou seguir os vossos concelhos e vou falar com um arquitecto e se puder poupar ou então investir de maneira a ficar com melhor qualidade e preservar a sua historia melhor.
    Mas acham que eu com orçamento perto dos 100 000€ consigo fazer algo em condições com 3 ou 4 quartos???

    Colocado por: marco1gmsilva
    .



    Colocado por: Pedro Barradaseu
    • ik
    • 21 agosto 2017

     # 18

    100mil euros na sua terra dá para fazer uma mansão!

    Esqueça as suas ideias(não me parecem grande coisa) e arranje um arquitecto
    • LuB
    • 21 agosto 2017 editado

     # 19

    Desculpe mas a parte nova tem tudo desde cozinha, salão, quartos e WC. Não percebo de que forma o senhor viu o esboço de projecto.

    PS. AS linhas vermelhas referem a parte antiga como piso inferior, sendo que o desenho só se refere a parte nova.


    A casa antiga fica em Amarante e já tem projecto, água de poço, e electricidade (a casa neste momento encontra-se habitada pelo caseiro).


    Creio que ainda sei ler uma planta... E ver onde começa a sua "parte nova" e acaba a "antiga" que quer reabilitar para no futuro fazer uma casa única.
    Mas, como diz que a parte antiga está ocupada e que pretende ir reabilitando essa parte que tem um inquilino fica-se sem perceber como vai sair dessa odisseia. Se vai agora apenas de fazer uma parte da casa (a parte nova) pedir empréstimo, etc... acho que isso não tem pés nem cabeça, porque a parte nova só por si não é habitável.

    Estou enganada?
  15.  # 20

    Colocado por: LuB
    Estou enganada?


    Bem, acabava por ser habitável pois o que ficaria era praticamente uma casa nova como 1º andar e casa antiga como rés do chão só ligado por umas escadas, mas isto foi só uma ideia, pois a minha ideia era juntar arte moderna com antiga aumentando bastante a área útil mas se conseguir uma melhor ideia falando com um arquitecto é isso que vou fazer, e então se puder poupar uns trocos melhor.
    O caso do inquilino não é problema pois este está disposto a sair.
 
0.0219 seg. NEW