Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vi algumas discussões por aqui também com este assunto mas fiquei com algumas dúvidas. Por isso coloco aqui o caso em casa de minha mãe.
    Prédio em Lisboa com 40anos, apartamento num 3andar (Predio de 7andares)
    Quando a mudança para o gás natural notou-se uma diferença grande na pressão da água.
    Neste momento é complicado ter água quente nos chuveiros.
    A pressão e caudal fica mais curto cada vez mais estiver longe do esquentador. Na cozinha junto do esquentador a pressão é maior e nunca falha a água quente. Nas torneiras das wc a água mais fraca ainda liga o esquentador mas com maior custo, nos chuveiros é grande dificuldade ligar o esquentador e com a necessidade de abrir a água fria para temperar a água o esquentador imediatamente se desliga.
    Depois de ter lido alguns tópicos já percebi que podem ser diferentes problemas. O esquentador, os cabos, filtros, torneiras.

    Como fazer testes para descobrir a origem do ou dos problemas?
    Como saber a pressão/caudal que chega ao esquentador é que sai do esquentador? Assim conseguiria perceber se o problema está no esquentador?
    Como saber se o problema está na tubagem?

    Agradeço a vossa colaboração para tentar resolver este problema.
    • tmmc
    • 17 agosto 2017

     # 2

    Como esta a pressão da agua fria? Tambem tem diminuiçao de pressão?
  2.  # 3

    A água fria parece-me normal. Na torneira da wc eu diria uma diferença gigante entre o caudal e pressão de água fria para a água quente. Abri a torneira de água fria e vejo um volume de água grande com pressão a sair, viro a misturadora para água quente e o caudal e a pressão diminuem muito. Diria para 1/3 ou mesmo 1/4. No chuveiro também vejo muita diferença.
    • tmmc
    • 17 agosto 2017

     # 4

    Aparentemente parece ser o esquentador mas só vendo.

    Mas se quiser experimente fazer uma ligaçao directa entre o tubo da agua fria e o da agua quente anulando as entradas no esquentador. se a pressao for normal o problema é do esquentador.
  3.  # 5

    Tmmc, muito obrigado :)
    Eu andava a pensar como medir a pressão ah entrada e ah saída do esquentador, isso que me diz faz o mesmo de modo muito mais fácil :) muito obrigado.
    Já aviso se correu bem. Obrigado
  4.  # 6

    :( parece quero problema é do cano de água quente :(

    Fiz ligação directa excluindo o esquentador.
    A pressão na cozinha é quase a mesma.
    Na wc já varia muito, água fria muito e com pressão quando viro para a quente perde caudal e pressão. No chuveiro o mesmo. Fui ah outra wc e é o mesmo. Saiu alguma ferrugem neste processo de trocar as mangueiras do esquentador para ligação directa e vice versa.

    Não percebendo nada disto, pensei que o problema seja o cano de água quente e deve de ser mais perto do esquentador, antes da divisão do cano para as diferentes wcs. Isto eu a dizer sem saber como são feitas as coisas.

    O que posso eu fazer? O dinheiro é curto e creio que partir chão ou paredes seja impossível para mim e mae.

    Ps: há uns 15anos o meu pai e mae fizeram obras de alargamento da cozinha e mudaram o local do lavatório. Os canos foram mudados. (Local do antigo lavatório no desenho a linha tracejada)

    Obrigado pela ajuda
      IMG_4858.JPG
      IMG_4857.JPG
  5.  # 7

    O caudal no esquentador está no máximo ou mínimo?
    • tmmc
    • 18 agosto 2017

     # 8

    Colocado por: Sergio RodriguesO caudal no esquentador está no máximo ou mínimo?


    É igual ele fez um bypass na agua quente/fria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fuisel
    • tmmc
    • 18 agosto 2017 editado

     # 9

    Para começar experimente retirar os flexiveis da agua quente das torneiras e tentar limpar o que puder tanto no flexivel como no tubo.

    Existem produtos para remoçao de calcario mas o seu problema é introduzir esses produtos na instalaçao.

    O que pode fazer a meu ver é chamar 1 ou 2 canalizadoreas e pedir um orçamento para limpeza da instalaçao de forma a remover o calcario.

    Aparentemente é esse o problema voce tem, calcario na instalaçao logo a agua fica bloqueada.
    • ik
    • 18 agosto 2017

     # 10

    Esse flexível só por si já estrangula o caudal de água quente. Se abrir duas torneiras de água quente então é que deve ficar um fio de água

    A alternativa às obras é aumentar a pressão da água (caso tenha essa possibilidade)
    • tmmc
    • 18 agosto 2017 editado

     # 11

    Colocado por: ikEsse flexível só por si já estrangula o caudal de água quente. Se abrir duas torneiras de água quente então é que deve ficar um fio de água

    A alternativa às obras é aumentar a pressão da água (caso tenha essa possibilidade)


    Ligaçao com esquentador nao tem pressao, se anula o esquentador continua a nao ter pressao. Logo o problema é da tubagem ou torneiras etc. Neste caso tubagem uma vez que as torneiras funcionam bem com agua fria.

    Independentemente dos diamentros das tubagens numa instalaçao boa a pressao é sempre a mesma quando a instalaçao nao esta em utilizaçao, ou seja quando abre uma torneira tem pressao.

    Agora o que pode acontecer é perder essa mesma pressao quando abre mais que uma torneira.
    (Isto claro assumindo que a pressao na entrada do apartemento é boa, o que aparenta, uma vez que ele diz que tem bastante pressao na agua fria.)

    Logo, aumentar a pressao em nada resolve a nao ser ajudar a desentupir ou rebentar eventualmente os tubos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fuisel
    • ik
    • 18 agosto 2017

     # 12

    Colocado por: tmmc

    Ligaçao com esquentador nao tem pressao, se anula o esquentador continua a nao ter pressao. Logo o problema é da tubagem ou torneiras etc. Neste caso tubagem uma vez que as torneiras funcionam bem com agua fria.

    Independentemente dos diamentros das tubagens numa instalaçao boa a pressao é sempre a mesma quando a instalaçao nao esta em utilizaçao, ou seja quando abre uma torneira tem pressao.

    Agora o que pode acontecer é perder essa mesma pressao quando abre mais que uma torneira.
    (Isto claro assumindo que a pressao na entrada do apartemento é boa, o que aparenta, uma vez que ele diz que tem bastante pressao na agua fria.)

    Logo, aumentar a pressao em nada resolve a nao ser ajudar a desentupir ou rebentar eventualmente os tubos.


    Penso que ainda escrevo em português.. a alternativa às obras é aumentar a pressão.


    Pressupõe que as obras são a solução! Mais cedo ou mais tarde
    • tmmc
    • 18 agosto 2017

     # 13

    Colocado por: ik
    Penso que ainda escrevo em português..


    Isso digo eu
    • tmmc
    • 18 agosto 2017

     # 14

    Colocado por: ik
    Pressupõe que as obras são a solução! Mais cedo ou mais tarde


    Onde é que ve isso escrito por mim?
  6.  # 15

    A tubagem é de Ferro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fuisel
  7.  # 16

    Deve de ser de ferro, pelo menos a parte antiga dos canos, sai ferrugem pelas torneiras.
  8.  # 17

    Depois dos vossos úteis posts, pedi a alguém para ver se seria possivel desentupir os canos da água quente mas depois de inspeccionado disseram que não arriscam a tentativa de desentupir pois o mais certo seria romper os tubos.
    O conselho foi não tentar desentupir e colocar tubos novos.
    Monetariamente vai ser para já impossível. E terá de ser tubagem fora das paredes que é horrível.
    Vou estudar preços para fazer a obra e daqui a uns tempos lá terá de ser.
 
0.0173 seg. NEW