Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Sou licenciada em arquitetura já há mais de dez anos (ensino público), mas nunca exerci a profissão pois logo após terminar a licenciatura enveredei pela área da ilustração/artes plásticas. Deste modo não estagiei nem ingressei na ordem. Presentemente eu e o meu marido decidimos mudar de casa para ter mais espaço para os miúdos, mas depois de vermos várias casas e não gostarmos de nenhuma, decidimos construir uma de raíz, projectada por mim. Bem sei que não posso assinar o projeto, mas será viável pedir a um/a antigo/a colega que o faça ou há algum impedimento que eu desconheça? Está fora de questão pagar a um arquiteto que não conheço apenas por uma assinatura, visto que o projecto fui eu que o fiz. Agradeço desde já as vossas opiniões.
  2.  # 2

    Deve procurar um arquitecto, é verdade que o projecto é seu e do seu marido, concerteza que esse Arquiteto poderá melhorar aquilo que fez, bem como instruir um projecto de arquitectura, que concerteza a Diana não terá feito ainda, e acredite dá algum trabalho.
    De que zona é?
  3.  # 3

    Colocado por: Diana DuarteBoa Está fora de questão pagar a um arquiteto que não conheço apenas por uma assinatura, visto que o projecto fui eu que o fiz. Agradeço desde já as vossas opiniões.


    Concordo consigo. Naturalmente que terá de fazer o estágio para assinar o seu projecto.
  4.  # 4

    Boas Diana, ... o Callinas j]a disse tudo...
  5.  # 5

    Sim eu sei que dá trabalho... Se calhar não me expliquei bem: eu não estou a "desenhar a casinha". Estou a fazer o projecto todo, incluindo projecto de execução.
  6.  # 6

    Colocado por: Diana Duarteo seu project
    E quer que alguém assine de borla. Acho que devia tentar com um amigo seu, favores fazem os amigos.
    Concordam com este comentário: Palhava, Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: jorgferrE quer que alguém assine de borla. Acho que devia tentar com um amigo seu, favores fazem os amigos.
    Concordam com este comentário:Palhava

    Nem percebo por que vem expor-se sem averiguar os seus conhecimentos pessoais em primeiro lugar.
    Se é da área,aproveite a maré é vá fazer a formação que falta.
  8.  # 8

    Antes até um desenhador sem formação universitária podia. Ou até continua a poder.

    http://www.tsf.pt/sociedade/interior/parlamento-aprova-diplomas-que-permitem-a-engenheiros-civis-fazer-projetos-de-arquitetura-8649758.html

    Eng.Civis também podem!
    Ou seja tem muito mais por onde escolher.
  9.  # 9

    Não , palhava isso ainda nao está em vigor... e estando será restrito a umas dezenas de eng.º.

    A cara colega terá de instruir o processo na Câmara, tem a licenciatura, mas não tem as condições eligiveis para subscrever um projecto e/ou praticar os actos proprios da profissão.
    Independentemente do projecto de execução ser da sua autoria, ou mesmo a ideia geral, convem ter o apoio de um colega que esteja habituado aos procedimentos administrativos e que tam´bem domine a realidade construtiva e a sua interrelação com as diversas especialidades, as acessibilidades, SCIE, REH, parametros urbanisitcos, etc... tudo assuntos que não sendo impossível dominar se os estudar, será concerteza muito mais simples se tiver o paoio de um Arquitecto.

    A minha sugestão é contactar um antigo colega de faculdade... não para simplesmente "assinar", mas para pegar nos seus desenhos, conciliar, verificar, e se acharem por bem , modificar alguma coisa menos bem pensada, ito tudo sem ir contra os principios deontológicos da OA.
    Eventualmente aproveite o know how desse seu colega e utilize a equipa de engenharia do mesmo.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: pffm
    • riscos
    • 17 agosto 2017 editado

     # 10

    Cara Diana, a sua casa será para onde? sabe que os seus colegas a quem não quer pagar para lhe assinarem um projeto de arquitetura...

    1º pagam cotas na Orem dos Arquitetos para assinar... já viu o que a diana poupou todos estes anos.
    2º Muitos pagam seguro de responsabilidade civil, para atingirem valores que a ordem não abrange,
    3º O que vale é a assinatura no papel, se foi a diana que teve o trabalho todo ou não...
    4º existem muitos mais motivos, principalmente morais, e por ai ia entrar num campo que não vale a pena
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  10.  # 11

    ficha técnica:

    coordenador de projeto - Joaquim y z ( técnico responsável)

    projeto de arquitetura -Joaquim y z
    maria d x y w ( a diana) estagiária ou outra coisa
 
0.0162 seg. NEW