Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealvestenho diversas instalações com certificados emitidos sem painéis solares nem termicos nem fotovoltaicos.

    O que dizia no projecto é pré certificado?
  2.  # 22

    Colocado por: callinas
    O que dizia no projecto é pré certificado?
    sistema solar termico em termosifão.
  3.  # 23

    Vai de encontro ao que eu disse.
    Em projecto e pré certificado, tem tudo painel solar de aqs.
  4.  # 24

    O meu projeto e pre-certificado não tem paineis solares, nem fotovoltaicos.
  5.  # 25

    Colocado por: callinasVai de encontro ao que eu disse.
    Em projecto e pré certificado, tem tudo painel solar de aqs.
    sendo somente a solução "padrão".
    com base nessa solução é que se pode calcular as alternativas e sua exequibilidade.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 26

    Colocado por: jorgealvessendo somente a solução "padrão".
    com base nessa solução é que se pode calcular as alternativas e sua exequibilidade.

    Vai de encontro ao que disse atrás, em fase de projecto e respectivo pré-certificado
    Colocado por: callinas
    Não conheço nenhum projectista /perito que em projecto pré certificado para construção não meta painéis solares. Já falei com 8 e todos dizem o mesmo, a instalação tem de ter painéis. Não tendo tem de fundamentar.

    Se o projecto não tem o pré-certificado também, não terá.
    É construção nova? como foi fundamentada a não instalação de paineis AQS?
  7.  # 27

    em relação ao ponto em causa, é isto que tenho no Pré-certificado e no projecto da térmica.

    A validação da viabilidade da bomba de calor foi calculado conforme o ponto L30 do ficheiro SCE-Pergunda e Respostas.

    Pelo menos foi entregue assim na CM e será executado desta forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMBS
  8.  # 28

    já não é obrigatório solar térmico.

    é obrigatório instalar um equipamento que forneça uma parcela de energia renovável, equivalente ao sistema Solar padrão.

    pode ser bomba de calor / biomassa / etc.... desde que cumpra o pressuposto anterior.
    Concordam com este comentário: Bigmouse, jorgealves
  9.  # 29

    De acordo com o ponto 2, do artigo 27º, do Decreto-Lei nº 118/2013, na atual redação (Lei nº 52/2018), “a instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de água quente sanitária nos edifícios novos é obrigatória sempre que haja exposição solar adequada”. No ponto 3 do referido artigo é acrescentado que “em alternativa à utilização de sistemas solares térmicos prevista no número anterior, podem ser considerados outros sistemas de aproveitamento de energias renováveis que visem assegurar, numa base anual, a obtenção de energia equivalente ao sistema solar térmico”.

    Consultar perguntas&respostas L30.v1 e O1.v1
  10.  # 30

    Colocado por: callinasDe acordo com o ponto 2, do artigo 27º, do Decreto-Lei nº 118/2013, na atual redação (Lei nº 52/2018), “a instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de água quente sanitária nos edifícios novos é obrigatória sempre que haja exposição solar adequada”. No ponto 3 do referido artigo é acrescentado que “em alternativa à utilização de sistemas solares térmicos prevista no número anterior, podem ser considerados outros sistemas de aproveitamento de energias renováveis que visem assegurar, numa base anual, a obtenção de energia equivalente ao sistema solar térmico”.

    Consultar perguntas&respostas L30.v1 e O1.v1


    Na minha interpretação é possível optar por não instalação de sistema de painéis solares térmicos, desde que se obtenha o mesmo aproveitamento energia renovável através de outro sistema.
  11.  # 31

    Já lhe enviei a ficha técnica e preço de uma bomba de calor que substitui os painéis solares cumprimentos
  12.  # 32

    Colocado por: Fabioramod84Já lhe enviei a ficha técnica e preço de uma bomba de calor que substitui os painéis solares cumprimentos


    Dava para partilhar aqui?
  13.  # 33

    Bigmause mande o seu mail e envio a ficha técnica e o preço cumprimentos
  14.  # 34

    Colocado por: Fabioramod84Já lhe enviei a ficha técnica e preço de uma bomba de calor que substitui os painéis solares cumprimentos


    Dava para partilhar aqui?

    Colocado por: Fabioramod84Bigmause mande o seu mail e envio a ficha técnica e o preço cumprimentos


    [email protected]
  15.  # 35

    Já lhe enviei por mail
  16.  # 36

    Colocado por: Fabioramod84Já lhe enviei por mail

    Obrigado
  17.  # 37

    No meu pré-certificado energético está definida uma bomba de calor para AQS sem paineis térmicos ou fotovoltaicos:
    "Bomba de Calor com uma eficiência de 3,61 para preparação de águas quentes sanitárias. O sistema garante a substituição dos painéis solares por apresentar uma energia renovável superior à energia renovável padrão para este tipo de tipologia."

    No documento de peças escritas da especialidade térmica existe uma tabela com os cálculo da energia obtida a partir da componente renovável da bomba de calor, superior ao valor do solar térmico padrão.
  18.  # 38

    Fabio,
    Pode enviar também para mim, por favor?
    [email protected]

    Obrigada

    Colocado por: Fabioramod84Bigmause mande o seu mail e envio a ficha técnica e o preço cumprimentos
  19.  # 39

    Pode enviar também para mim?
  20.  # 40

    Há imensos equipamentos no mercado com COP (segundo a norma EN16147:2017) que permite a substituição do solar térmico:
    - Vulcano Aquasmart cop 3.45
    - Daikin ECH2O cop 3.4
    - Temobrasa Gold cop 3.6

    Basta googlar as fichas técnicas destes modelos
 
0.0195 seg. NEW